Errar é humano, mas a revisão de português é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing, sendo digital ou offline.
Afinal, um erro de digitação, uma palavra mal colocada ou uma gafe gramatical podem arruinar seus resultados.
Aqui na Macfor, a revisão de português é uma das partes mais importantes na elaboração das ações de marketing digital.
Por isso, nós vamos contar alguns dos métodos e segredos que usamos para não escapar nenhum equívoco nas redes sociais, nos anúncios ou em materiais divulgados. Confira:
Erros de português são comuns
No trabalho do dia a dia, é comum que alguns erros gramaticais passem despercebidos pelo time de redação e criação por distrações que podem acontecer: um telefone tocando, alguém chamando ou, simplesmente, uma notificação subindo na tela do computador.
Além disso, a língua portuguesa possui inúmeras regras que vão se moldando ao longo do tempo. Lembra, por exemplo, do novo acordo ortográfico de 2016, assinado em 1990? Isso sem falar das novas gírias e dos novos vocabulários.
A língua é viva!
Ou seja, ela se adequa aos novos tempos e passa por mudanças apropriadas para expressar novas necessidades. Por exemplo, cada vez mais palavras estrangeiras fazem parte da nossa rotina: marketing, social media, growth hacking, post, etc.
Por que a revisão de português é importante?
Confira por que é tão essencial contar com a revisão de português no processo de criação de campanhas de marketing:
Credibilidade
Erros gramaticais podem desqualificar uma campanha ou, pior ainda, roubar a credibilidade de uma marca, pois geram desconfiança e causam um efeito de desleixo nas mensagens divulgadas.
Clareza
O receptor da sua mensagem, isto é, o seu lead, não pode ter dúvidas ao ler algum conteúdo.
Então, a revisão de português se torna fundamental para evitar que textos fiquem dúbios, podendo ter diferentes interpretações. Esse ponto também é importante para os aspectos éticos e legais de uma campanha.
Objetividade
A revisão de português tem como papel verificar a disposição e precisão das ideias e mensurar todo o conteúdo condizente com a ideia inicialmente proposta, tornando o texto mais objetivo.
Com isso, a mesma mensagem planejada pela redação é passada para os leitores, sem nenhum ruído que possa causar estranheza, dúvida ou, simplesmente, uma leitura tediosa e sem emoção.
Linguagem
Outro aspecto de destaque da revisão de português é a adequação da linguagem aos diferentes tipos de público.
Por exemplo, uma empresa que trabalhe, ao mesmo tempo, com Marketing B2B e Marketing B2C pode contar com a ajuda da revisão de português para fazer os ajustes necessários na comunicação.
Identidade
Além disso, a revisão de português também colabora para a construção de uma identidade para a marca, ou seja, um posicionamento na comunicação e no marketing.
A voz de uma empresa é a responsável por atrair clientes fiéis, que se tornam defensores daquela marca.
Portanto, a revisão de português colabora para que a empresa mantenha uma identidade na comunicação e aja de acordo com o planejamento previsto. Exemplo: o uso de gírias, o humor nas mensagens ou um tom mais sério e sofisticado.
Quem faz a revisão de português?
O revisor é o profissional que, como um escultor, pode aparar todas as arestas que impedem que a obra surja nítida, precisa, com os contornos criteriosamente definidos. O trabalho do autor fica ali, mas as imperfeições, não.
O ideal é que o responsável pela revisão de português tenha graduação em Letras e domínio sobre a norma culta da Língua Portuguesa.
Erros de português comuns no marketing
Confira quais são os erros mais cometidos em campanhas de marketing e veja alguns exemplos engraçados!
Erro ortográfico
Escrever palavras com uma grafia errada pode causar certa confusão!
Correto: Coco gelado.
Erro gramatical
Uma frase mal escrita pode ser um problema sério para a sua empresa e para a interpretação do texto!
O correto, nesse contexto, seria: compre um imóvel e faça a sua mulher feliz.
Erro de clareza
A clareza pode ser um problema sério para o modo de preparo dessa carne!
Erro de layout
Quem entender, deixa um comentário, por favor?
Só mais um erro vai…
Você achou que o erro estava em cabeleireiro, né?
Erros de português propositais?
Os erros de português podem ainda ser propositais. Em campanhas de marketing, isso pode gerar humor e sacadas geniais.
Mesmo assim, a revisão de português é importante para conferir se não haverá dúvidas ou confusões na leitura.
Confira alguns exemplos:
Essa empresa de cursos de exatas (Matemática, Física e Química) se posicionou com especialista em números brincando com a grafia das palavras. Uma ótima ideia para chamar a atenção em um outdoor.
Em homenagem ao Dia dos Professores, essa loja escreveu propositalmente o nome dos produtos de maneira errada. Impossível não parar para conferir, né?
Campanhas de alta performance
A ausência de erros de português, ou a presença deles, tem um impacto direto nos resultados da sua campanha. Afinal, o texto é uma das partes mais importantes para a persuasão de leads e clientes.
Por isso a revisão de português é tão importante para o marketing de alta performance. Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores. Clique aqui.