Atualmente, os processos de Marketing Digital são fundamentais porque tratam de uma estratégia cada vez mais técnica e operacional, ou seja, em que as ações não dependem, exclusivamente, de uma ideia genial e criatividade.
É preciso organizar as etapas e ter operações claras e bem definidas para evitar imprevisibilidades e ter um planejamento estratégico assertivo e de alta performance.
Veja neste texto:
- As características do Novo Marketing;
- O que podemos aprender com a série “Mad Men” no cenário atual;
- A importância dos processos de Marketing Digital;
- Porque aplicá-los na sua empresa o mais rápido possível e
- Como elaborá-los para a construção de uma máquina de alta performance.
O Novo Marketing
Você já ouviu falar no Don Draper? O personagem fictício e protagonista da série “Mad Men” é um clássico representante do marketing da década de 60, conhecida como a era de ouro da publicidade.
Um estilo meio boêmio, regado a cigarros e bebidas, inspirava Draper a ter sacadas geniais em suas peças publicitárias. Uma intuição certeira que o fazia ser um dos profissionais mais bem-sucedidos da área.
E, por muito tempo, o marketing caminhou assim. Não necessariamente com a boemia, mas como as soluções extremamente criativas que faziam ideias impactantes saírem do papel e se tornarem clássicos publicitários.
Por exemplo, as campanhas de cigarro vendiam um estilo de vida totalmente invejável e feliz. Pouco se falava sobre os malefícios do tabaco e, por isso, o número de fumantes foi aumentando.
Para você ter uma ideia, caso não tenha vivido na época, era possível fumar dentro de salas de aula, escritórios e até mesmo aviões!
Mas, mesmo com todo o cenário sessentista de “Mad Men”, é possível perceber a importância de se olhar para o conceito do Novo Marketing.
Marilyn ou Jackie?
Em uma cena, é possível ver os publicitários utilizando a ciência de dados para identificar padrões de comportamento nas mulheres e criar uma campanha. Mesmo que de uma forma nada convencional!
Eles observam que, dentro do escritório, as mulheres seguem dois estilos diferentes inspirados em grandes personalidades da época: a atriz Marilyn Monroe e a primeira-dama, Jackie Kennedy.
Ou seja, é possível perceber que a criatividade nas campanhas publicitárias, e toda aquela genialidade, não é, necessariamente, o que gera um novo estilo de vida.
No entanto, aquele comportamento já existente, que demandava produtos e serviços específicos, pode influenciar, com certeza, a criação de processos de marketing.
E, dessa maneira, obteve resultados previsíveis e certeiros.
A importância dos processos de Marketing Digital
A lição da série “Mad Men” é ainda mais importante nos dias de hoje. Se antes as fontes de informações eram restritas aos jornais, rádios e televisões, agora é possível ir além e identificar dados ainda mais precisos sobre o público consumidor.
Mas com tantas fontes mensuráveis, acessos e dados armazenados, a palavra-chave para tornar tudo isso útil e viável para a sua empresa é “organização”!
Portanto, os processos de Marketing Digital têm como objetivo primordial tornar todo esse fluxo de informações claro, para que a execução de ações sejam assertivas e tenham os resultados desejados.
Imagine se, naquele caso, eles criassem uma campanha ou um produto baseado em uma terceira mulher que não fosse Marilyn ou Jackie? Com certeza encontrariam um fracasso pela frente!
Com os processos de Marketing Digital bem delimitados, é possível criar uma verdadeira máquina de Growth Hacking e estar seguro de que as ações na internet irão performar bem.
Além disso, com essa organização, o seu modelo de negócio se torna escalável, podendo alcançar novos patamares e resultados surpreendentes!
Por que aplicar esses processos de Marketing Digital na minha empresa?
Porque evita atrasos!
Um dos principais problemas em multinacionais é a alta quantidade de demandas diárias e, muitas delas, emergenciais ou não planejadas. Essa rotina pode ocasionar atrasos nas entregas.
Por isso algumas campanhas podem ter os resultados prejudicados. Seja pela falta de tempo em execução ou a perda do timing, principalmente em ações que envolvem datas sazonais ou oportunidades.
Os atrasos também são bolas de neves e podem prejudicar toda a cadeia de procedimentos. Sem as rédeas da situação, fica difícil analisar os pontos que precisam ser melhorados para que isso não ocorra mais vezes.
Porque tudo mudou!
A internet iniciou uma transformação digital global que modificou toda a relação entre pessoas e marcas. E, com isso, as empresas precisaram adaptar os processos de marketing ao novo modelo de consumo.
