Recentemente, a transformação digital para pequenos comércios locais e grandes empresas se tornou cada vez mais visível para empreendedores.
Com a pandemia mundial, diversas lojas físicas tiveram que fechar as portas. E, para os negócios que não passaram pela transformação digital, isso significou uma parada brusca nas vendas por tempo indeterminado.
Pense naquelas lojas que não investiram em marketing digital, que não possuíam sequer redes sociais ou faziam vendas pela internet. Como ficará a saúde financeira delas após a crise?
A transformação digital é, hoje, um dos temas mais urgentes para todos os tipos de empresas que oferecem produtos ou serviços. Então confira nossas dicas para dar os primeiros passos e garantir um fluxo contínuo de vendas!
O termo “transformação digital” é utilizado para definir a adoção de tecnologias que solucionam problemas rotineiros. Ou seja: se baseia no uso de aplicativos, dispositivos eletrônicos, internet, entre outras ferramentas, em diversos setores, como governo, educação e mercado.
Muitas vezes, essa mudança não se resume a apenas uma implementação de novas técnicas e metodologias de trabalho. A transformação digital pode causar alterações estruturais na empresa e apontar um caminho totalmente diferente.
Quer um exemplo?
A inconformidade de precisar pagar 40 dólares por um atraso na locadora construiu um dos maiores impérios do streaming: a Netflix. Inicialmente, o serviço já burlou o sistema analógico, entregando em casa DVDs alugados pelo site.
Anos depois, a plataforma virou totalmente online. A transformação digital, neste caso, revolucionou o mercado e faliu com as concorrentes que não mexeram as cadeiras para se atualizarem.
Atualmente, a Netflix conta com 8,8 milhões de assinantes fiéis pelo mundo todo. Uau!
Ok, ok… mas como colocar isso em prática no seu comércio? Confira alguns passos para começar ainda hoje uma revolução digital em sua empresa e começar a faturar mesmo em crises como essa.
Passo 01: Estude o mercado
Podemos caracterizar a transformação digital como uma oportunidade de negócio para a sua empresa. Isso acontece por que você pode notar chances de gerar novos lucros e resolver novos problemas dos clientes.
- Como é o comportamento do seu consumidor?
- Quais são as tendências do mercado?
- Quais são as novas problemáticas do dia a dia das pessoas que conhecem a sua marca?
- E quanto aquelas que não conhecem: é possível conversar com elas agora?
Case:
A fintech Cora elaborou um novo modelo de negócio durante a pandemia: o “Compre dos Pequenos” é uma plataforma para clientes evitarem a queda de comércios locais, comprando vouchers para serem usados após a quarentena.
Dessa forma, as empresas podem continuar pagando funcionários, aluguel, fornecedores, entre outros gastos.
É preciso que o pensamento digital esteja presente em todas as esferas do seu negócio, incluindo os colaboradores. Por isso é tão fundamental promover uma mobilização geral para criar novas soluções tecnológicas para o seu negócio.
Então, a dica é fazer treinamentos com frequência e estimular o aprendizado de novas skills. É preciso sair da zona de conforto!
Case:
Com o COVID-19, a Magazine Luiza fechou todas as portas de lojas físicas e deu férias remuneradas para mais de 20 mil vendedores, pagando inclusive o auxílio-creche para eles. Mas como fica o caixa da empresa?
A redução salarial foi nos cargos de alto escalão da empresa. Em entrevista para a mídia, Luiza Trajano, a dona da marca, disse que quer continuar gerando vendas para os seus milhões de consumidores. E isso só será possível pelos canais digitais!
Por isso, Magazine Luiza é, atualmente, um dos maiores cases de sucesso de vendas online. A marca está presente em todas as plataformas e se comunica com diversos públicos. O sucesso é tão grande que todos os funcionários estão incluídos no “game”.
Um dos maiores fenômenos da loja são os virais amadores produzidos pelos próprios vendedores: paródias de músicas chiclete que anunciam a promoção de geladeiras, fogões e TVs.
Logo, o digital é tão forte na cultura da rede de lojas que, mesmo com a pandemia, a empresa anunciou que os colaboradores das lojas que não irão reabrir continuarão trabalhando na empresa: gerando vendas nos canais online.
Passo 3: Digitalize processos e fluxos internos
Outro passo inicial que você pode dar ainda hoje é a digitalização de processos internos. Esqueça as cadernetas, as máquinas registradoras e o “não tem wi-fi, senhor”. Aliás, isso ainda existe???
A tecnologia deve estar presente na forma de vender, pagar, divulgar um serviço e até mesmo organizar a empresa. Por exemplo, é possível contar com ferramentas de Big Data que capturam dados e geram análises sobre eles.
Por isso, essas plataformas podem até mesmo “prever o futuro”! Ou seja: elaborar estatísticas que fazem suposições sobre comportamento do consumidor e tendências.
Case:
A Macfor oferece uma consultoria completa na transformação digital para o seu negócio. Diversas ferramentas de Big Data, entre outras tecnologias, foram inseridas no modelo de negócio dos clientes para gerar cada vez mais resultados em vendas.
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