Por que é tão importante criar e enviar sitemap ao Google – e como fazer isso?
O sitemap, como você já deve deduzir pelo nome, é um mapa do seu site. Porém, ele fica escondido, fora da visibilidade do público, por tratar-se de um mapa que você cria para os robôs do Google.
Os Googlebots (vulgo robôzinhos do Google) passam pelos sites de toda a web todos os dias, verificando os conteúdos adicionados. Esses “passeios” têm a missão de rastrear e indexar informações que possam ser úteis para quem usa os mecanismos de busca do Google.
Saiba mais sobre Googlebots e SEO.
Ou seja: os Googlebots circulam pelos sites procurando conteúdos capazes de responder perguntas ou solucionar problemas sobre os quais os usuários pesquisam.
Portanto, um sitemap é uma espécie de cartinha que você deixa para os Googlebots com um mapa, indicando precisamente a forma com que seu site está organizado.
Nele, você mostra claramente todos os caminhos para encontrar as informações que seu site contém: isso facilita muito a compreensão que o Google tem sobre o seu site e sobre a sua otimização para o mecanismo de busca.
Você vai aprender neste artigo:
- O que você precisa entender sobre sitemap
- Como um sitemap funciona
- Por que sitemaps são importantes
- Como enviar um sitemap ao Google
O que você precisa entender sobre sitemap
Um sitemap esclarece toda a estrutura de um site para o Google e também para outros mecanismos de buscas, como o Bing.
Ele é um arquivo em XML, que é uma linguagem de programação usada para definir formatos de exibição dentro de um documento. Explicando de forma mais simples: um XML é um arquivo que indica como determinado conteúdo será visto em uma tela, e como as informações serão distribuídas pelo site.
Estamos falando de uma linguagem de programação que, realmente, é um assunto bem técnico. Então, mesmo que você não seja dessa área específica, neste artigo você vai entender se seu site precisa ou não de sitemap feito em XML.
Sitemap XML
O XML oferece a vantagem de facilitar o compartilhamento de dados. Ele armazena as informações do seu site em texto – que é justamente aquilo que os robôzinhos do Google estão sempre procurando.
O arquivo XML do sitemap é uma ponte entre o seu site e o Google ou, como falamos anteriormente, é a carta de esclarecimento que você deixa para os Googlebots entenderem o seu site.
Há também os sitemaps HTML, que exercem a mesma função de listar todas as páginas de um site para os mecanismos de busca. A diferença entre sitemaps XML e HTML está na principal finalidade de cada linguagem.
O HTML foca em deixar o site mais “user friendly”, isto é, com uma interface mais amigável para o usuário. Já o XML é especificamente usado para escrever informações otimizadas para robôs dos mecanismos de busca.
Então, caso o objetivo seja a melhoria de técnicas de SEO, o XML é muito mais indicado para criar um sitemap.
Como um sitemap funciona
Um sitemap XML permite que os mecanismos de busca enxerguem seu site de forma mais inteligente, especialmente porque ele fornece todas as URLs do seu site de forma organizada e hierarquizada.
Então, além de informar tudo que seu site contém, pelo sitemap você mostra ao Google o endereço certo de onde fica cada informação e qual foi o seu critério para determinar essas localizações.
Assim, o Google compreende quais são as páginas mais importantes do seu site e quais páginas exibir, de acordo com os termos de pesquisa procurados.
Sites que não fornecem essas informações de forma clara ao Google não aparecem entre os primeiros resultados de pesquisas
Por ser um arquivo específico para a leitura dos robôs do Google e demais mecanismos de busca, o sitemap não fica à vista dos visitantes do seu site. Ele fica “escondido” em domínios onde só os web crawlers e web spiders do Google podem encontrá-los.
Justamente por essa razão é que um sitemap deve ser desenvolvido com muita clareza de informações e estar sempre atualizado. Se não for dessa forma, a criação de um sitemap será só uma perda de tempo.
Por que sitemaps são importantes
Sitemaps são importantes para você deixar o Google saber quais URLs você quer que ele rastreie e exiba nas páginas de resultados de pesquisa – principalmente quando você adiciona novas URLs no seu site ou modifica as que já existem.
Pelo sitemap você pode, inclusive, informar ao Google que atualizou suas páginas, incluindo novas imagens e vídeos. Também pode destacar informações sobre diversas versões de suas páginas em diferentes idiomas, ou simplesmente deixar o Google em dia com as atualizações mais recentes do seu site.
A função mais importante de um sitemap é contar ao Google sobre as novas URLs que você adiciona ao seu site. Elas podem ser dos seus blog posts ou de novas páginas de produtos – ou seja, conteúdos através dos quais você quer rankear bem seu site.
Se você não tiver um sitemap, o Google não vai encontrar as páginas do seu site?
Se o seu site for pequeno, com número reduzido de páginas e elas forem propriamente linkadas e hierarquizadas entre si, não há necessidade de um sitemap.
Um sitemap é indispensável quando:
- Seu site é muito grande, com muitas páginas, e você precisa explicar ao Google quais delas deve priorizar.
- Seu site tem várias páginas que não são bem linkadas entre si.
- Seu site é novo ou frequentemente tem novas páginas adicionadas, como matérias, notícias, blog posts, páginas de produtos etc.
Como enviar um sitemap ao Google
Primeiramente, você deve contar com CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdos) que já tenha mecanismos para criar arquivos de XML para sitemaps automaticamente, como um plugin do WordPress, por exemplo.
É sempre melhor contar com ferramentas que possam criar sitemaps automaticamente do que criá-los manualmente.
De forma geral, criar e enviar um sitemap ao Google envolve executar códigos no servidor do seu site. Então, provavelmente você precisará da ajuda de um programador.
Como se trata de uma função específica de otimização de sites para mecanismos de busca, o ideal é contar com a expertise da área tech voltada para SEO.
Com o sitemap devidamente criado, basta submetê-lo ao Google Search Console. Este é o serviço gratuito do Google onde você adiciona a URL do seu sitemap, envia e depois pode verificar o status de indexação das suas páginas, otimizando a visibilidade do seu site.
Crie seu sitemap com a Adtech da Macfor
Conte com um time especializado em análise e desenvolvimento, com foco em otimização de sites para mecanismos de busca, para criar o sitemap ideal para o site da sua empresa.
Saiba quais são seus próximos passos para ter um site com bom ranqueamento no Google: agende uma conversa!