Lições de marketing do único time do interior no Brasileirão em 2023
Quando você cresce e cria asas quer deixar o ninho, certo? O Red Bull Bragantino se encontrou nessa situação, em 2023, depois de muito trabalho, com resultados cada vez melhores e uma performance positiva dentro e fora de campo.
É natural se sentir capaz de alçar voos maiores quando você se vê grande o bastante para tal. Só que em se tratando de um time interiorano de Bragança Paulista, esse impulso não veio sem uma resistência e um questionamento muito grande da torcida.
Quando o time anunciou um próximo centro de treinamento em Atibaia, ou seja, fora de Bragança, aí é que o indagamento se alastrou: “o Bragantino cresceu e agora não vai mais ser um time de Bragança, vai ser um time da capital?”
Rafael Niro, então, head de marketing e comunicação do Red Bull Bragantino, se viu rodeado por questionamentos. Afinal, como responder ao torcedor que você não vai deixar de ser um time de uma cidade menor, embora queira, sim, alcançar públicos e uma torcida cada vez maior que seja tanto da capital, quanto do estado e de todo o país?
Era evidente que um determinado número de coletivas e declarações à imprensa não responderiam o fervor da torcida. Miro entendeu que naquele momento era, especialmente, necessário conversar com o torcedor com a mesma paixão em que se baseia toda relação genuína, entre os clubes e seu público.
Esse foi o episódio em que o Red Bull Bragantino teve a missão de se declarar gigante, aclamando os torcedores da pequena cidade como os “donos” dessa grandeza. Isso, mais do que uma afirmação do clube como instituição, deveria vir do coro da torcida.
Portanto, a saída teve que ser criativa e estratégica.
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Fan engagement é o conceito mais importante para o futuro do futebol?
Em suas estratégias de marketing e comunicação, além da pergunta fervorosa da torcida de Bragança, o clube teve que responder a essa pergunta. De acordo com Miro, o conceito não é novo nem para o futebol em si nem para o próprio Red Bull Bragantino, que já o aplicava nos seus primeiros programas para sócio-torcedores.
Mas a questão é que esse conceito, que consiste em oferecer valor real ao torcedor para além do esporte e da competição em si, não é só algo importante para o futuro: ele é determinante para o agora.
O digital fez todo tipo de experiência transcender suas plataformas originais e, dessa forma, o futebol precisou expandir para além dos estádios e das transmissões televisivas. Era com isso em mente que o marketing do Red Bull Bragantino precisava mostrar para a torcida que eles estavam expandindo sem perder a essência do time de cidade pequena.
Mas eles precisavam fazer isso sem parecer apenas saudosismo para ter a adesão do público.
Força interior: KPIs de pertencimento
Não existe ativo melhor para uma marca do que a paixão dos seus admiradores, e era isso que o Rafael Miro e sua equipe despertaram ao promover a campanha “Força interior”, que se tornou a resposta ideal ao receio da torcida sobre “perder o Bragantino para a capital”.
Miro contou que convocou os dois protagonistas do Red Bull Bragantino para essa campanha: os torcedores e os jogadores. E o gol a ser marcado nesse jogo era tanto declarar que a grandeza do clube vem da torcida interiorana quanto destacar que era o único time do Interior no Brasileirão.
Força interior nas redes sociais
Em uma jogada emocionante de marketing digital, o Red Bull Bragantino apresentou a sua “Força Interior” nos seus canais de redes sociais, em uma verdadeira celebração à sua essência e às raízes profundas em Bragança Paulista.
Com o orgulho de ser o único clube do interior no Brasileirão e de brilhar em competições continentais, o Bragantino se declarou ser mais do que apenas um time, mas um coração de mais de 170 mil habitantes, representando cada um deles, mesmo aqueles que secretamente torcem por outro time.
Tudo acabou sendo mais do que uma ação nas redes sociais, porque a torcida entendeu como uma declaração de amor e pertencimento. Com a Casa Red Bull Bragantino e o centro de treinamentos emergindo como símbolos de compromisso e paixão, o clube se entrelaça com a cultura vibrante da cidade.
Veiculação
A campanha foi veiculada nos canais digitais do clube e em rádios e emissoras que transmitem os jogos do campeonato brasileiro, com maior ênfase em Bragança Paulista e arredores. Assim, o Bragantino conseguiu um buzz positivo por parte da torcida, que com o uso da hashtag #ForçaInterior fez diversos comentários e postagens nas suas próprias redes sociais.
“A força interior, não é só a força que vem de dentro da torcida, jogadores, pessoas que trabalham na Red Bull Bragantino, mas é especialmente a força do interior, do estado de São Paulo. Ela representa todas as cidades que não estão na capital e os times de fora da capital. Hoje somos o time com melhor estrutura e mais resultados, com relação à força, profissionalismo e a exposição”, declarou Rafael Miro, um dos idealizadores da campanha.
O esperado saldo positivo
A campanha foi lançada em maio de 2023 e é possível ver o seu impacto ao comparar dados com o mesmo período do ano anterior.
Em tráfego orgânico, o Red Bull obteve aumento de páginas por visita e queda na taxa de rejeição, denotando um maior interesse dos visitantes pelo conteúdo do site.
Redes sociais
Média de engajamento | 2022’ | 2023 | Aumento |
Instagram | 34,23% | 74,29% | 117,06% |
Facebook | 4,27% | 6,12% | 43,47% |
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