Sabe aquela famosa placa “Sorria você está sendo filmado”? Te causa a sensação de liberdade vigiada? Mesmo que seja por questão de segurança, é inevitável pensar que estar sendo observado o tempo todo, de uma certa maneira, é uma espécie de perseguição.
Atualmente, mesmo sem ter ninguém por perto, se você tiver um computador ligado, um celular ou um tablete não mão, fatalmente não está sozinho. Não só pelo fato de poder estar em contato com outras pessoas, mas principalmente por estar sendo percebido full time.
Quando você entra no seu site favorito, acessa o Youtube para ver um clipe, ou simplesmente checa seus e-mails, uma plataforma de remarketing está acompanhando seu comportamento, tanto para “pescar” suas informações, quanto para analisar seus gostos e particularidades.
Quer um exemplo? Você com toda certeza já ouviu alguém falar que o celular ouve o que as pessoas falam. Acha absurdo? Não querendo te assustar, mas sim, ele realmente tem a capacidade. Se parar para pensar, talvez já tenha até acontecido com você, ou vai dizer que nunca percebeu quando fala de algum produto perto do celular e horas depois ao acessar suas redes sociais, aparece alguma promoção vendendo exatamente aquele produto.
Mas, calma! Não se trata de nenhuma força diabólica tentando dominar o mundo e sim uma estratégia de Marketing Digital.
Isto acontece porque ao saber do que você gosta e se identifica, as plataformas de remarketing exploram seu perfil para direcionar conteúdo específico. A ideia é fornecer material que gere engajamento e claro, conversão.
Mas, enfim o que é Remarketing? Em síntese, trata-se de uma estratégia utilizada pelo Marketing Digital para reimpactar os possíveis clientes. Na prática ele é uma forma de publicidade online direcionada para usuários que tenham realizado alguma ação na Internet.
Para facilitar, vamos aos exemplos:
Imagine uma pessoa que acessou uma página de e-commerce de beleza, pois está interessada em comprar um perfume. Ela fica 5 minutos navegando pelo site, clica na imagem do perfume, mas acaba não comprando. A partir daí a plataforma “pesca” os dados desse usuário e começa a enviar anúncios exclusivos sobre o mesmo produto que ele viu, como uma tática para chamar atenção e incentivar a conversão. Esses anúncios aparecem em toda Rede de Display do Google.
Entre as vantagens do uso de remarketing na Rede de Display do Google, está o público alcançado. Cerca de 90% dos usuários da Internet no mundo são impactados por esta rede, que é formada por mais de um milhão de websites parceiros, assim como aplicativos, além dos sites da própria empresa, como o Youtube, Blogger e Gmail. Ao todo é possível anunciar em mais de 30 idiomas e para usuários de 100 países. Um bom lugar para estar, não?
Onde usar o Remarketing?
O remarketing pode ser aplicado em sites comuns, redes sociais e lojas virtuais. O objetivo é aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento).
O remarketing ajuda na expansão desse resultado, pois permite que usuários tenham um novo contato com sua marca ou negócio, após uma primeira impressão. Bastou demonstrar algum interesse no produto que sua empresa disponibiliza que imediatamente o usuário será “bombardeado” com anúncios relacionados. Diríamos que é quase a mesma coisa que oferecer doce para criança. A probabilidade de um retorno positivo é muito grande!
Entenda como o remarketing impacta a captação de leads
A captação de leads qualificados alcança resultados muito melhores quando a estratégia de remarketing é colocada em prática. Através dela suas vendas aumentam, pelo fato de sua marca estar sempre em evidência seja no modo online, ou mesmo na mente de seus possíveis consumidores, que são constantemente lembrados de sua existência através de dispositivos como celular, tablete e desktop.
A vantagem desse tipo de estratégia é que ela coloca seu nome no cotidiano de seus clientes em potencial. Quando eles ainda estão pensando se compram ou não, mensagens com a publicidade do produto aparecem como em um passe de mágica, o que inevitavelmente dá aquela impulsionada na tomada de decisão.
Por que as pessoas desistem de comprar?
Uma boa estratégia de marketing precisa estar preparada para responder esse questionamento e após a identificação do problema, encontrar soluções que ajudem a resolver. Por que uma pessoa acessa uma página, navega, escolhe um produto, coloca no carrinho de compras e de última hora desiste de finalizar a compra?
