Queda nas pesquisas no Google por Black Friday: entenda por que acontece
A Black Friday é uma data comercial consolidada no Brasil desde 2019, embora tenha começado a ser usada para campanhas anteriormente.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no entanto, no país ela é predominantemente online, diferente do seu país de origem, os Estados Unidos, onde a data abrange todo o varejo.
Ainda assim, a data é bastante promissora durante todo o ano, visto que o e-commerce brasileiro é um dos que mais crescem no mundo. Tanto, que o Brasil foi o 4º país com maior crescimento do e-commerce no último ano.
Contudo, apesar desses avanços do varejo eletrônico, percebe-se que, a seguir a pandemia, as pesquisas no Google por “black friday” e termos relacionados à data vem diminuindo. Neste artigo, falamos sobre os fatores que ocasionam a queda de interesse por parte do brasileiro a respeito desta data comercial.
Por que as pesquisas no Google por Black Friday diminuíram
No gráfico acima, extraído do estudo Tendências e Insights da Black Friday 2022, referente ao volume de buscas por Black Friday no Google, é possível visualizar que o interesse pelo termo se consolidou e, inclusive, alcançou um pico entre 2019 e 2020.
No entanto, percebemos que, a partir de 2020, especificamente após o início da pandemia, as pesquisas relacionadas à data passaram a apresentar queda, revelando o índice mais baixo neste ano.
A insegurança financeira é um dos principais motivos para a baixa no entusiasmo do consumidor brasileiro em relação à data. A pandemia e as medidas de segurança que ela demandava geraram, além de cautela com o uso do dinheiro, desemprego, alta dos preços, entre outros fatores que representam risco para o consumo.
É importante considerar também que nos últimos anos, o mercado digital está mais inserido na vida do consumidor ao longo de todo o ano, fator que contribui para que as intenções de compra não se acumulem somente no evento de novembro.
Além desses, entenda outros motivos para a queda nas pesquisas no Google por “black friday”.
Além da Black Friday, outras datas atraem o consumidor brasileiro
Além de datas comemorativas que movimentam o varejo, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e outras, há outros eventos especialmente focados no comércio que acabam atraindo a atenção e o bolso do consumidor.
Para citar as principais datas estritamente focadas no varejo temos o Prime Day, que em 2022 ocorreu nos dias 12 e 13 de julho e também a Semana do Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que se propõe a ser uma espécie de “black friday” brasileira. Apesar desta última ter baixa adesão, é uma data que colabora para diminuir as compras que seriam realizadas na Black Friday original.
Outras datas que também focam em campanhas promocionais são o Dia do Consumidor em março e o Dia do Cliente em setembro.
Alta da inflação deixa consumidor mais cauteloso na Black Friday 2022
Até o momento, 50% dos consumidores entrevistados pela Plataforma Gente declaram ter intenção de realizar uma compra na Black Friday 2022. Pode ser considerado um bom índice, mas no ano passado, à essa altura, a parcela de consumidores satisfeitos com a aproximação da data já era de quase 80%.
O que contribui para reduzir a expectativa do brasileiro em relação às compras na Black Friday é a alta da inflação que traz a preocupação com o endividamento em razão dos altos preços.
Por isso, mesmo a empolgação com a Copa do Mundo, a aproximação do Natal, o lançamento do novo iPhone e o 5G fica um tanto barrada pelos receios provocados pela inflação.
Brasileiro está mais de olho na Copa do Mundo que na Black Friday
Neste tópico, as métricas tomam uma proporção inusitada. Porque embora o brasileiro esteja pesquisando menos sobre Black Friday e mais sobre a Copa do Mundo, tendência que deve ficar ainda mais forte quando o mundial começar, ele pretende fazer compras relacionadas à Copa. E isso pode aquecer a Black Friday.
A Copa do Mundo sempre é um grande incentivo ao consumo no país do futebol, tanto que 56% dos consumidores afirmam que vão realizar alguma compra em razão do evento esportivo. Entre eles, 20% pretendem comprar camisas e acessórios, 15% têm a intenção de comprar eletrônicos e 14% devem comprar mais itens de supermercado, o que se presume ser a lista do churrasco para assistir aos jogos.
Portanto, quando relacionada à Copa do Mundo, mesmo que a Black Friday atraia menos interesse de busca, é um momento que deve estimular as compras na data.
Lentidão de sites causa perda do interesse pela Black Friday
Esse tipo de falha pode afetar negativamente o desempenho dos e-commerces até de um ano para outro, pois a inconveniência para o consumidor é tamanha que acaba gerando dois comportamentos:
- evita comprar na mesma loja em futuras ocasiões;
- associa a Black Friday à lentidão ou até indisponibilidade dos sites, por isso prefere fazer compras em outras momentos.
Para não correr esse risco, o ideal é monitorar constantemente o UX dos sites.
Veja outras estatísticas e projeções e tenha acesso a análises de especialistas no estudo mais completo sobre a Black Friday 2022.
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