Prime Day 2024: o que vale a pena para sua marca?
Você sabia que o Prime Day já é uma das datas mais aquecidas do varejo no Brasil? É superada apenas pelo Natal e Dia das Mães que são as datas sazonais mais lucrativas e pela Black Friday, o evento de vendas mais famoso do ano internacionalmente.
O que chama atenção para o sucesso do Prime Day, entretanto, é o fato de se tratar de uma data comercial promovida por uma marca específica: a Amazon.
Embora seja responsável por um alto volume de vendas impressione quase tanto como eventos como a própria Black Friday ou a Cyber Monday, diferentemente dos citados, o dia da Amazon é uma realização de uma marca e não de várias.
Em vista disso, analisamos as causas do sucesso do Prime Day e por que vale a pena ou não aproveitar a data como consumidor ou como empresa e criar o seu próprio dia de promoções no ano.
Prime Day 2024: visão de especialista
O Prime Day, até então era um evento anual de dois dias, embora ocorram várias semanas de “esquenta” ou “after”, de vendas promovido pela Amazon, que durante 48 horas oferece descontos e promoções exclusivamente para quem assina seu serviço Amazon Prime.
Contudo, o sucesso tem sido tamanho que o evento aumentou de 2 para 6 dias. Em 2023, as vendas alcançaram um recorde de US$12,7 bilhões só nos EUA, US$800 milhões a mais em relação ao ano anterior. Por isso, este ano, o Prime Day 2024 acontece de 16 a 21 de julho.
O Amazon Prime, como qualquer usuário pode encontrar no site da marca, é um assinatura mensal ou anual com vários benefícios, incluindo frete rápido, gratuito ou com desconto para compras elegíveis, streaming de filmes, séries de TV e música, ofertas de compras exclusivas, jogos, leitura e muito mais.
Ao longo dos 6 dias do Prime Day, a Amazon oferece uma grande variedade de itens em diversas categorias, de eletrônicos a higiene e beleza, até moda e colecionáveis e muito mais.
Da perspectiva de especialistas, o Prime Day é uma boa oportunidade, sim, para os consumidores aproveitarem ofertas e obterem descontos relevantes em produtos desejados, pois mesmo fora do período de promoções em datas especiais a Amazon também oferece preços competitivos e descontos significativos.
Vantagens do Prime Day para a própria Amazon
A Amazon criou o Prime Day em 2015 para comemorar seus, então, à época, 20 anos de marca presente no mercado. O objetivo primordial era oferecer vantagens exclusivas para o número restrito de membros assinantes do Amazon Prime. Hoje, esse número passou a mais de 200 milhões de pessoas.
O evento, que se tornou o maior dia de compras da Amazon, também se tornou uma das datas mais quentes do varejo internacionalmente. Para a própria empresa de Jeff Bezos, o volume de vendas ultrapassa até o da Black Friday.
O Prime Day se provou um sucesso de vendas tão grande que começou com 24h de ofertas, mas já em 2019, o evento passou a ter dois dias como segue sendo até hoje.
Para se ter uma ideia do crescimento e da relevância que o Prime Day ganhou ao longo dos anos, em 2015, os resultados não chegaram a US$1 bilhão, no ano passado, contudo, as vendas geraram mais de US$12 bilhões de lucro para a Amazon (fonte: Statista).
Ano passado foram mais de 375 milhões de itens vendidos em todo o mundo.
O sucesso para as marcas que participam do evento é indiscutível. Nichos bem específicos têm registrado um crescimento cada vez maior.
- Utensílios de cozinha aumentaram as vendas em 300% entre os Prime Days de 2022 e 2023. Várias marcas do segmento criaram bundles específicos para o evento e promoções via SMS e email para direcionar tráfego para sua loja na Amazon.
- Click to save está se tornando uma tendência cada vez mais forte graças a eventos como o Prime Day. Nessa estratégia, as marcas notificam o consumidor para salvarem as compras no carrinho e durante o evento, as lojas aumentam suas vendas em até 162%, como foi em 2023.
Outras datas como o Prime Day
Além do Prime Day da Amazon, não temos tantas datas próprias de marcas com a mesma relevância. O evento da Amazon é como um feriado de compras e leva, inclusive, o nome exclusivo de um serviço da empresa, o Prime.
