Quando começa a jornada de compra na Black Friday
Apesar do apelo imediato que a Black Friday tem para os consumidores, todo varejista sabe muito bem que é necessário se antecipar para a data com muita antecedência. Não só com as campanhas de marketing, mas principalmente na organização da logística e estoque.
Contudo, é preciso levar também em consideração que a Black Friday em especial é uma data comercial para a qual não só o varejo se prepara, mas o consumidor também se antecipa. Grande parte do público que pretende aproveitar os descontos do evento planeja meses antes o que vai incluir no carrinho.
Muitas vezes, a Black Friday é o momento ideal para que certos consumidores tenham a oportunidade de adquirir produtos que eles desejavam há muito tempo. Portanto, a antecipação para o evento é tão característica dos clientes quanto é do vendedor.
Neste artigo, vamos falar sobre quando, de fato, começa a jornada de compra para a Black Friday e quando você deve começar a executar suas estratégias de marketing digital para gerar sucesso em vendas.
A jornada de compra da Black Friday começa muito antes do evento
Uma pesquisa anual do UOL sobre a Black Friday mostrou, em 2021, que para a maioria das pessoas que fazem compras nessa data, a aquisição trata-se de um momento de realização de desejos. As pessoas compram aquilo que querem há bastante tempo motivadas pelo senso de oportunidade que os anúncios das promoções criam.
De acordo com esses dados, 64% dos consumidores compra na Black Friday o que desejava comprar há muito tempo e 59% se sentem satisfeitos em aproveitar as oportunidades para adquirir os produtos pelos quais esperaram o melhor momento para comprar.
Campanhas de marketing digital para a Black Friday
Compreender como e quando o consumidor se antecipa para a Black Friday é essencial para criar campanhas de marketing de alto impacto e alto desempenho.
Fazer campanhas de antecipação da Black Friday pode ser um ótimo caminho para acompanhar o consumidor nessa jornada antecipada e impactá-lo em períodos em que a disputa pela atenção do público não é tão alta e, consequentemente, o custo das campanhas é bem mais baixo devido à menor concorrência.
Datas comerciais para as quais o consumidor se antecipa
Da mesma forma como o consumidor se prepara para fazer compras na Black Friday, acompanhando e comparando preços, ele também analisa as oportunidades de outras datas comerciais, embora não com a mesma empolgação. As datas são as seguintes:
- Prime Day;
- Dia do Consumidor;
- Semana do Brasil.
Depois da Black Friday, o Prime Day, que ainda segue em consolidação no Brasil, é a data comercial com maior aderência dos brasileiros. Já a Semana do Brasil é a que tem menor engajamento. O que causa a antecipação por parte dos consumidores é o mesmo senso de oportunidade que se gera em relação à Black Friday.
No caso do Prime Day, há bastante anúncios, sobretudo porque há um grande público assinante dos serviços exclusivos da Amazon. Por isso, mesmo que a data ainda não tenha a mesma força que em outros países, a movimentação do evento só tende a aumentar.
Portanto, a antecipação para essas datas começa meses antes, pois já é hábito do consumidor buscar por preços, promoções, descontos e cupons na internet e salvar as melhores oportunidades para o momento ideal.
Então, podemos perceber que, diferentemente das datas comemorativas, os eventos como a Black Friday geram antecipação e planejamento no consumidor. Por outro lado, datas como o Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Mães geram urgência.
Ou seja, nas datas em que a finalidade não é estritamente comercial, quase não há antecipação e o consumidor só começa a pesquisar sobre o que comprar ou inicia a jornada de compra, cerca de duas semanas antes da comemoração. Isso é o que ocorre no Dia dos Pais, veja o estudo completo.
Por que há maior antecipação para datas como a Black Friday
Em alguns anos, é possível perceber que o consumidor se antecipa ainda mais em relação à Black Friday. Como você pode ver pelos gráficos deste estudo. É possível deduzir que o mesmo ocorre para outras datas comerciais, como o Prime Day e o Dia do Consumidor.
Observando os dados ao longo dos anos, percebe-se que a antecipação é maior quando os consumidores são motivados por dois sentimentos bem distintos: o de expectativa para as promoções ou o de cautela que leva o público a pesquisar e comparar preços com a mesma frequência o ano todo.
Essa também é uma prática para evitar o que é conhecido como Black Fraude: quando os preços de promoção supostamente levam o desconto sobre o dobro do preço normal dos produtos.
Black Friday 2022 e Copa do Mundo
Em 2022, podemos visualizar que há buscas relacionadas à Black Friday já em janeiro. Isso certamente é estimulado pela expectativa da Copa do Mundo, o evento que deve incentivar várias compras.
O entusiasmo com o evento mundial mais importante do futebol faz parte da cultura brasileira, por isso desde o começo do ano o brasileiro já pesquisa o que poderá entrar em promoção no período da Copa.
Este ano é ainda mais especial, pois Black Friday e Copa do Mundo acontecerão ao mesmo tempo pela primeira vez. Por isso, é de se esperar que essa movimentação continue crescendo até a data.
Acesse mais tendências e insights da Black Friday 2022 neste estudo completo feito pela Macfor, agência de marketing digital full service.
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