Que as métricas são essenciais para avaliar a eficácia das ações de marketing da sua empresa, você já sabe. Por isso, é muito importante conhecer o significado das principais siglas utilizadas para mensurar resultados. Você sabe qual a relação entre CAC e LTV?
Basicamente, esses dois indicadores são responsáveis pela análise dos esforços combinados entre a área comercial e a de comunicação digital. Conhecê-los e analisá-los promove o crescimento sustentável da sua área de vendas e, consequentemente, da sua marca.
CAC: o que é?
CAC (custo de aquisição do cliente) é a métrica que informa o custo para transformar um novo lead em um cliente de fato. Descobrir o quanto é investido para conquistar mais pessoas é um processo que leva em conta cada etapa do funil de vendas. Afinal, é preciso entender como a equipe de marketing atua para atrair possíveis clientes e qual o gasto médio envolvido em cada etapa.
Através de dados completos e atualizados sobre o seu ciclo de vendas, é possível chegar a um CAC muito mais assertivo. De qualquer forma, atente-se a esse valor, que deverá ser menor do que o ticket médio da sua empresa para não haver prejuízo.
Como calcular o CAC?
Para calcular o CAC, basta dividir a soma dos investimentos necessários para fidelizar um cliente com o número de clientes conquistados em um determinado período. Vale lembrar que a primeira parte do cálculo é composta por dois fatores:
- custo de venda: todos os custos envolvidos nas estratégias de venda, como o salário da sua equipe, comissões, além de gastos com treinamentos, ferramentas, anúncios, compra de softwares, entre outros.
- custo de marketing: gastos relacionados a práticas de Inbound e Outbound Marketing, como gestão de redes sociais, campanhas, tráfego pago e prospecção.
FÓRMULA: investimentos do período / número de vendas feitas no período
Exemplo: R$ 15.000 / 15
CAC = R$ 1.000
LTV: o que é?
LTV (lifetime value) é outra importante métrica que auxilia na gestão de vendas da sua marca e tem como intuito indicar o valor que o cliente traz para a sua empresa ao longo do relacionamento. Sendo assim, calcular o LTV contribui para chegar ao ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas.
O principal propósito por trás desse indicador é desenvolver estratégias para aumentar conversões e fidelizar os seus clientes, até mesmo os mais antigos. Dessa forma, o consumidor se mantém junto ao seu negócio por mais tempo.
Como calcular o LTV?
Para calcular o lifetime value, você deve multiplicar o valor do seu ticket médio pela repetição média de vendas anuais por cliente. Depois, esse resultado será multiplicado novamente, desta vez pelo número de anos de relacionamento entre a sua marca e o usuário.
FÓRMULA: ticket médio X número de transações por cliente por ano X anos de relacionamento
Exemplo: R$ 2.000 X 10 X 5
LTV = R$ 100.000
CAC e LTV: qual a relação entre eles?
Ambas as métricas possibilitam a análise das suas campanhas de marketing com precisão, sendo essenciais para quem busca melhorar a gestão de vendas. Isso porque, para aprimorar estratégias e crescer de forma consistente, é necessário equilibrar a relação entre CAC e LTV: ao reduzir ao máximo o valor do seu CAC e aumentar o LTV, a sua empresa alcança um retorno muito mais vantajoso.
Por que essa relação é importante para o seu negócio?
Para potencializar as suas chances de conversão e reforçar o seu compromisso com o consumidor, é necessário haver esforços conjuntos do marketing e da área comercial. Por isso, enquanto o CAC mostra quanto um cliente custa para o seu negócio, o LTV traz aos seus relatórios o valor que esse mesmo cliente traz durante todo o relacionamento.
Indispensáveis para compor dashboards de marketing digital, conhecer a fundo cada um desses indicadores garante estratégias de venda muito mais certeiras. Do mesmo modo, essas práticas contribuem para manter o faturamento da sua empresa em alta e aprimorar a jornada do cliente constantemente.
Com mais clientes fidelizados, equilibrar a relação entre CAC e LTV deixa de ser um desafio, propiciando resultados exponenciais para o seu negócio.
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