Por que é tão importante monitorar os concorrentes?
Muitos profissionais de marketing digital ouvem constantemente que é necessário conhecer a sua audiência. Do mesmo modo, para empresas que buscam se destacar cada vez mais, monitorar os concorrentes é uma prática que tem se tornado indispensável em diversas estratégias.
Além de contribuir para o crescimento do negócio, a análise da concorrência facilita a identificação de oportunidades e abre espaço para a inovação. Em outras palavras, é uma maneira efetiva de aprender consigo mesmo e com os outros.
A seguir, descubra por que é tão importante realizar esse monitoramento e quais são os possíveis impactos para as suas estratégias.
O que é análise da concorrência?
A análise da concorrência é o ato de monitorar empresas que competem com a sua no mercado. Basicamente, a prática permite que você descubra o seu posicionamento perante outros negócios, fornecendo informações importantes para a expansão da marca no meio digital.
Por isso, aqueles que buscam sair à frente podem se beneficiar desse tipo de ação para entender a fundo seus potenciais. Podemos até dizer que monitorar os concorrentes tem tudo a ver com uma ferramenta muito utilizada no marketing: a análise SWOT, sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Isso porque, ao observar os concorrentes e compará-los com o próprio negócio, podemos verificar quais são as nossas forças e fraquezas no mercado. A mesma metodologia facilita também a identificação de novas oportunidades, para explorá-las a favor da sua empresa, e a percepção das principais ameaças, para minimizá-las o quanto antes. Partindo desse princípio, a análise de concorrentes busca entender o que precisa ser melhorado internamente e quais vantagens o seu negócio possui em relação aos demais.
Por que monitorar os concorrentes?
Ao identificar as principais qualidades dos concorrentes e aplicar um olhar analítico ao que tange o seu posicionamento no mercado, é possível alcançar insights valiosos e aplicar qualquer ajuste necessário de forma ágil e dinâmica.
Quando se trata da concorrência, devemos melhorar aquilo que é bem executado e utilizar as informações coletadas para perceber as lacunas presentes em nossas próprias estratégias. Afinal, monitorar os concorrentes nos auxilia a compreender melhor como essas empresas reagem a crises e oportunidades.
Além de facilitar a tomada de decisão, contribuindo para que os melhores caminhos sejam escolhidos para o seu negócio, a prática também é um lembrete para dedicarmos esforços contínuos a fim de não repetir os mesmos erros dos concorrentes.
Sendo assim, do mesmo modo que estudar os comportamentos do consumidor e identificar as tendências de mercado são práticas necessárias para acelerar o crescimento, conhecer profundamente a sua concorrência permite que você explore todo o potencial da sua marca.
O que deve ser monitorado?
Em meio a tantas informações, é importante entender o que deve ser monitorado, de acordo com os objetivos da sua estratégia. Para exemplificar, uma empresa que avalia os principais motivos de reclamação dos clientes de seus concorrentes consegue estudar soluções para suprir qualquer fraqueza relacionada ao tema.
Portanto, seja para oferecer ao cliente algo ainda mais atrativo do que a concorrência ou simplesmente para estudá-la com o objetivo de reconhecer os seus diferenciais competitivos, você pode levar em conta alguns aspectos, como os descritos a seguir. Confira!
Produtos e serviços
A análise de concorrentes costuma começar pelo levantamento das empresas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço que a sua. Nessa etapa, é necessário analisar de forma abrangente o que diferencia as suas soluções e as da concorrência, principalmente em termos de qualidade, matéria-prima, expertise e curadoria de fornecedores. Do mesmo modo, considere também analisar produtos ou serviços similares, que em alguns casos substituem a preferência dos clientes de acordo com a demanda.
Preços
O processo de monitorar os concorrentes também passa pelo preço praticado por outros negócios do setor. De forma objetiva, busque entender quais são as variáveis em que os preços se baseiam e qual o valor agregado ao produto ou serviço oferecido. Vale ressaltar que a formação do preço pode se basear no porte da empresa, na matéria-prima utilizada (no caso de produtos) e no público-alvo, por exemplo. O posicionamento da marca é outro recurso que contribui para justificá-lo, afinal, os clientes precisam encarar a escolha pelo seu negócio como um investimento.
Relacionamento com os clientes
O relacionamento com os clientes é um dos principais pilares para consolidar o seu negócio. Ao monitorar os concorrentes nesse sentido, você será capaz de identificar quais são as melhores práticas para se conectar ainda mais com o seu público-alvo, as oportunidades para oferecer aquilo que a concorrência não consegue e as principais lacunas que existem – suas e de outras empresas.
Presença digital
A evolução da tecnologia aliada ao potencial comprovado do marketing digital fazem com que fortalecer a presença da sua marca na internet se torne uma prioridade. Por isso, descobrir como os concorrentes se posicionam, através de planejamentos estratégicos e até mesmo de disponibilidade multicanal, favorece a implementação de novas práticas e o aprimoramento das suas ações digitais.
Como monitorar a concorrência?
Assim como existe uma infinidade de informações sobre a concorrência, há uma gama variada de ferramentas disponíveis que auxiliam na busca e na aquisição de dados. Além de um diagnóstico preciso de oportunidades e ameaças, é possível descobrir novos parâmetros para se posicionar no mercado e explorar ao máximo o seu potencial através dessa coleta. Confira as principais:
- Análise SWOT: conforme mencionamos, essa clássica metodologia da administração elaborada por Albert Humphrey entre 1960 e 1970 serve para caracterizar elementos fundamentais para o planejamento estratégico de uma empresa, a partir da análise interna e externa de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
- Google Alerts: esse serviço do Google foi criado com o intuito de detectar conteúdos indexados pelo maior buscador da web, permitindo que você acompanhe o que estão falando da concorrência em notícias, postagens e até mesmo entrevistas.
- Social Mention: essa ferramenta realiza o mapeamento de concorrentes em tempo real, através do acesso a todas as menções de uma marca específica nas redes sociais.
- SEMrush: por meio da pesquisa de palavras-chave, o SEMrush possibilita a identificação dos termos que mais geram tráfego para a concorrência, o que favorece uma análise aprofundada do comportamento dos concorrentes. Além disso, com essa ferramenta você também pode calcular o Custo por Clique (CPC), que ajuda a definir o seu investimento ideal em Google AdWords, por exemplo.
- Google Trends: mais um serviço essencial para quem deseja se destacar entre os concorrentes, o Google Trends acompanha o número de buscas por uma determinada palavra-chave, oferecendo pesquisas ainda mais detalhadas por localidade ou tipo de busca.
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Com tantos dados em mãos, você vai ser capaz de construir uma trajetória para o seu negócio que com certeza te surpreenderá. Mais do que entender como outras empresas se posicionam e realizam vendas pela internet, acompanhar a concorrência permite que você aprofunde os seus conhecimentos e alcance patamares desconhecidos até então.
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