A principal ação semelhante, nesse sentido, que outras marcas fazem é criar o seu próprio dia de promoções com nome próprio para datas que já existem como a Black Friday. A partir disso, temos exemplos como os seguintes:
- Americanas: Red Friday.
- Avon: Best Friday.
- Natura: Natura Friday.
- M.A.C Cosméticos: Beauty Friday.
- Imaginarium: Color Friday.
- Adidas: Best Fridays.
- Ipiranga: Yellow Friday.
Para além de modificações do nome da Black Friday ou de outras datas sazonais já existentes, como iniciativa que pode ser considerada semelhante ou que almeja a relevância da Prime day, temos os seguintes exemplos.
- Dia do Consumidor
O Dia do Consumidor ocorre em 15 de março e, por ser um dia num período sem grandes datas comemorativas, é um evento criado para que os varejistas ofereçam descontos e promoções especiais, pelo simples ato de oferecer vantagens exclusivas. Diversas lojas físicas e online participam do Dia do Consumidor, oferecendo descontos em uma ampla variedade de produtos.
- Black Friday
A sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, nos EUA, surgiu por lá como a Black Friday também para aquecer um período mais parado de vendas que antecede o Natal, que por sua vez é a data mais movimentada para o varejo. A Black Friday é conhecida por ser um dos maiores eventos de compras nos Estados Unidos e, agora, do mundo.
- Cyber Monday
A segunda-feira seguinte à Black Friday, ou Cyber Monday, como ficou internacionalmente conhecida, é o dia em que muitas lojas online oferecem promoções e descontos exclusivos que, na verdade, são ofertas estendidas ao longo de toda a semana após a Black Friday.
- Singles’ Day
Esse evento já parte de uma iniciativa que tem muito mais elementos em comum com o Prime Day, embora tenha uma origem diferente. Inicialmente criado na China como um dia de celebração para solteiros, o Singles’ Day se tornou um dos maiores eventos de compras do mundo. Gigantes do comércio eletrônico, como Alibaba e JD.com, oferecem promoções massivas durante esse dia, com descontos em uma ampla gama de produtos.
- 11.11 Global Shopping Festival
Similar ao Singles’ Day, o 11.11 Global Shopping Festival é organizado pelo grupo Alibaba e envolve várias marcas e plataformas de comércio eletrônico em todo o mundo. Oferece promoções e descontos significativos em uma ampla gama de produtos, incluindo eletrônicos, moda, beleza, casa e muito mais e ocorre no dia 11 de novembro, um pouco antes da Black Friday.
Vale a pena se inspirar no Prime Day e criar um dia de vendas exclusivo da sua marca?
Será que outras grandes marcas olham para o exemplo do Prime Day e pensam em criar um “feriado de compras” à altura?
Como você pode ver a partir dos exemplos apresentados acima, somente grandes grupos varejistas globais partilham da mesma iniciativa da Amazon, o que mostra que, para ser promovido, este é um evento de grande escala.
Se os próprios consumidores precisam analisar as vantagens do Prime Day e eventos semelhantes, as marcas com essas pretensões precisam fazer análises muito mais aprofundadas.
É necessário, antes de tudo, avaliar se a empresa que pretende promover um evento como esse tem produtos e categorias capazes de gerar um volume massivo de demanda.
No caso do Prime Day, o alto volume de negócios fica por conta dos descontos oferecidos em eletrônicos, games, e inclusive, de linhas próprias como os Kindles e as Alexas.
Se a sua empresa tem o objetivo de realizar um dia próprio de vendas com descontos exclusivos, além de todo o trabalho de marketing e branding a ser feito a partir dessa decisão, tenha em mente que esse é um evento para promover lightning deals.
Lightning Deals são os acordos por tempo limitado que as marcas como a Amazon no Prime Day e outras, em outras datas, executam por apenas algumas horas de um ou mais dias. Ou seja, são períodos bem restritos em que sua empresa precisará criar e estabelecer condições de venda muito específicas.
Quanto maior o volume de negócios feitos nesses lightning deals, maior o volume de estoque que sua empresa deverá ter disponível e maior o trabalho para garantir uma experiência de compra impecável. Pois nessas datas, muitas vendas são geradas e muitas pessoas falam das marcas em questão, mas uma experiência ruim pode repercutir muito mal já que há muito buzz sobre as empresas no período das promoções.
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