Social media para supermercado: como elevar o engajamento da sua marca
Embora as marcas estejam cada vez mais presentes nas redes sociais, os grandes players ainda encontram alguns obstáculos para estabelecer uma comunicação mais humanizada e, de fato, engajar o seu público.
Para as marcas de supermercados há técnicas específicas para usar as redes sociais como canais que, além de awareness, são úteis para obter feedbacks e melhorar a experiência do cliente nas lojas.
Neste artigo, você verá como transformar as redes sociais do seu supermercado em canais que geram insights para melhorar a experiência de consumo, aumentar seu alcance e, inclusive, gerar mais vendas.
Como gerar crescimento de social media para supermercado
O crescimento dos canais de redes sociais oferece muitas oportunidades para o varejo supermercadista, pois facilita que as marcas ouçam melhor o seu público: seu apreço, suas reclamações. E também ficou muito mais simples atrair os clientes pelas promoções e campanhas sazonais.
Um estudo do Think With Google ajuda a entender o impacto das redes sociais nos resultados financeiros do varejo: um terço do investimento em marketing digital para supermercados vai para as estratégias de social media.
Portanto, considere as redes sociais do seu supermercado como um canal prioritário para aumentar sua digital awareness e sua influência e também transformar seus seguidores em propagadores da sua marca.
Agora, veja o que tem gerado resultado comprovado para gerar crescimento de social media para supermercado, principalmente, entre as grandes marcas.
Planejamento de redes sociais para supermercados
A primeira coisa a fazer é uma análise para entender como seu público atua em cada canal. Segundo um levantamento do Statista, o canal de maior influência para clientes de grandes supermercados é o Facebook.
Contudo, é muito claro que o público do Facebook é mais velho e outras redes vêm apresentando um crescimento cada vez mais expressivo. Como você já sabe, a regra número 1 do planejamento de social media é não depositar todos os seus ovos em uma cesta só. Então, é essencial distribuir o seu investimento em diferentes canais de forma inteligente.
Descubra como está a performance de social media do seu supermercado em relação aos seus principais concorrentes: solicite um diagnóstico digital grátis.
A partir disso, veja como explorar o melhor de cada rede social para o seu supermercado.
Facebook
O Facebook é um dos maiores favoritos na estratégia de social media para supermercados, porque alcança muitas pessoas e facilita a obtenção de feedbacks dos clientes. Além disso, ele oferece recursos de segmentação ótimos para executar campanhas e promoções sazonais.
Mas o seu nível de engajamento na rede de Mark Zuckerberg depende do tipo e da qualidade do seu conteúdo. Isso pode soar vago e bastante comum, mas o que estamos falando aqui é sobre o uso de conteúdo multimídia.
Os supermercados com maior números de seguidores, likes e engajamento nesse canal são aqueles que mais investem em conteúdo multimídia: vídeos e imagens com mensagens úteis para o público. Ou seja, vá além imagens genéricas para divulgar produtos ou promoções.
O Facebook, inclusive, é um bom canal para gerar engajamento e awareness para marca empregadora e conteúdos sobre responsabilidade social corporativa.
Instagram
O Instagram já se consolidou como um canal eficiente em marketing digital para supermercados. Sua audiência vem crescendo especialmente entre os usuários mais jovens: os Millennials e a geração Z.
Como este é o principal canal dos influencers, aqui é o lugar para seu supermercado obter alcance, popularidade e confiança. Tenha atenção ao fato de que para cada um desses fatores você deve recorrer a um influencer diferente.
As campanhas de alcance e popularidade podem ser estreladas pelos influenciadores com milhões de seguidores. Mas quando o objetivo for gerar confiança e conversões, procure os micro ou nano influenciadores, pois eles são capazes de falar mais diretamente com públicos específicos e gerar muito mais identificação e engajamento.
Inclusive, campanhas com influenciadores são uma das maiores tendências do ano.
Conheça as 7 maiores tendências de marketing digital de 2022.
E como no caso do Facebook, as marcas de supermercados que têm maior engajamento no Instagram são aquelas que não usam a rede apenas para divulgar produtos e promoções. São as que produzem conteúdos sobre lifestyle, sustentabilidade e responsabilidade social.
Linkedin
O LinkedIn, evidentemente, é o melhor canal para fazer um branding voltado à imagem institucional e à cultura organizacional do seu supermercado.
Além de usá-la para atrair os melhores talentos para sua empresa, essa rede social é uma boa alternativa para falar do seu posicionamento institucional com o público mais jovem, já que a faixa mais ativa do canal é formada pelos millennials.
Considerando os supermercados com maior engajamento no LinkedIn, 2 ou 3 posts por semana com foco nos elementos citados acima, podem garantir bons resultados.
Como fazer um novo planejamento de social media para supermercados
Quer saber mais sobre outras redes sociais úteis para o seu supermercado e saber qual o seu desempenho em relação aos seus principais concorrentes?
Solicite um diagnóstico digital ou fale agora com um especialista e descubra como receber uma estratégia de social media pronta!