Basta uma simples análise do modelo de negócio atual da sua empresa com o de uns 20 anos atrás para perceber: ele também mudou e foi impactado pelos novos estilos de vida.
O público mudou e, consequentemente, a jornada de compra também. Agora, novos canais de comunicação estão disponíveis e são acessados. Realmente, tudo mudou!
Porque há mais dados disponíveis!
Pense na quantidade de informações que a sua empresa está recolhendo a todo minuto. Seja nas redes sociais, pelo site ou pelo aplicativo para mobile: os usuários estão espalhando informações importantes para o seu desempenho na internet.
Mas o que fazer com tudo isso?
A resposta é: organizar! Aliás, esse é só o primeiro passo de um processo de Marketing Digital bem-estruturado. E é a partir da organização que é possível analisar os dados e aplicá-los para otimizar campanhas e conteúdos.
Porque acelera o Growth Hacking!
O Growth Hacking é uma metodologia de crescimento de empresa que encontra novas oportunidades para gerar vendas e converter leads. Essa estratégia utiliza muita tecnologia e inovação para trazer soluções criativas.
Com a organização dos processos de Marketing Digital, é possível desenvolver estratégias mais relevantes de Growth Hacking e até mesmo tornar essa metodologia mais rotineira em sua empresa.
Porque é possível montar uma máquina!
Pense na Revolução Industrial, por exemplo. Esse período, como o próprio nome diz, revolucionou os processos de industrialização e fabricação a partir de máquinas.
Com elas, as empresas passaram a reduzir o tempo de execução de uma tarefa e aumentaram significativamente a quantidade de produtos fabricados. Essa aceleração resultou em um crescimento exponencial para as indústrias.
O mesmo efeito pode ser causado com os processos de Marketing Digital!
Os benefícios dos processos de Marketing Digital
1 – É possível escalar
Um negócio escalável consegue ampliar o faturamento anual sem aumentar proporcionalmente os custos operacionais.
Ou seja, a sua estrutura e o seu modelo já são compatíveis com as necessidades do mercado e fundamentalizados nas tecnologias e nos recursos atuais.
2 – É possível reproduzir
Você provavelmente conhece a expressão “sorte de iniciante”. Ela é usada quando alguém tem uma boa performance ao fazer algo pela primeira vez. No Marketing Digital isso pode até acontecer, mas e o depois?
Como obter os mesmos resultados em uma segunda ação se você não entendeu quais foram os processos de Marketing Digital aplicados?
Tornar uma ação reproduzível significa conseguir obter a mesma performance e saber, de antemão, quais serão os resultados atingidos. O que leva ao terceiro benefício:
3- É possível prever
E se na hora de aprovar um projeto ou campanha com superiores você pudesse prever os resultados e, no final, comprovar que as suas hipóteses estavam certas? Parece uma ideia bastante interessante, não é?
Com a aplicação de processos de Marketing Digital seguros e eficazes, isso se torna prático e fácil de ser feito. Afinal reproduzir uma ação que deu certo, entendendo todos os cenários possíveis, significa a obtenção dos mesmos resultados.
4 – É possível integrar áreas
Lembra do exemplos das máquinas da Revolução Industrial? Aquela engenharia toda precisava de peças e componentes diferentes para executar a função e, somente assim, melhorar os resultados.
Uma equipe de Marketing Digital também funciona assim, no entanto o gancho que une as diversas áreas e funções é, justamente, o processo de Marketing Digital.
5 – É possível otimizar
Além disso, apenas compreendendo bem todas as etapas do processo de Marketing Digital e tendo clareza sobre elas é possível otimizar esse fluxo de informação e trabalhos para melhorar ainda mais a performance.
- Quais são os gaps do procedimento?
- Onde estão as lacunas que podem ser melhoradas para reduzir tempo ou custos?
- Quais são os pontos que se modificados podem aumentar a produtividade da equipe?
Como elaborar os processos de Marketing Digital?
O primeiro passo para fazer isso é mapeando os processos internos que já existem na sua empresa. Mesmo que ainda em caráter experimental ou antigos, algum tipo de fluxo de informações e tarefas já é executado pelo seu time ou pela agência de marketing contratadas.
Aliás, a equipe é parte fundamental para isso! Identifique, ao lado dela, quais são as etapas de cada procedimento, o tempo de execução, as ferramentas utilizadas e as necessidades de cada um.
Depois disso, você pode contar com uma consultoria de Marketing Digital que tem domínio sobre os principais processos de Marketing Digital e irá ajudar a sua empresa a implementá-los internamente.
