Para criar um plano de Marketing B2B para a internet é preciso entender qual é a meta da sua empresa em relação à essa estratégia, quais são os KPIs (pontos de mensuração) e determinar seu público e os canais de comunicação.
Além disso, é fundamental elaborar estratégias e posicionamentos que conversem com a sua persona. Mesmo em campanhas B2B, a comunicação deve ser humanizada e pessoal.
O Plano de Marketing B2B
Esse planejamento é um guia para que a sua empresa obtenha ainda mais resultados de vendas de produtos ou serviços oferecidos para outras instituições.
Com ele, é possível ter em mãos as principais estratégias de Growth Hacking para executar esse planejamento e alcançar resultados ainda melhores no faturamento, na captação de leads e na visibilidade da marca.
Por isso, o plano de Marketing B2B é uma das etapas mais importantes no meio digital, principalmente, para multinacionais que precisam de mais estrutura para agir.
A seguir, confira um passo a passo para você elaborar esse plano de ação.
Os primeiros passos
1 – Objetivo
Todo plano de Marketing B2B deve começar com um objetivo. Essa meta a ser alcançada deve ter as seguintes características:
- Especificidade: objetividade e clareza;
- Mensuração: métricas e KPIs (vem da sigla em inglês para Key Performance Indicators, ou seja, Indicadores-chave de Performance) bem definidos;
- Tempo: prazo de duração;
- Alcançabilidade: deve ser uma meta realista e alcançável e
- Coerência: deve fazer sentido com os objetivos gerais da empresa.
Exemplos de boas metas para multinacionais e empresas B2B:
- Aumentar em 30% o faturamento anual com vendas online.
- Ampliar em 45% o número de carrinhos fechados no e-commerce em 3 meses.
- Promover otimizações SEO em 70% das páginas do site em 1 mês.
2 – KPIs
Como dito anteriormente, os KPIs são fundamentais para medir o desempenho de um plano de Marketing B2B. No meio digital, eles possuem um papel ainda mais importante: proporcionar insights para otimizações durante as campanhas.
Ou seja, com as métricas bem definidas, é possível perceber em tempo real se uma ação está ou não performando de acordo com as expectativas. Em caso negativo, há a chance de fazer alterações imediatamente.
Seja no aumento de vendas, na geração de leads ou no ROI (retorno sobre investimento), os KPIs ajudam a criar estratégias inteligentes e gerar relatórios importantes para tomadas de decisões.
3 – Público
Um dos pilares fundamentais de um plano de Marketing B2B excelente é a definição clara do seu público-alvo, o consumidor final. Afinal, com quem a sua empresa está conversando?
Quando pensamos em Marketing B2B, é comum vir à cabeça a ideia de uma comunicação formal e rígida, com o intuito de impressionar outras empresas.
No entanto, esse pode ser um caminho equivocado para as suas estratégias de Marketing Digital. Lembre-se de que você ainda está gerando comunicação de pessoa para pessoa.
Por isso, uma das principais dicas para definir seu público é investigar quem são os tomadores de decisões dessas empresas com quem você quer se relacionar e gerar oportunidades de negócio.
Assim como no Marketing B2C, descreva em um documento qual é o cargo dessas pessoas, quais são as principais dificuldades profissionais e, principalmente, os objetivos delas. Pense em como a sua empresa pode ajudar durante essa jornada.
Mas é necessário analisar também quem são essas personas na vida pessoal:
- Em quais redes sociais elas compartilham conteúdos?
- Qual é o tom de linguagem mais assertivo?
- Qual o tipo de mídia mais consumida?
- Quanto tempo elas passam na internet?
4 – Canais
Com a definição de público-alvo é possível esclarecer quais são os canais de comunicação mais viáveis e assertivos para o seu plano de Marketing B2B. Eles podem ser:
- Redes Sociais (Pinterest, Youtube, LinkedIn, Facebook, Instagram, TikTok);
- E-mail marketing;
- Infoprodutos (Infográficos, E-books, materiais online, curso virtual);
- Marketing de Conteúdo;
- Campanhas de Google Ads;
- Blog;
- Etc.
5 – Campanhas e posicionamento
Por fim, é importante elaborar quais serão os temas das suas campanhas e como a marca irá se posicionar na internet.
Além disso, defina o tom da linguagem, as datas que serão trabalhadas em conteúdos, os assuntos que serão abordados, etc.
Equipe de Marketing B2B
Depois de elaborar seu plano de Marketing B2B, é hora de colocar as estratégias em ação. Para isso, você precisará de uma equipe de marketing para trabalhar nos textos, nos conteúdos criativos, na performance e otimização das campanhas.
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