As chamadas “redes sociais B2B” são a melhor estratégia de relacionamento, vendas e awareness com o seu cliente, mesmo ele sendo um tomador de decisão representando uma outra empresa.
Entre as mais poderosas para esse tipo de comunicação estão:
- LinkedIn;
- YouTube;
- Medium;
- SlideShare;
- Facebook;
- Instagram;
- WhatsApp;
- Pinterest;
- Twitter e
- TikTok
Redes Sociais B2B
A comunicação por redes sociais é uma das estratégias mais assertivas para obter proximidade com o seu público, já que torna a comunicação acessível e gera interações entre marca e cliente.
Além disso, essa é uma oportunidade de aumentar o brand awareness da sua empresa, ou seja, a consciência de marca. Esse fator faz com que o público-alvo lembre-se da marca com mais frequência.
Principalmente em momentos de tomada de decisão, é importante estar na cabeça do seu cliente o tempo todo. E não há nada melhor do que as próprias redes sociais, que contam com a presença diária de usuários.
Marketing B2B
É importante entender que o conceito Marketing B2B, ou seja, business to business, se aplica às empresas que vendem produtos ou serviços para outras instituições. Logo, a decisão de compra não é feita pelo consumidor final.
O principal desafio desse tipo de comunicação é que o processo de vendas pode ser mais dificultoso, com diversas etapas como orçamento, pesquisa, aprovação de superiores, comparação de concorrentes, indicações, etc.
Em geral, o consumidor B2B entende mais sobre o produto ou serviço. Com isso, conteúdos fracos ou irrelevantes não trazem nenhuma exclusividade para a empresa. É preciso ir além: ter profundidade, mostrar os benefícios e sair na frente da concorrência.
Você mostra o seu diferencial nas redes sociais?
É um mito dizer que as redes sociais B2B não funcionam! Vale destacar que são pessoas que utilizam essas plataformas e interagem com conteúdos. Sim, as mesmas pessoas que assinam contratos e geram lucros para a sua empresa.
Portanto, o grande diferencial do Marketing B2B é entender quem é o seu público-alvo e as suas dores específicas em relação ao trabalho. Também é fundamental compreender quais são os problemas enfrentados pela empresa cliente e como você pode solucioná-los.
Por que trabalhar com mídias sociais?
Por meio das redes sociais B2B, é possível criar estratégias assertivas tanto para o branding e posicionamento de marca quanto para ações focadas em conversão de novos clientes ou vendas.
A partir delas, é possível se conectar com aquelas pessoas que estão dentro do seu público pré-definido e criar, com Inbound Marketing, um relacionamento amigável e próximo.
Para as empresas que buscam criar uma comunidade, isto é, um grupo de pessoas engajadas com seu conteúdo a fim de expandir o seu alcance, as redes sociais desempenham um papel fundamental.
Através da identificação com a marca e de técnicas de automação de conteúdos inteligentes, é possível desenvolver ainda mais conexão com o comportamento do consumidor e atrair novos negócios e contratos.
Testes A/B, remarketing, campanhas e resgate de leads frios também podem ser desenvolvidos com excelentes cronogramas de conteúdos e ações assertivas e otimizadas para a sua empresa.
Com foco total em conversão, as redes sociais ampliam a visibilidade da marca e aceleram os processos de negociação e vendas, mesmo para contratos com valores mais altos.
Quais são as redes sociais B2B mais poderosas?
Confira a lista das principais redes sociais B2B:
LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social para profissionais que existe no mundo. Com milhões de usuários ativos, essa plataforma conecta colaboradores, empresas e especialistas.
A ferramenta permite a publicação de conteúdos audiovisuais, imagens, enquetes, textos, apresentação por slides e artigos. Além disso, é possível publicar vagas e contar mais sobre a cultura interna da sua empresa.
Principal vantagem para o B2B:
O grande diferencial do LinkedIn, quando o assunto é redes sociais B2B, é o interesse do usuário. Dentro da plataforma, as pessoas estão buscando informações relacionadas ao trabalho delas.
Ou seja, é mais fácil converter leads por meio de conteúdos orgânicos do LinkedIn, uma vez que as pessoas estão dispostas a interagir com esse tipo de conteúdo. Neste caso, o seu concorrente não é mais o meme de gatinho ou a foto do churrasco no final de semana, como acontece em outras mídias.
YouTube
O YouTube dispensa apresentações. Afinal, é a maior plataforma de vídeos e sua audiência compete com as grandes emissoras de televisão do mundo inteiro. São mais de 2 bilhões de espectadores!
Para apostar no YouTube, é preciso planejar bons conteúdos em vídeos, como dicas e tutoriais.
Principal vantagem para o B2B:
Depois do Google, o YouTube é a segunda maior plataforma de pesquisas. Ou seja, as pessoas acessam a rede social para buscar soluções de problemas rotineiros e informações relevantes.
