Afinal, investir no Marketing Digital garante algum retorno lucrativo (ROI)?
Essa é uma das perguntas mais importantes quando o assunto é comprovação de resultados e crescimento empresarial. Apesar da resposta não ser positiva, há estratégias seguras para aumentar o ROI e ter mais resultados.
Veja neste texto:
- Qual é a importância desse KPI;
- Quais são os tipos de ROI;
- Como calculá-lo e monitorá-lo;
- Como melhorar o desempenho.
ROI: retorno sobre investimento
O Marketing Digital é um investimento importante e urgente para grandes empresas, principalmente aquelas que estão na chamada “transformação digital”. E, como todo projeto ou setor que envolve lucratividade e vendas, essa é uma área que precisa de indicadores de desempenho.
A sigla ROI significa “return over Investment”, em português: retorno sobre o investimento. Ele é a principal métrica utilizada para detectar qual foi a margem de lucro que uma empresa obteve em cima de determinada ação ou estratégia.
Com esse cálculo é possível validar um investimento feito e ver quais escolhas deram resultados positivos para a empresa. Além disso, é possível ter insights para gerar otimizações em campanhas futuras.
Por que o ROI é indispensável?
A dificuldade em comprovar resultados é um grande problema no Marketing Digital, principalmente com o avanço de ferramentas e estratégias baseadas 100% em Data Science.
Neste contexto, a empresa pode encontrar um cenário de imprevisibilidade e insegurança: afinal, como saber se os esforços e o investimento financeiro tiveram retorno?
A falta de comprovação de resultados faz com que a área perca confiabilidade e credibilidade. Além disso, com a performance de cada ação desconhecida, não será possível gerar melhorias e identificar falhas no processo.
Com o ROI, a empresa não só comprova o retorno sobre o investimento, como consegue identificar boas ações, os melhores canais e qual tipo de campanha tem desempenho superior.
Como calcular o ROI?
Existe uma fórmula básica e padrão para calcular o ROI:
Sendo assim, o resultado da conta será sempre em porcentagem, facilitando compreensão da performance e até mesmo a comparação com outros períodos ou campanhas analisadas.
Custo
Todo o dinheiro investimento para que determinada operação fosse executada. Aqui, é importante se atentar a detalhes que muitas vezes são esquecidos, como o valor da mensalidade de ferramentas, taxas, impostos ou, simplesmente, um profissional freelancer contratado.
Portanto, antes de calcular o ROI, é importante listar todos os itens que precisaram de algum tipo de investimento financeiro e qual foi o valor exato desses gastos. A dica é manter uma planilha sempre atualizada e de fácil acesso.
Receita
A receita é a quantidade de dinheiro recebida pela ação ou em determinado período analisado. Aqui, vale destacar que esse número é o equivalente ao valor bruto, sem nenhum tipo de desconto.
Há 3 maneiras de aplicá-la em um empresa:
ROI geral
O ROI geral é aquele que engloba todas as atividades da empresa e calcula a lucratividade total.
ROI por área
Calculando o retorno sobre investimento da área, é possível identificar se os esforços daquele determinado setor estão funcionando ou não. Essa é uma excelente solução para heads de marketing, por exemplo, que precisam comprovar resultados.
ROI por projeto
Além disso o ROI também pode ser um KPI específico para cada ação. Dessa maneira, é possível analisar cada campanha ou mídia de forma independente e notar padrões que levam cada projeto ao sucesso lucrativo.
A vantagem dessa análise é ter uma percepção mais precisa sobre cada estratégia de Marketing Digital aplicada. O acompanhamento diário dele também proporciona otimização constante e em tempo real.
O Marketing Digital garante ROI?
Encontrar meios seguros para fazer um negócio crescer, ganhar brand awareness e gerar mais vendas é o objetivo de qualquer empresa, no entanto nem sempre isso é possível.
Há diversos fatores que podem atrapalhar uma estratégia e prejudicar seu desempenho. E, muitas vezes, eles são incontroláveis, como, por exemplo, problemas em plataformas terceirizadas ou bugs em algum sistema.
Portanto, o ROI não é uma garantia quando se há investimento no Marketing Digital.
Mas antes de entender as consequências, é importante fazer uma outra pergunta: por que a minha empresa deve investir em Marketing Digital?
A transformação digital
No final de 2019, o mundo foi surpreendido com a COVID-19, doença pandêmica que modificou hábitos simples de todas as pessoas, inclusive o comportamento de compra.
Se a internet já era um veículo em expansão, depois disso se tornou ainda mais crucial até mesmo para atividades rotineiras, como trabalhar, fazer compras em supermercados e conversar com amigos e familiares.
Por isso as empresas tiveram que acelerar a implementação de uma cultura digital para acompanhar o novo modelo de vida. E o Marketing Digital se tornou um processo essencial para a continuidade das empresas.
No cenário atual, estar fora do meio online não é apenas um retrocesso. Isso pode significar a perda de espaço no mercado, o avanço significativo da concorrência e até mesmo problemas financeiros graves com a falta de vendas e diminuição de clientes.