Ou seja, com o auxílio desse tipo de serviço é possível acelerar a transformação digital da sua empresa, implementando uma cultura voltada para a inovação e as novas tecnologias.
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Além disso, obtenha uma metodologia ágil para produzir conteúdos ricos e de alta performance, que irão acelerar os seus resultados na internet.
Da implementação à manutenção
Outro papel importante da consultoria de Marketing Digital, além de elaborar e implementar os processos, é ajudar na manutenção deles.
Afinal a internet nunca para!
Novidades e atualizações são acontecimentos diários quando o assunto é o meio digital. Ter atenção a essas inovações é fundamental para desempenhar campanhas cada vez melhores e obter resultados surpreendentes.
Sem sustos!
A aplicação dos processos de Marketing Digital é essencial para que a empresa não tenha surpresas negativas no meio do caminho. Como, por exemplo, a perda total de um investimento alto em uma campanha baseada em achismos ou intuições.
Pense no exemplo da Marilyn e da Jackie, na série “Mad Men”, os publicitários precisaram coletar dados, informalmente, para ter conhecimento sobre o público feminino.
No entanto, na ocasião, eles só tinham duas amostras de perfil de consumidor. Agora imagine com a pluralidade da internet e as distintas formas de se relacionar com uma marca.
Isso tudo torna as campanhas de marketing feitas nos padrões antigos extremamente imprevisíveis. Dessa maneira, você pode tomar um verdadeiro susto!
Além disso, é possível aprovar novos projetos e comprovar resultados!
Ferramentas
As ferramentas digitais também são fundamentais para implementar processos, organizá-los e, principalmente, acompanhar o desempenho de cada etapa. Confira algumas dicas de softwares e plataformas que você poderá usar na sua empresa:
Trello
O Trello é um dos aplicativos mais conhecidos para a gestão de projeto. Com uma interface intuitiva e prática, é possível organizar quadros com listas de afazeres, documentos e equipe envolvida.
Essa ferramenta usa a metodologia Kanban, estratégia utilizada para otimizar fluxos de trabalho a partir de um sistema visual e um limite na quantidade de demandas a serem feitas.
Asana
Com uma proposta parecida com a do Trello, na Asana, a equipe pode organizar demandas, compartilhar briefings e trocar informações sobre o status de cada projeto de uma maneira fácil e ágil.
A principal vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser integrada com o Gmail e o Slack, facilitando a comunicação entre os times.
Slack
Para obter mais foco no diálogo entre a equipe, o Slack é uma ferramenta ótima para quem precisa otimizar a comunicação nos processos de Marketing Digital.
Integrado às ferramentas do Google (Gmail, Calendário, Meet) e à Asana, entre outros apps, o Slack funciona como um chat em que é possível formar grupos, compartilhar arquivos e enviar recados importantes.
TrackingTime
Funcionando como uma extensão do Chrome, esse aplicativo é um contador de tempo. É possível acioná-lo ao começar uma tarefa na Asana, ao entrar em um Meet ou até mesmo ao editar um arquivo no Google Docs.
A plataforma é importante para registrar o tempos utilizado em cada projeto e gerar relatórios precisos. Dessa maneira será possível otimizar processos, encontrar gaps e entender mais sobre a lucratividade de cada demanda.
Qulture.Rocks
Trocar feedbacks com a equipe, promover o desenvolvimento profissional e estipular metas são excelentes práticas para otimizar os processos internos. Por isso o Qulture.Rocks pode ser uma boa opção para a sua empresa.
A plataforma oferece um espaço para acompanhar o desempenho de cada colaborador, proporcionar feedbacks e ouvir, de forma anônima, a opinião de cada um deles.
Planejamento estratégico
A partir de um processo de Marketing Digital bem elaborado, é possível fazer um planejamento estratégico ainda mais assertivo para a sua empresa. Esse material será uma mapa que guiará todos os esforços operacionais para a obtenção dos resultados desejados.
Um plano de marketing envolve:
- Objetivo: quais resultados são desejados?
- KPIs: quais são os pontos de mensuração?
- Canais: quais são os meios de publicação?
- Público: qual é o seu cliente ideal?
- Posicionamento: qual será o mote da campanha?
- Processos: quais são as etapas que precisam ser feitas?
Por isso, organizando os procedimentos para a execução de cada tarefa necessária, o planejamento de Marketing Digital ganha ainda mais relevância e os resultados se tornam previstos.
Conte com a Macfor
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