Basicamente, essa desistência pode ter origem em 3 pontos:
- Cliente A: Ela não estava precisando tanto do produto;
- Cliente B: O preço na conclusão da compra não foi tão satisfatório;
- Cliente C: Ela ficou na dúvida e decidiu pensar melhor.
Pode parecer difícil atrair e converter esses 3 tipos de perfis, no entanto, para todos eles o Marketing Digital tem uma solução e todas elas passam pelo remarketing.
Como o remarketing funciona nos 3 casos
Para o cliente A – Apesar de não estar precisando do produto, conforme ele for sendo lembrado o tempo todo de que aquele produto está à venda, pode ser que chegue um momento que ele decida adquirir. Uma boa tática para esse perfil é abordá-lo através de uma campanha cuja mensagem seja: É por tempo limitado. O Senso de urgência impulsiona o consumo!
Para o cliente B – Se esse consumidor chegou a preencher os dados para finalizar a compra e só não finalizou por conta de taxas, como o de frete por exemplo, que tal isentá-lo do valor? Uma atitude assim pode ser de tanta valia, que muitas vezes o que perderá com o custo do frete, será muito inferior ao que ganhará com a satisfação do cliente, promovendo assim a fidelização desse usuário. Pense nisto!
Para o cliente C – Se o problema foi só dúvida mesmo, nada como um incentivo, não é mesmo? Lembra do icônico comercial dos chocolates Garoto da década de 90, onde uma menina interpretava uma ilusionista que “hipnotizava” as pessoas com um pêndulo de “Baton” repetindo: “compre baton, seu filho merece baton”?
Para esse tipo de consumidor a tática é bem eficiente, é o que chamamos de marketing de persistência (não confunda com insistência, pois esse pode ser bem chato). Vale a ressalva que esse tipo de abordagem, não funciona para qualquer pessoa, por isto é tão importante a filtragem feita pela plataforma de remarketing, que identifica somente aquele consumidor que realmente se interesse pelo seu produto.
E lembre-se: por mais que o cliente não tenha finalizado a compra, em algum momento da jornada ele desejou adquirir seu produto, nessa hora o remarketing é a melhor maneira de reacender essa vontade. Fale com um dos consultores da Macfor Marketing e comece agora mesmo a impulsionar suas conversões.
Qual o papel do conteúdo para o remarketing?
Vivemos a era do Marketing 4.0, onde o foco é comportamento do consumidor. Como ele pensa, o que ele gosta, quais são suas referências, enfim, as novas tecnologias possibilitaram medir e avaliar o comportamento das pessoas e a partir de um profundo conhecimento das características de cada um é possível produzir conteúdo que encante, engaje e fidelize.
Uma outra questão importante nesse quesito é o conteúdo presente no material de remarketing, afinal é muito importante ser lembrado, mas também é necessário que a lembrança seja positiva.
Nesse cenário o Marketing Digital evolui a cada dia, sempre com novas oportunidades de melhorar a performance dos mais variados segmentos de negócios. Para que todas essas soluções incríveis possam ser colocadas em prática, é preciso primeiramente, conhecer profundamente seu consumidor. Você já se perguntou, por exemplo, qual é o perfil de quem consome sua marca?
Se ainda não se fez esse questionamento está mais do que na hora de procurar ajuda profissional para conseguir desenhar com eficácia o perfil daquilo que é mais importante para sua empresa: o seu cliente.
O remarketing pode ser feito através de:
- Buscador;
- Rede Social;
- Lista de e-mail marketing, entre outros.
Com um conteúdo bem produzido, a tendência é engajar muito mais, inclusive gerando visitas orgânicas para seu site, conversão e até compartilhamento do material, impactando desta forma, outros usuários que não seriam atingidos caso isto não acontecesse. O sistema é multiplicador e os resultados conquistados nesse tipo de ação são incalculáveis e ainda podem servir de base para a captação de informações como e-mail e telefone.
Para que tudo isso funcione, é importantíssimo prestar forte atenção às personas que se deseja atingir, assim como às pautas. É importante manter o foco no consumidor e não produzir conteúdo sobre assuntos que possam atrair visitantes aleatórios, sem potencial de interesse nos produtos de sua empresa.
