Sinais de que seu relatório de marketing digital não está correto
Quem trabalha com marketing sabe que é fundamental mostrar o valor das suas ações e campanhas periodicamente. O relatório de marketing digital é a ferramenta específica para isso.
No entanto, se você percebe que não consegue registrar nos seus relatórios a importância de todo o trabalho que realizou ao longo do período, nem os resultados e muito menos as previsões para ações futuras, é necessário mudar sua forma de documentar e analisar os dados.
Calma, nem tudo está errado. É necessário identificar certos elementos do seu relatório que podem estar afetando toda a conjuntura dos dados.
Saiba agora quais sinais indicam que algumas práticas adotadas para a criação dos seus relatórios não estão corretas. Você também vai ver as métricas que precisa incluir e outras que talvez não sejam tão importantes e podem estar complicando seus relatórios sem necessidade.
O vital do marketing digital é a análise de resultados que não é feita somente ao final das campanhas, já que o monitoramento constante é essencial para verificar a performance e otimizar os custos. Por isso a visualização de dados é extremamente importante.
Essa visualização exige o constante registro em relatórios de marketing digital que sejam capazes de mostrar de forma clara e legível a performance real das campanhas, as conclusões de cada ação e quanto das metas foram atingidas.
Veja agora o que pode estar tirando a objetividade e a clareza dos seus relatórios.
Principais requisitos de um relatório de marketing digital
Vamos descobrir se você cumpre todos os requisitos que a criação de um relatório de marketing digital exige.
Ao fazer um relatório, é preciso ter em mente que não é apenas o “que” que tem importância, mas também o “como”. Na verdade, a chave para um bom relatório é como estruturamos e analisamos os dados para apresentar as informações de forma que a pessoa que lê possa visualizar, interpretar e ver o que é útil.
Então, antes de extrair todos os dados das campanhas em execução, é crucial estabelecer uma estrutura com as métricas mais importantes que propicie a visão não só dos resultados mas do que deve ser feito nas próximas estratégias.
Se você não consegue visualizar isso nos seus relatórios, é provável que não esteja atento aos seguintes pontos.
Sinais de seu relatório de marketing não está correto
1) Você não tem objetivos bem definidos
Toda ação ou campanha de marketing digital deve ter um propósito claro e, por consequência, há uma série de metas mensuráveis que mostram se e o quanto esse propósito foi cumprido. Para citar alguns bem comuns: número de visitas a um site, número de leads gerados, vendas, etc.
O sucesso ou o fracasso de uma campanha será mensurado com base nessas metas previamente definidas. As informações passadas por esses números devem ser a principal mensagem do seu relatório.
Na falta de metas bem definidas você fica sem um norte para fazer suas análises. Por outro lado, quando você tem números importantes para os quais olhar sempre, é possível relacionar outras métricas com eles e fazer comparações que mostram o quanto você está longe ou próximo de cumprir seus maiores propósitos.
2) Você não inclui apenas as informações úteis
Menos é mais. Lembre-se que o objetivo do relatório de marketing é mostrar claramente a partir de uma leitura fácil como as suas campanhas performaram.
Na maioria das ocasiões, esses relatórios são lidos em reuniões breves para pessoas com pouco tempo, então eles precisam conter toda a informação que seus clientes/diretores querem saber de forma rápida e objetiva.
Então, incluir todos os dados que o Analytics e outras ferramentas de análise disponibilizam só tornará o seu relatório longo e complicado. As informações úteis perderão destaque e, principalmente, você não vai conseguir provar o quão boa foi a sua performance.
Portanto, inclua somente as informações essenciais e, se necessário, acrescente informações secundárias como anexos que as pessoas possam verificar depois, caso você compartilhe o relatório com elas.
3) Muitos dados, pouca visualização
Selecionar somente as informações essenciais já é um grande passo, mas ainda não é o suficiente para garantir que o seu relatório seja eficiente. Certifique-se de que os dados estejam representados visualmente de forma que as informações sejam compreensíveis à primeira vista.
Use recursos como gráficos de barras, pizza ou tabelas para mostrar diferentes nuances da performance de suas campanhas sempre que possível.
4) Poucas pessoas conseguem entender seus relatórios
Outro ponto para lembrar sempre: um bom relatório de marketing é aquele que qualquer pessoa que se dedicar a ler vai entender, não apenas os analistas de marketing que o fizeram.
Provavelmente, seu relatório vai circular por diferentes pessoas de uma empresa e é essencial que todas consigam entender, especialmente, as informações mais importantes. Portanto, crie relatórios de marketing digital que sejam de fácil compreensão para quem não trabalha no dia a dia com você.
Recomendação
Agora que você sabe os sinais de que seu relatório de marketing digital pode não estar correto, é hora de tomar uma atitude a respeito. A boa notícia é que nós temos um material completo onde você pode aprender a fazer seus relatórios corretamente, quais ferramentas usar, quais métricas acompanhar quais gráficos utilizar e muito mais.
Acesse agora e aprenda a fazer relatórios como nunca fez antes.