Passo a passo para migrar para o Google Analytics 4
Muito se fala em migrar para o Google Analytics 4 agora que já sabemos que a versão atual da plataforma vai deixar de existir no próximo ano. Mas, na verdade, o que deve ser feito o quanto antes é a implementação do GA4 enquanto o Universal Analytics ainda está ativo.
O uso da versão antiga e da versão nova em simultâneo deve ser realizado, pois uma mudança brusca de plataformas não é recomendada nem pelo próprio Google, que instrui os usuários a usarem o UA até a data em que ele será desativado, em julho de 2023.
Portanto, o que você aprenderá neste artigo é o passo a passo para realizar o processo de implementação do Google Analytics enquanto ainda usa o Universal Analytics e como e por que trabalhar com as duas versões até julho do ano que vem.
Entenda melhor a nova plataforma e saiba também os prazos para não perder seus dados.
O que é Google Analytics 4?
Primeiramente, é necessário entender claramente o que é o GA4, e porque todos que têm um site ou aplicativo e analisam os dados de navegação nessas plataformas vão precisar migrar para essa nova versão.
O GA4 é a versão mais recente do Google Analytics, desenvolvida para analisar dados de diversos dispositivos e plataformas, diferentemente do Universal Analytics, que rastreia apenas os dados de sites.
Seu maior diferencial, entretanto, é que ele conta com o recurso de Machine Learning para oferecer análises e insights mais inteligentes mesmo sem cookies e com restrições de privacidade do usuário cada vez mais rigorosas.
1 Entender a estrutura das propriedades do Google Analytics 4
O primeiro passo para implementar o GA4 no seu site ou app é entender a estrutura das propriedades dessa nova versão. Anteriormente, na versão beta, essas propriedades eram conhecidas como App+Web. No caso do UA, a propriedade tratava somente de dados de sites, sendo necessário instalar o Google Firebase para quem queria tratar dados de aplicativos.
Agora, a propriedade do Google Analytics 4 serve para todos os usuários da plataforma: tanto para quem tem site, quanto para quem possui apps, ou ainda para quem tem os dois. Isso porque ela é capaz de metrificar a jornada do cliente por vários dispositivos de forma integrada, pois seus novos recursos de Relatórios e Exploração oferecem formas mais inteligentes e flexíveis de examinar os dados.
Se você já é um usuário do Universal Analytics, antes de instalar o GA4, avalie as estruturas do UA já implementadas no seu site. É recomendado contar com experts para essa avaliação, pois, a partir dela, você deve criar uma estrutura de mensuração e coleta padrão de dados digitais do site para viabilizar um acompanhamento unificado e assertivo do período em que UA e GA4 serão usados simultaneamente.
Nessa fase, contar com profissionais de Analytics é fundamental para ter acompanhamento, alterações e consultoria em relação às estruturas do GA já implementadas e à adaptação à nova estrutura que você vai implementar na nova propriedade.
2 Configurar o Google Analytics 4
Você deve configurar uma propriedade nova no GA4 e continuar a usar a propriedade antiga no Universal Analytics para usar os dados na versão anterior, já aproveitando todos os recursos da versão mais recente.
Por que usar GA4 e UA juntos?
O GA4 já funciona por completo, mas há uma série de recursos e inovações que ainda serão adicionados, inclusive melhorias de funções específicas do UA. Portanto, ao usar as duas versões, nesse período de transição, você aproveita os melhores recursos das duas, enquanto se adapta à última versão.
É fácil criar uma nova propriedade no GA4, especialmente se você já usa o UA. Basta adicionar a propriedade nova à conta existente do Google Analytics e incluir nela o fluxo de dados do GA4. A sua conta deve ficar da seguinte forma:
- uma conta do Google Analytics;
- uma propriedade do UA;
- uma propriedade do GA4;
- um novo fluxo de dados da web para o site.
Caso tenha aplicativo, deverá adicionar à nova propriedade um fluxo de dados referente a cada sistema operacional em que o app está disponível: Android e/ou iOS.
3 Verificar a configuração do Google Analytics 4 junto com o Universal Analytics
Após configurar uma propriedade do GA4 na sua conta, verifique se as duas versões estão funcionando corretamente juntas, fazendo o login e abrindo a nova propriedade para checar se os dados já estão sendo coletados para relatório nesse novo ambiente.
A partir disso, já é possível usar as novas funcionalidades do Google Analytics 4 e ir se adaptando à nova interface para se beneficiar dos recursos já existentes e dos que ainda estão por vir.
É muito importante que quem já tem uma propriedade no UA não troque de plataforma de uma hora para outra, mas configure a propriedade do GA4 junto com a existente e somente faça a migração completa quando for necessário. Isto é, quando o UA for totalmente desativado em julho de 2023.
Até lá, você vai coletando dados na nova versão, a fim de criar um histórico sólido para poder fazer as comparações ano a ano (YoY) no GA4, já que não será possível migrar os seus dados da UA para a versão mais recente.
Quer saber como migrar para o Google Analytics 4 sem perder os seus dados do UA?
O ideal é contar com os serviços de implementação de profissionais especializados em Analytics, pois assim seu site contará com processos executados de forma correta e segura sem perda e extravio de dados.
Com auditoria e/ou consultoria em Analytics, a migração completa para o GA4 passa pelas seguintes etapas:
- auditoria da coleta e das configurações das ferramentas de dados;
- configuração correta das ferramentas de análise;
- definição do grau de acesso às fontes de dados (acessos para visualizar, comentar, editar);
- definição dos melhores dados para cada situação;
- implementação de e-commerce (quando houver);
- criação de eventos personalizados seguindo o padrão atual do site.
Para migrar para o GA4 conte com a melhor consultoria em Analytics do Brasil.
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