Portanto, essa é uma grande oportunidade para a sua empresa estar visível e próxima ao público no momento em que a dor está mais latente e em que ele passa a procurar por soluções na internet.
Medium
O Medium é uma rede social criada por um dos fundadores do Twitter, Evan Williams. Ela funciona como um blog, possibilitando a inserção de links e imagens relevantes.
Principal vantagem para o B2B:
Além de criar credibilidade para a sua marca, com conteúdo aprofundados e técnicos. O Medium proporciona ótimo resultado de indexação no Google, ou seja, mais pessoas vão encontrar a sua marca com pesquisas orgânicas no buscador.
SlideShare
Com mais de 80 milhões de usuários, o SlideShare é um dos nomes menos lembrados na lista de redes sociais B2B. No entanto, a sua funcionalidade pode ser altamente vantajosa para o mercado business.
Essa mídia social permite o compartilhamento de apresentações e documentos, podendo facilitar a apresentação de portfólio e conhecimento.
Principal vantagem para o B2B:
O SlideShare está vinculado ao LinkedIn, a principal plataforma para se comunicar com profissionais ou outras empresas. Sendo assim, apesar de pequena, a rede social traz muito engajamento orgânico.
Facebook
Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook ainda é uma das redes sociais mais movimentadas atualmente. A plataforma possibilita a postagem de textos, vídeos, fotos e gifs.
Além disso, há outras opções de conteúdos e interações com seu público, como eventos, grupos e lives. O Facebook também permite o impulsionamento de postagens e a criação de campanhas de marketing digital.
Principal vantagem para o B2B:
Dentro das campanhas de marketing digital, é possível segmentar o seu público de acordo com as necessidades e os interesses da sua empresa. Sendo assim, esses conteúdos se tornam mais assertivos e lucrativos.
Portanto a principal vantagem de se comunicar por meio do Facebook é conversar diretamente com as pessoas que foram classificadas como seu público-alvo, podendo segmentar de acordo com a região, o gênero, a idade e até interesses.
Instagram
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce atualmente. A plataforma é extensa e possibilita a criação de conteúdos em diferentes canais, veja:
- Feed: com fotos, vídeos curtos e carrosséis (álbuns de fotos), é possível se comunicar com o seu público falando mais sobre seus produtos.
- Stories: voltado para um marketing de realidade, o chamado “reality marketing”, os stories possibilitam uma comunicação espontânea e próxima.
- IGTV: para a publicação de vídeos longos, em um canal do IGTV é possível aprofundar temas e gerar ainda mais engajamento.
- Live: ao vivo é possível gerar interações com o seu público e tirar dúvidas em tempo real.
- Reels: novidade de 2020, a funcionalidade permite a postagens de vídeos curtos e interativos.
- Loja no Instagram: é possível vender seus produtos no Instagram e gerar tráfego diretamente para o seu e-commerce.
Principal vantagem para o B2B:
Por ser uma rede social integrada ao Facebook, o mesmo processo de segmentação por campanhas existe no Instagram. Dessa forma, é possível ter resultados ainda mais eficientes.
Além disso, é possível adaptar as necessidades de cada empresa aos diferentes canais internos do Instagram, gerando uma rede de conteúdos relevantes para prospectar mais clientes.
WhatsApp
A troca de mensagens instantâneas é uma das estratégias mais assertivas para o Marketing B2B, principalmente para empresas que dependem de um atendimento ao cliente (SAC) efetivo ou negociações de valores altos e formas de pagamento.
Principal vantagem para o B2B:
O WhatsApp é utilizado por pessoas de todas as idades e torna a comunicação entre marca e cliente ainda mais próxima. Além disso, essa conversa é 100% personalizada, elevando as chances de retenção ou de venda bem sucedida.
A dica é evitar diálogos com aspectos robotizados, por isso não use mensagens padrões e uma linguagem fria ou impessoal. Sempre direcione o conteúdo para o cliente, utilizando o nome da pessoa.
Pinterest
Voltada para a publicação de imagens bem elaboradas, essa rede social B2B pode trazer excelentes resultados orgânicos para a sua empresa, principalmente para o seu site e brand awareness.
Principal vantagem para o B2B:
O Pinterest tem uma excelente performance de indexação, ou seja, as suas postagens terão uma resposta positiva em sites de busca como o Google, ocupando os primeiros lugares nos resultados de uma pesquisa.
Utilizando a estratégia certa, a partir de uma palavra-chave, é possível aparecer com mais frequência no Google e atrair ainda mais cliques orgânicos para o seu site.
Twitter
Você pode até duvidar ou se questionar: “as pessoas ainda usam Twitter?” Mas essa plataforma é uma das estratégias mais assertivas quando se fala em redes sociais B2B.