O que fazer então?
Apesar de não existir garantia de ROI no Marketing Digital, algumas estratégias podem fazer com que essa métrica seja positiva, melhorando os resultados da sua empresa em campanhas online.
Rever processos
Analisar o passo a passo dos processos é uma das soluções mais importantes para conquistar garantia de ROI. Somente assim é possível identificar falhas e erros que podem ser corrigidos.
Além de uma análise estrutural, revendo o organograma da equipe e o fluxo de demandas, é importante verificar até mesmo as ações micros. Por exemplo, ferramentas aplicadas, tempos de execução, aplicação de estratégias, mídias, etc.
Portanto, ao analisar todas as etapas do processo, a empresa irá ganhar um material rico para verificar gaps e gerar melhorias. Esse é um procedimento contínuo e a longo prazo, por isso o ideal é contar com uma consultoria de Marketing Digital.
Testar pequeno
O ROI é uma métrica abrangente e fundamental para analisar qualquer desempenho. No entanto, existem outros KPIs que podem mostrar a performance de uma campanha sob um olhar mais específico.
Ou seja, é possível usá-los para fazer testes A/ B e, ao longo da execução da campanha, acompanhar o seu desempenho. Aliás fazer inúmeros testes é uma boa solução para validar ações e encontrar caminhos seguros no Marketing Digital.
Para estratégias de Growth Hacking, o “testar pequeno” significa ter mais assertividade na análise de resultados e identificar ao certo qual modificação ou atualização gerou melhorias.
Desta maneira, essa metodologia isola variáveis e explora com especificidade cada ação, mídia, criativo, copywriting ou plataforma. Com esses dados em mãos é possível fazer otimizações com mais agilidade.
Corrigir rápido
A principal vantagem de investir em Marketing Digital é poder corrigir ações em tempo real, ao contrário do “velho marketing”, o offline, que depois da publicação de uma ação, seja por TV, rádio ou impressos, não havia mais chances de melhorá-la ou corrigi-la.
Neste antigo contexto, o ROI era uma métrica inalterada ao longo do processo e sem chance de ser melhorada. Com o advento das mídias online, esse KPI passou a ser passível de otimizações.
A partir de uma análise diária, é possível corrigir os testes rapidamente e garantir que o retorno do investimento não caia. Isso será feito em tempo real, agilizando processos e reduzindo os riscos da empresa.
Como monitorar o ROI?
Com essa possibilidade de correção instantânea, o ROI se tornou uma métrica monitorável. E não apenas um número que mostra um resultado categórico e inalterável.
O monitoramento desse KPI, principalmente se for sobre uma campanha específica, deve ser uma rotina nas agências de marketing contratadas e também dentro da sua empresa.
Veja como monitorá-lo:
Dashboards
Os dashboards são painéis para analisar KPIs de uma maneira ágil e prática. Eles podem ser personalizados de acordo com uma ação específica ou até mesmo uma área.
Dentro de um dashboard, é possível colocar a mensuração do ROI e tornar esse dado mais acessível, principalmente para a equipe responsável e para os gestores da empresa.
Equipe
Contar com um time de alta performance também é fundamental para manter o controle sobre a margem lucrativa da empresa. É importante que o time esteja alinhado sobre as metas e o objetivo principal da empresa.
Projetos
Com um fluxo de projetos claro e organizado, é possível avaliar cada ação e notar padrões assertivos ou erros frequentes. Essa é uma excelente estratégia para rever pontos de melhoria e monitorar o desempenho das campanhas.
Documentação
Além disso, é imprescindível documentar processos, otimizações e a quantia investida em cada ação. Mesmo com uma simples planilha do Excel, esses dados precisam ser arquivados e estarem disponíveis para a equipe e os responsáveis.
A organização é palavra-chave quando o assunto é o cálculo do ROI.
Consultoria
A contratação de uma consultoria de Marketing Digital, como a Macfor, pode alavancar os resultados e auxiliar no monitoramento desse KPI. A grande vantagem de contar com esse tipo de serviço é que, além da execução das tarefas, a empresa contratada irá ajudar na internalização dos processos.
Ou seja, a sua marca terá mais autonomia para avaliar resultados e terá uma tomada de decisão mais inteligente em cima dos dados coletados (tudo sem achismos!).
Como melhorar o ROI?
Ter autonomia no universo online, prever resultados e criar uma área com mais confiabilidade são três dos principais objetivos para quem atua ou lidera o setor de Marketing Digital.
Por isso melhorar o ROI é uma meta crucial. Além de promover inúmeros benefícios financeiros e de branding para a empresa, torna os resultados comprováveis para gestores.
Confira algumas estratégias para melhorar esse número:
- Fazer testes A/ B;
- Explorar novas mídias;
- Analisar métricas diariamente;
- Investir em novas tecnologias e plataformas;
- Digitalizar e internalizar processos;
- Melhorar o engajamento de conteúdos;
- Gerar otimizações SEO para site e blog;
- Aumentar o número de leads e
- Construir a autoridade da marca.
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