Na Macfor Marketing contamos com uma equipe de especialistas, prontos para auxiliar empreendedores digitais na conquista do espaço que sempre sonharam. Aqui, planejamos negócios digitais do início ao fim. Fale conosco!
4 atitudes para conquistar mais com o Remarketing
- Analise o comportamento de seu consumidor – A maioria das pessoas não compram na primeira visita, portanto, é fundamental analisar o comportamento delas na web, para aplicar ações mais indicadas para a conversão. Avalie as páginas mais acessadas, quanto tempo as pessoas permanecem nelas e os índices de abandono.
- Seja Específico – Para criação de uma campanha de remarketing, quanto mais específico melhor. De nada adianta impulsionar uma ação nesse sentido, sem saber quais são os interesses do consumidor. Sabendo o que chamou atenção dele para seu site, consequentemente a taxa de conversão será melhor. Além do mais, tendo estas informações em mãos é muito mais fácil de criar ofertas direcionadas.
- Personalize seus anúncios – Crie sempre anúncios direcionados e com períodos determinados. Desta forma você criará engajamento!
- Esteja sempre atualizado – Ao realizar um anúncio de remarketing no Facebook defina o período, incluindo uma data de encerramento. Assim você evitará problemas com a disponibilidade de produtos e a validade das ofertas. É desagradável para o cliente e para o anunciante, não ter o produto em estoque, gerando inclusive uma imagem negativa da empresa.
Google, Ads e Facebook, o remarketing está por toda parte!
Já sabemos que um dos principais meios que nutrem as plataformas de remarketing é a Rede de Display Google. Sendo assim, não é exagero dizer que o remarketing está por toda parte, afinal, o Google é o site de pesquisa mais acessado do mundo, seguido pelo Youtube, que também faz parte do grupo. Não por acaso, 90% dos usuários de Internet do mundo, são impactados pela rede.
Na prática todos eles funcionam com a mesma primícia: promovem a interação entre empresas e clientes como forma de fidelizar. Através desse canal e do engajamento com o cliente, além de aumentar as chances de retenção, por impactar novamente. Ainda faz com que ele se mantenha ativo.
Como a Macfor Marketing usa o remarketing?
O remarketing é um dos pontos mais importantes para qualquer campanha conquistar alta performance. Na Macfor Marketing uma de nossas metas é reimpactar para converter e para isto, nada melhor do que o remarketing. Com a consultoria de nossos especialistas, sua empresa pode conquistar ainda mais vendas e leads.
Nosso planejamento segue sempre o mesmo formato. Primeiro pesquisamos qual o nicho em que vamos atuar, depois fazemos um estudo no seu site, ou página para entender um pouco do comportamento do seu público. Após essas duas primeiras ações, traçamos as metas que desejamos atingir e finalmente executamos. Para que tudo possa performar da melhor maneira possível na Macfor Marketing seguimos alguns passos como:
- Reotimização periódicas – Feitas a partir das movimentações dos cliques do consumidor;
- Segmentação – Através da divisão por grupo mais relevantes conseguimos conquistar resultados mais satisfatórios.
Números que falam!
O “E-commerce Trends” é um estudo do panorama de mercado desenvolvido pela Rock Content, uma das maiores empresas de Marketing de Conteúdo da América Latina. No estudo referente ao ano de 2018, vale analisar alguns números sobre o remarketing. Acompanhe:
- 48,8% dos consumidores consideram o remarketing como algo eficaz;
- 60,9% dos participantes já realizaram uma compra devido a um e-mail de remarketing que receberam;
- Os E-commerces analisados que usaram remarketing naquele ano, geraram um aumento aproximado de 12 vezes mais visitantes de clientes/mês;
- Entre os e-commerces que praticam remarketing, 71,3% apresentam uma avaliação entre moderada e positiva sobre os resultados dessa estratégia;
- A estratégia de remarketing é adotada por apenas 37,6% dos e-commerces, enquanto 62,4% ainda não o aplicam.
E seu negócio? Faz parte de quem já se beneficia com a ferramenta, ou ainda está fora dessa maravilha?
Se precisa de ajuda para implementar a ação em sua empresa, fale com a Macfor Marketing, nós temos especialistas preparados para oferecer as melhores soluções do Marketing Digital. E lembre-se: Em toda estratégia de Marketing Digital existe alguma aplicação de remarketing.