Regras de marketing da Copa do Mundo: o que é proibido pela FIFA
Com a Copa do Mundo e a Black Friday acontecendo ao mesmo tempo, em 2022, o número de empresas aproveitando o momento para fazer campanhas promocionais deve ser muito maior. No entanto, é preciso prestar muita atenção às regras de marketing da Copa do Mundo 2022 estabelecidas pela FIFA.
Há uma série de proibições quanto ao uso de alguns elementos visuais, gráficos e verbais que as campanhas de marketing da Copa devem obedecer ou estarão cometendo infrações de propriedade intelectual.
Neste artigo, você vai ver quais são as regras de marketing da Copa do Mundo 2022 e conferir o que é proibido nas campanhas publicitárias relacionadas ao evento.
Leia até o final e evite ter problemas e multas milionárias devido a infrações de Propriedade Intelectual da Copa.
Como fazer campanhas de publicidade da Copa sem violar regras da FIFA
Durante a Copa do Mundo, além da torcida todo o varejo entra em festa, pois as vendas aumentam em várias categorias diretamente relacionadas ao maior evento de futebol do mundo. Mas para criar promoções e realmente aproveitar este momento, é preciso se informar para não cometer infrações com publicidade na copa.
Para isso, sua empresa e seu time de marketing precisam conhecer as regras estabelecidas pelo direito à propriedade intelectual que a FIFA detém da Copa.
A FIFA e sua propriedade intelectual da Copa
Embora a Copa do Mundo seja um evento global comemorado pela maioria das pessoas, ela tem um dono, que é a FIFA, que inclusive dá nome à competição: FIFA World Cup Qatar 2022.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) é a organização que dirige as associações de futebol em todo o mundo, portanto, é quem organiza as várias competições globais do esporte e detém a propriedade de cada evento.
Guia de propriedade intelectual da Copa do Mundo 2022
Para proteger a própria imagem e a reputação do evento, a FIFA estabeleceu uma série de regras quanto à criação de campanhas de publicidade da Copa, afinal é importante zelar pela imagem de um acontecimento que alcança bilhões de pessoas no mundo todo.
Com esse propósito, a FIFA criou um Guia de Propriedade Intelectual onde estão descritas todas as regras e proibições para as campanhas de marketing da Copa do Mundo. Neste guia, estão todas as diretrizes para o uso de propriedades intelectuais da Copa por marcas para fins comerciais.
No material, também consta os parceiros da entidade, patrocinadores da edição da Copa 2022, as marcas apoiadoras regionais, ou seja, as únicas empresas que têm, de fato, permissão para usar símbolos e termos diretamente relacionados ao evento.
A organização faz questão de destacar que existem formas legítimas de realizar comunicação com fins comerciais e vários tipos de campanhas de marketing da Copa do Mundo sem usar essas propriedades intelectuais.
Proibições da FIFA para as campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022
Para auxiliar suas campanhas relacionadas à Copa, levantamos as proibições da FIFA para comunicação com fins comerciais. Veja a lista de restrições e fique atento ao que sua equipe de marketing não pode usar nas suas campanhas.
Lista de proibições de uso de símbolos e termos da Copa do Mundo
Em campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022 é proibido usar os seguintes elementos:
- hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
- o emblema oficial da Copa;
- a imagem do mascote oficial e o nome dele;
- o cartaz oficial;
- os cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
- o slogan oficial “Now is all” — Agora é tudo;
- a imagem do troféu oficial;
- a imagem da bola oficial;
- as marcas corporativas da FIFA;
- a fonte oficial “QATAR 2022”;
- a estética visual do evento QATAR 2022 e seus componentes individuais.
Também é proibido o uso de comunicação com fins comerciais com os seguintes termos:
- Copa do Mundo;
- Copa do Mundo 2022;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Catar 2022 ou Qatar 2022;
- Copa Mundial;
- Mundial;
- FIFA.
O uso dos seguintes símbolos também é proibido:
- a camiseta da Seleção ou modelo parecido;
- o nome ou a marca da CBF;
- o escudo da CBF;
- o mascote da Seleção;
- imagens dos jogadores ou dos jogos;
- o termo “Seleção Brasileira”.
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