O futebol é uma paixão nacional que influencia muito o comportamento de consumo do brasileiro. Em 2025, cerca de 25 mil torcedores brasileiros viajaram aos Estados Unidos para acompanhar seus times na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, movimentando mais de R$50 milhões na economia local.
Imagem gerada por IA
O gasto médio por torcedor ultrapassou R$12 mil durante a estadia, sem contar as passagens aéreas. Os brasileiros, inclusive, ocupam o 2º lugar no ranking de compra de ingressos do mundial da FIFA.
Há mesmo apreço pela seleção? Afinal, o que leva o torcedor a movimentar mais o orçamento: o seu clube ou a sua seleção? Veja o que dizem os dados.
Em 2022, para a Copa do Catar mais de 30 mil brasileiros viajaram à sede do evento.
O mercado bilionário do futebol brasileiro
O torcedor brasileiro movimenta um mercado bilionário que, no entanto, também tem dívidas bilionárias. No ano passado, o segmento ficou no déficit.
- R$10,9 bilhões: receita dos 20 maiores clubes brasileiros em 2024.
- R$ 12,2 bilhões: dívida total dos mesmos clubes: o desafio financeiro é tão grande quanto o potencial do mercado.
Contudo, o investimento dos maiores clubes (em volume de torcidas) tem mostrado resultado. Os clubes da Série A investiu mais de R$1,739 bilhão em contratações só na primeira janela de 2025.
- Palmeiras e Botafogo lideram os gastos, mostrando que o esforço e a, inclusive, a ousadia deu retorno com participações de destaque no mundial da FIFA.
Futebol é um entretenimento caro
Um levantamento do Itaú em 2023, mostrou que 48% dos gastos em cartão realizados com ingressos em estádios e produtos oficiais foram de quem recebia acima de 10 salários mínimos por mês.
Durante o ano de 2023, as torcidas chegaram a dedicar mais de 21% dos seus gastos com cartão à compras relacionadas ao clube.
No top 5 ficaram as seguintes torcidas:
- 1ª Flamengo: 21,04%
- 2ª Palmeiras: 14,63%
- 3ª São Paulo: 10.48%
- 4ª Fluminense: 9,17%
- 5ª Corinthians: 8,73%
Nas grandes competições, o bolso do torcedor sofre mais impacto de quem: clubes ou seleção?
Competições globais são mais raras para os torcedores brasileiros, por isso a Copa do Mundo de Clubes foi a ocasião perfeita para uma comparação mais justa do amor pela camisa: a do clube ou a da seleção.
Analisando o volume de buscas por camisas dos clubes brasileiros de maior destaque no mundial da FIFA, durante 7 dias da sua participação em alta em paralelo com o volume de buscas por camisas da seleção durante 7 dias em alta da seleção brasileira na Copa Masculina de 2022, chegamos ao seguinte cenário.
Interesse por:
- Camisa do Flamengo (amarelo no gráfico), Palmeiras (vermelho no gráfico), Fluminense (azul no gráfico) durante a Copa do Mundo de Clubes 2025.
Google Trends
- Camisa da seleção brasileira durante a Copa do Mundo 2022 masculina.
Google Trends
As curvas de interesse mostram que durante grandes eventos, o interesse por camisas da seleção brasileira atinge picos iguais ao do clube mais popular (Flamengo), mas o interesse pelo clube é muito mais sustentado e volumoso ao longo do tempo.
- O Flamengo teve uma média diária de buscas por camisas até 264% maior que a seleção no período analisado.
- Palmeiras e Fluminense tiveram picos de interesse 60% e 66% menores, respectivamente, que o da seleção, mas ainda assim, o volume de buscas durante o evento foi relevante.
Portanto, só algumas torcidas de clube supera a torcida pela seleção em amor pela camisa.
Fora de grandes competições, o cenário é diferente
De acordo com levantamentos de dados do Sports Value, em períodos sem torneios com seleções, a camisa do Brasil aparece depois da 6ª posição em volume de vendas.
- Flamengo lidera isoladamente o ranking de camisas mais vendidas e buscadas no Brasil.
- Palmeiras e Corinthians vêm na sequência, com São Paulo e Atlético Mineiro completando o top 5 de clubes.
- A camisa da seleção brasileira aparece logo após esses clubes, geralmente entre a 6ª e a 7ª posição no ranking nacional, superando um grande número de clubes, mas ficando atrás dos times com maiores torcidas e engajamento em vendas
No e-commerce, a seleção tem menos prestígio
Eventualmente, os maiores players do e-commerce divulgam as camisas mais vendidas em certos períodos a fim de alimentar a competição entre as torcidas também nas vendas.
Em 2024, a camisa so Brasil não brilhou no top 10 mais vendidas da Netshoes:
- Palmeiras
- Flamengo
- São Paulo
- Vasco
- Palmeiras II
- São Paulo New Balance Retrô
- Flamengo I
- Corinthians I
- Atlético MG
- Corinthians III
E você faz parte dessa torcida?
Receba estudos de mercado e análises de marketing além das notícias mais importantes da semana no mundo da comunicação toda segunda de manhã, na BRING ME DATA: melhor conteúdo de marketing em português. Assine aqui.