Se você, assim como nós, é ligado em alta performance, certamente já ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization). Essas três letrinhas, quando bem trabalhadas, têm o poder de colocar o seu texto na primeira página dos principais sites de busca.
Ter o seu conteúdo no topo do ranking é, na maioria esmagadora das vezes, a diferença entre uma boa venda e o estoque encalhado, o sucesso de um evento e a casa vazia, o esclarecimento de um assunto importante e a fake news.
Afinal, estar na primeira página significa não apenas que o seu conteúdo será visto primeiro, mas que é, para o Google e outros buscadores, mais relevante e de maior qualidade que o dos seus concorrentes.
Duvida? Então, responda rápido: quando você faz uma pesquisa no Google, clica na primeira – ou em uma das primeiras – respostas ou fica rolando página após página em busca da melhor resposta?
Certamente você opta pelas primeiras respostas. Isso porque já sabe que o Google, e os outros buscadores, já fizeram todo o trabalho pesado de pesquisar o conteúdo que melhor se encaixa à sua busca.
estar na primeira página significa não apenas que o seu conteúdo será visto primeiro, mas que é, para o Google e outros buscadores, mais relevante e de maior qualidade
O que é esse tal de SEO
Antes de dar o caminho das pedras para chegar ao topo da montanha, vamos falar um pouco mais sobre o que é esse tal de SEO.
Como o próprio nome indica, SEO (do inglês Search Engine Optmization) é a otimização para os motores de busca.
Em outras palavras, é um conjunto de ações que visam aumentar o tráfego e desempenho de um site através de resultados orgânicos (ou seja, não pagos) de mecanismos de pesquisa.
Sempre que uma página é publicada na internet, é indexada pelo Google e por outros sites de busca para que possa ser encontrada pelo usuário.
E para se destacar entre as milhares de páginas publicadas a cada segundo, é preciso melhorar alguns mecanismos para que possa ser encontrada mais facilmente, deixando a temida concorrência para trás.
Ou seja, é realizado todo um trabalho para garantir ao usuário a resposta que procura, oferecendo a melhor experiência possível, seguindo as diretrizes dos buscadores.
Pré e pós Google
Antes do Dr. Google, acreditava-se que um conteúdo ia para a primeira página se tivesse a palavra-chave repetida inúmeras vezes.
Depois do gigante de buscas, que já virou até verbo (afinal, quem nunca falou “vou dar um google”?) entrar em ação, percebeu-se que a relevância e qualidade do conteúdo tinham maior impacto sobre o usuário.
Com isso, começou-se a investir em conteúdo original e de qualidade, pensando sempre na experiência do usuário e evitando truques para melhorar o posicionamento orgânico do site.
SEO: como destacar o seu texto
Se você quer saber como produzir um texto digno da primeira página do Google, é importante saber que algumas partes específicas de uma página possuem maior relevância na busca e, por isso mesmo, necessitam de atenção especial. Confira:
O conteúdo é o item mais valioso nesse processo. Originalidade, qualidade e estrutura leve e coerente fazem toda a diferença.
Usar parágrafos curtos e aderir ao uso de negrito para destacar a palavra-chave também são uma ótima opção, bem como o uso de subtítulos.
Além disso, a inserção de imagens e vídeos ajuda a tornar o material mais agradável ao usuário.
Ela é fundamental e deve ser usada corretamente. A palavra-chave é a isca para atrair o usuário até o seu site.
Antes de escolher qual palavra-chave usar:
- tenha claro quem são suas personas;
- mapeie a jornada de acordo com o que elas seguem;
- certifique-se que os usuários ficarão satisfeitos com a quantidade de citações;
- garanta o uso de sinônimos.
O título e a meta descrição também devem ser analisados com cuidado para garantir a otimização de seu site.
Embora não exista um limite de tamanho, o recomendado é que tenha no máximo 65 caracteres e contenha a palavra-chave, preferencialmente à esquerda.
Já a meta descrição é o espaço em que você, literalmente, descreve a página. Seja objetivo, use as palavras-chave e aproveite o espaço para convencer o usuário a acessar o link.
Embora a meta descrição não tenha um peso como fator de ranqueamento, ela influencia diretamente na taxa de clique, fator que vai influenciar no posicionamento.
Então, a dica é fazer um texto chamativo, informativo e curioso.
O Googlebot faz a varredura de palavras-chave no próprio endereço da página. Com isso, é importante ressaltar que a URL deve ser descritiva, com a palavra-chave desejada.
Não se esqueça, também, de colocar links internos e externos em seu texto. Eles ajudam a melhorar a navegação do usuário, facilitam o conhecimento de novas páginas, relacionam páginas que abordam assuntos semelhantes, entre outros benefícios.
Essa é mais uma dica para ter um bom posicionamento no ranking de pesquisas: o uso de textos alternativos (alt texts) para as imagens da página.
Os alt texts são úteis pois, caso a imagem não seja exibida, permitem ao site buscador entender o que ela representa.
Aqui vai a orientação para usar a palavra-chave, reforçando o contexto pela qual a imagem está inserida.
- Velocidade de carregamento
Olho também no tempo de carregamento da sua página. Ninguém gosta de esperar horrores para conseguir acessar um site e a velocidade com que a página carrega também se tornou um fator de ranqueamento.
Ter um conteúdo que possa ser facilmente visto no desktop ou mobile faz toda a diferença.
Ainda mais nos dias de hoje, com o aumento constante nas buscas através de dispositivos móveis, garantir ao usuário uma boa experiência na hora do acesso é fundamental.
Estas são algumas dicas para você trabalhar o seu conteúdo de forma que se destaque nos sites de busca.
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