Redes sociais para empresas: 3 dicas de um LinkedIn Top Voice
Como usar redes sociais para empresas de forma que todas as publicações da sua marca gerem engajamento e construam um público cada vez mais qualificado? Isso é o que o Douglas Gomides, o especialista em mídias sociais mais seguido do LinkedIn conta neste episódio do podcast BRING ME DATA.
Neste que é um dos melhores podcasts de marketing digital e growth hacking da atualidade, o Fabrício Macias, co-CEO da Macfor, chamou uma das top voices do LinkedIn para falar sobre a importância de usar as redes sociais para divulgação de empresas, posicionamento e consolidação de um público fiel. E mais importante: falamos como fazer isso na prática.
Douglas Gomides é uma das maiores autoridades em mídias sociais presentes no LinkedIn, porque, além de ser especialista na área tendo, inclusive, estudado fora do Brasil, ele viu o potencial desses canais para os negócios quando tudo ainda estava bem no início.
Agora, ele conversa e divide sua experiência com a audiência do BRING ME DATA, após ter ajudado diversas empresas a conquistarem milhões pelos canais de social media.
Confira os highlights da conversa e as principais dicas para usar redes sociais para empresas.
Escute o episódio na íntegra.
Qual a importância das redes sociais para empresas?
Embora a relevância das redes sociais para empresas já seja uma questão indiscutível, ainda vale a pena destacar alguns pontos. Primeiramente, como destacou Douglas Gomides, elas são o canal para diálogo direto com o público. Por isso, elas não apenas permitem que as empresas tenham voz, mas principalmente que as marcas escutem o público.
É por isso que os canais de social media viabilizaram o que chamamos de user generated content. O conteúdo gerado pelo usuário nada mais é do que as publicações feitas a partir do que se identifica pelas reações do público que usa as redes sociais. Ou seja, é possível analisar como o público reage a determinados posts, como se posiciona, que dúvidas têm e a partir disso, os conteúdos produzidos são muito mais assertivos.
Com base nisso, entre vários outros insights valiosos, o Douglas Gomides trouxe estas três dicas principais sobre redes sociais para empresas.
1 Conheça os passos para produzir conteúdos de alta performance
Os passos primordiais, evidentemente, são conhecer o seu público e quais as suas principais necessidades. Mas o que é essencial é ter referências de como abordar o seu público, pensar como ele pensa e consumir conteúdo como ele consome, para isso é necessário sempre fazer uma curadoria antes de produzir os conteúdos.
Seja para conteúdos frios ou quentes, fazer uma curadoria permite que você tenha uma visão do que está sendo falado sobre os assuntos que interessam ao seu público e como isso está sendo falado, além de visualizar o que gera mais engajamento e maior número de reações positivas.
Para isso, consuma conteúdo nos canais em que seu público está e sempre crie pastas para salvar os conteúdos mais interessantes. Dessa forma, você sempre conta com um leque de referências que permitem que você use a linguagem adequada e também tenha parâmetros para se destacar do que já vem sendo produzido.
2 Identifique as causas por que o seu conteúdo não gera engajamento
Manter uma metodologia de growth hacking é muito efetivo para gerar resultados em redes sociais para empresas: gerar conteúdo, observar os resultados e se eles não forem os esperados, retraçar a rota para tentar outros conteúdos rapidamente.
Contudo, Douglas Gomides traz o alerta de que nas redes sociais é possível identificar com mais clareza o que pode estar minando o engajamento dos seus conteúdos e assim fazer um caminho menor de tentativas até gerar o acerto.
O grande desafio das empresas, segundo ele, consiste em ter o entendimento do que a sua marca significa para o público de forma geral e compreender o que esse público busca especificamente em um determinado momento.
Conteúdos que sejam capazes de cruzar esses dois pontos se tornam úteis para os usuários e ao mesmo tempo posiciona a sua empresa com autoridade e referência na área. De forma geral, é preciso entender como o público te enxerga claramente e o que ele busca em cada momento.
3 Não cometa este erro em redes sociais para empresas
Na sua vasta experiência na área, Douglas Gomides declara ter se deparado com grandes empresas que consideram que produção de conteúdo estratégica é aquela que tem grande volume. Mas isso é um erro, segundo ele.
O mais importante em performance nas redes sociais para empresas é que o conteúdo seja produzido tendo uma visão muito clara do funil, isto é, da jornada do cliente até a conversão ou a compra. Por isso, é crucial que o profissional de social media para empresas tenha a perfeita noção de como planejar estratégias e executá-las de acordo com cada objetivo da marca.
Assim como gerar conteúdo criativo e com grandes sacadas é importante para as estratégias de awareness e reconhecimento, é necessário ter assertividade e um posicionamento mais agressivo para conteúdos que levam à conversão, como os próprios social ads.
Portanto, em redes sociais para empresas continua valendo a máxima: melhor qualidade que quantidade.
Ouça todos as outras dicas dessa conversa: confira o episódio completo:
Sobre o BRING ME DATA: podcast de marketing digital e growth hacking
Conversando com vários gestores de marketing de grandes companhias do Brasil, identificamos dúvidas parecidas em relação à performance digital no dia a dia. Então, criamos o BRING ME DATA, o podcast mais “mão na massa” que você vai ouvir sobre o assunto.
A cada episódio, o Fabrício vai conversar com especialistas em marketing digital para realmente tirar dúvidas e apresentar soluções práticas sobre o uso e análise de dados de forma inteligente e criativa nos negócios digitais.
Não perca nenhum episódio do BRING ME DATA.
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