O TikTok é uma fábrica de memes e viralizou diversos vídeos curtos, inclusive alguns produzidos de forma amadora. Mas por que essa plataforma fez tanto sucesso?
De tempos em tempos, uma nova rede social surge. Só que agora, com a era do TikTok, isso foi diferente. A Inteligência Artificial (IA), utilizada para promover a experiência do usuário, revelou um novo tipo de comportamento.
A Bytedance, empresa criadora do TikTok, é uma potência mundial de IA e aplicou todo esse conhecimento para inventar uma nova maneira de interação social pela internet.
O TikTok é diferente de tudo que o usuário já viu até hoje: desde o seu formato intuitivo até a sua maneira de promover um feed infinito e, praticamente, viciante.
Portanto, o futuro irá mudar com esses segredos que fizeram o TikTok chegar ao sucesso.
Confira:
Conteúdos recomendados pela IA do TikTok
Diferente das outras redes sociais, o TikTok não se baseia em conexões sociais, nem se importa que você conte quem são seus conhecidos. A dinâmica para recomendar conteúdo é outra.
Cada vez mais, a IA é a responsável por determinar o fluxo de informação que iremos receber diariamente e de maneira 100% personalizada.
Como funciona no TikTok?
Na página inicial, em “Discover”, o usuário tem acesso a um índice de hashtags que são tendências e um feed, “For You”, que passa a ser personalizado para promover uma experiência exclusiva.
Aqui está um segredo!
A máquina do TikTok possui um sistema de aprendizado que vai analisando o comportamento do usuário e fornecendo um fluxo infinito de novos vídeos. Assim, fica bem mais fácil de prender a atenção por longos períodos de tempo.
Vídeos curtos geram mais engajamento
A forma ágil e divertida que as histórias são contadas no TikTok é um dos segredos que fizeram a plataforma viralizar. Os vídeos são sempre curtos, porém apresentam um forte potencial de imersão.
Como funciona no TikTok?
Gravados em casa e editados pelo próprio aplicativo, os vídeos possuem cenas curtas que trabalham, em geral, com o humor. As histórias são rotineiras como: sair de casa sem autorização dos pais, pedir um café para alguém ou se divertir com amigos do trabalho.
Com isso, de uma maneira simples e muito eficaz, os vídeos conectam e geram identificação. Além de entreterem pelo senso cômico dos participantes.
Uma nova experiência ao usuário
Ao contrário do TikTok, as outras redes sociais possuem um sistema parecido de sugestão de vídeos: há uma miniatura, em que o usuário deve clicar e ser direcionado para o conteúdo.
Entretanto, já no novo modelo do TikTok, que utiliza de IA para identificar quais vídeos serão interessantes para aquele usuário, não há a presença de uma miniatura de convite.
Com um design de tela cheia, a plataforma já consegue identificar sinais positivos (dar like, seguir o perfil ou assistir até o final) e sinais negativos (deslizar para cima). Até mesmo a velocidade do arrastar é medida pelos algoritmos e levada em consideração.
Um diferencial do TikTok
Quando você faz um cadastro na Netflix, por exemplo, a plataforma pede que você indique filmes e séries do seu interesse. O mesmo acontece no Spotify. Mas no TikTok o jogo é completamente diferente.
Então, é a própria rede social que decide, quase que por conta própria, o que o usuário irá assistir. Ela nunca vai te pedir sugestões, mas, quase que “misteriosamente”, irá segurar a sua atenção por longos minutos.
Bateu um medinho aí, né?
TikTok irá revolucionar as redes sociais
Para compreender, de fato, como o TikTok irá mudar o comportamento virtual dos seres humanos é preciso entender como que funciona a tomada de decisão no aplicativo.
Logo, a IA é a principal responsável pela decisão do usuário. E isso também tem uma forte ligação ao UX da plataforma, que é todo desenhado para facilitar o que o sistema irá definir em seu nome.
O tempo dos vídeos também é fundamental para isso, já que dispensa desvio de atenção e gera um consumo mais longo de conteúdo.
Portanto, para o futuro, é possível esperar:
- Forte influência da IA na internet;
- Maior recolhimento de dados e o uso instantâneo deles;
- UX fáceis, práticas e intuitivas e
- O timming certo.
Você já baixou o TikTok no celular? Conte para a gente a sua experiência com ele!