O Twitter é um espaço para compartilhar informações rápidas e extremamente atuais, se tornando um palco de debates políticos e troca de informações relevantes, como notícias, novidades e lançamentos.
Principal vantagem para o B2B:
O Twitter é vantajoso para o Marketing B2B porque trabalha com assuntos factuais e tendências. Ou seja, todos aqueles assuntos que estão em alta no mundo estão sendo discutidos na plataforma do passarinho azul.
A dica é focar no Twitter para se vincular às tendências e à atualidade. Use a plataforma para fazer lançamentos, apresentar novas tecnologias ou se posicionar politicamente, caso essa seja a estratégia da sua empresa.
O caso do TikTok
O que antes era apenas uma moda entre os mais jovens, se tornou uma das redes sociais mais frequentadas entre os brasileiros. Principalmente após o cenário pandêmico.
No TikTok é possível compartilhar vídeos curtos e bem-humorados, como músicas, dublagens de memes e piadas. Os usuários encenam acontecimentos rotineiros, fazem desafios engraçados ou apostam em danças e coreografias.
Basta apenas alguns minutos na rede social para entender que ali é um espaço voltado 100% para a diversão. Então fica o questionamento: é possível usar o TikTok como uma das redes sociais B2B?
E a resposta é: SIM!
As vantagens do TikTok para o B2B
Baixa concorrência
A plataforma ainda foi pouco explorada pelas maiores empresas do mundo. Logo, é uma grande oportunidade para marcar presença e criar tendências. Apostar no TikTok pode trazer mais consciência de marca e um rumo novo à comunicação empresarial.
Crescimento social
O TikTok ganha cada vez mais usuários de todas as idades. Sendo assim, você estará mais próximo do seu público e poderá se relacionar com ele de forma criativa e engajadora.
Humanização de marca
Uma das principais tendências dos consumidores, mesmo no mercado B2B, é dar preferência ao relacionamento humano, ao invés da comunicação tradicional entre empresa (marca) e cliente. O TikTok oferece essa experiência ao usuário, possibilitando uma nova abordagem de branding e posicionamento.
Criatividade
O TikTok proporciona um relacionamento mais criativo e intuitivo com novos clientes. É um espaço livre e que permite conteúdos focados no relacionamento e na fidelização de uma comunidade engajada.
Planejamento estratégico para redes sociais B2B
Agora que você já conhece as principais redes sociais B2B e as vantagens de cada uma delas para esse setor do marketing, é hora de colocar as ideias em prática para obter mais clientes!
O primeiro passo é criar um planejamento estratégico para as mídias sociais e definir, entre outros pontos, quais serão as redes trabalhadas, quais serão os conteúdos e qual será o tipo de linguagem utilizada.
Por isso é fundamental conhecer bem quem é a sua persona, ou seja, quem é a pessoa que você quer impactar por meio dessa comunicação orgânica na internet. Fatores como idade, interesses e comportamento na internet podem te ajudar a definir quais redes sociais serão mais úteis para a sua estratégia de Marketing B2B.
O conteúdo
Um dos elementos mais importantes para usar nas redes sociais como estratégia de Marketing B2B é o conteúdo. Afinal, é a partir dele que você irá gerar engajamento, interação e, o mais importante, conversão.
Os conteúdos devem sempre responder questionamentos dos seus clientes ou resolver problemas enfrentados por eles. Mas não se esqueça também de informá-los e diverti-los.
Na criação do conteúdo existem diversos funis, mas um deles se destaca: conhecimento, consideração e conversão. Na etapa de conhecimento, você deve mostrar para seu potencial cliente uma dor que ele não sabia que tinha.
Já na etapa da consideração, você apresenta a solução para essa dor e explica mais a fundo o passo a passo para fazer isso
E, depois, na etapa de conversão: o potencial cliente já identificou a dor, sabe que você é capaz de sanar isso e só precisa mostrar que está pronto para atendê-lo.
Por isso, os planejamentos estratégicos para redes sociais B2B mais assertivos são aqueles que buscam o equilíbrio entre conteúdos comerciais e conteúdos de relacionamento com potencial de vendas.
A mensuração
Para saber se a sua empresa está no caminho certo, é fundamental analisar resultados e obter conhecimento sobre o comportamento dos seus seguidores. Assim, é possível criar estratégias mais próximas à realidade da sua marca.
Os dados de análise não são só curtidas, comentários e compartilhamentos. Há muitos outros KPIs importantes para verificar a performance de conteúdos nas mídias sociais, como alcance, cliques ou tempo de visualização.
No instagram, por exemplo, a métrica de curtidas já não é tão efetiva. Com as mudanças da rede social, o algoritmo agora considera muito mais importante quem salva seus posts, os compartilha ou comenta.
O chamado “MateMarketing”, aquele que mistura técnicas de marketing com muita matemática e análise de dados, é o responsável por trazer conteúdos 100% relevantes e que geram resultados.
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