Quais foram os principais setores que cresceram na pandemia?
Desde o início da crise causada pelo coronavírus, muitos desafios foram enfrentados por milhares de brasileiros. No entanto, apesar de um cenário econômico incerto, houve mudanças significativas no comportamento do consumidor e, consequentemente, no mercado. Descubra quais foram os principais setores que cresceram na pandemia.
Setores que demonstraram aquecimento na pandemia
Os impactos da pandemia foram o combustível para que diversos negócios se adaptassem rapidamente às demandas exigidas pela nova configuração do mercado. Nesse sentido, o isolamento social e as medidas protetivas contra a COVID-19 fizeram do comércio eletrônico o principal canal de vendas para a maioria dos setores.
Por isso, categorias que não estavam acostumadas a vender na internet tiveram que encontrar estratégias para atender a esse novo modelo de negócio.
Do mesmo modo, o delivery surgiu para impedir que os negócios parassem, principalmente as pequenas e médias empresas do setor alimentício. Igualmente, outras categorias aproveitaram essa e outras oportunidades para otimizar suas entregas e atender às expectativas do consumidor.
A partir dessa perspectiva, confira quais foram os tipos de negócio que mais lucraram durante a pandemia, com base em seu crescimento digital.
Setor farmacêutico
Farmácia e outros negócios do ramo da saúde lideram o ranking de crescimento durante a pandemia. Isso se deu não só por se tratarem de serviços essenciais, mas também porque a busca por álcool gel e equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, aumentou. Essa categoria de consumo registrou um aumento de mais de 85,70% nas vendas online. Além disso, os acessos totais realizados nas páginas das principais farmácias do país – com destaque para a Droga Raia como a mais acessada – somaram cerca de R$ 541,45 milhões.
Aplicativos de refeições
Aplicativos como iFood e Rappi facilitam a rotina do consumidor desde antes da pandemia. Porém, por conta das medidas restritivas, que manteve estabelecimentos alimentícios fechados de forma intermitente, os pedidos via delivery tornaram-se ainda mais frequentes. Só em março de 2020, o iFood registrou uma média de um milhão de entregas por dia.
Exercícios em casa
As academias foram um dos segmentos mais impactados negativamente pela crise. Entretanto, muitos encontraram nos exercícios em casa uma solução para manter a atividade física em dia. Aulas online dominaram a internet e até mesmo serviços de streaming, com modalidades diversas para o aluno escolher.
De acordo com informações da Netshoes, o crescimento do setor também se aplica à procura por itens e equipamentos para se exercitar, com um aumento expressivo de 2.500% nas buscas.
Tecnologia e informática
Por conta do home office e da migração das aulas presenciais para virtuais, o setor de tecnologia também foi impactado positivamente pela crise. Em levantamento da Ebit/Nielsen, o segmento de informática cresceu 101% no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Quais são as principais características dos setores que cresceram na pandemia?
Para enfrentar as adversidades econômicas causadas pelo coronavírus, foi necessário muita resiliência, em primeiro lugar. Afinal, lidar com tantas incertezas em meio a uma crise sanitária sem precedentes tem sido um imenso desafio.
De qualquer forma, algumas práticas contribuem nos esforços para se manter no mercado, como a implementação de plataformas online para otimizar o atendimento, vendas e entregas.
Partindo disso, é possível concluir que manter um bom relacionamento com o cliente também é algo essencial nesse período, principalmente por conta da falta de contato entre as pessoas.
O que podemos aprender?
Mesmo com o avanço nas campanhas de imunização, é difícil prever quando será de fato o fim da pandemia. Por isso, precisamos questionar o que podemos aprender com os setores que mais foram favorecidos nessa crise.
Se você quer manter sua empresa posicionada de maneira competitiva no mercado, é fundamental reconhecer o que tem sido feito por outros empreendimentos. Assim, você será capaz de implementar estratégias similares no seu negócio.
Estrutura flexível
Muitas organizações tiveram que mudar rapidamente seus fluxos de trabalho, o que incluiu adotar o home office como regra. Então, podemos concluir que as estruturas flexíveis promovem maior dinamismo e produtividade aos colaboradores, além de aumentar as oportunidades de negócio. Através do trabalho remoto, as empresas passam a considerar contratar profissionais de vários lugares do Brasil e – por que não? – do mundo.
Planejamento
Prever os próximos passos é o melhor caminho para encontrar possíveis soluções e realizar melhorias constantemente. Por isso, um bom planejamento garante toda a bagagem necessária para enfrentar desafios financeiros e organizacionais.
Transformação digital
A transformação digital é um importante pilar no mundo atual, e qualquer negócio que almeja alcançar os melhores resultados deve buscar implementá-la, mesmo que aos poucos, possibilitando novas perspectivas.
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