Novo recurso do Spotify foi desenvolvido em parceria com a OpenAI, criadora do ChatGPT, e está em fase de testes: o clone de voz. Novidade deve ter alto impacto no mundo dos podcasts. Entenda.
Por ElinaVeresk/envato
Uma das formas preferidas de entretenimento e informação, hoje, é o podcast. Eles oferecem uma combinação única de proximidade e flexibilidade, permitindo que os ouvintes se aprofundem em temas de interesse enquanto realizam outras atividades.
No entanto, uma barreira persistente para muitos podcasters é o idioma que faz com que os conteúdos fiquem restritos a públicos de determinadas nacionalidades. Mas isso até agora.
Novo recurso de inteligência artificial do Spotify e da OpenAI
O Spotify, líder mundial em streaming de música e podcasts, está reinventando essa dinâmica. Em uma parceria pioneira com a OpenAI, está desenvolvendo uma tecnologia que promete não apenas romper barreiras linguísticas, mas também ampliar de forma significativa o alcance global dos podcasts, mantendo a autenticidade da voz do podcaster.
O universo dos podcasts tem sido uma das áreas mais inovadoras do entretenimento nos últimos anos. Agora, com esse avanço recente, a plataforma Spotify, em colaboração com a OpenAI, promete transformar o mercado de podcasts de maneira nunca antes vista.
E como isso é possível? Através de uma tecnologia de clonagem de voz que possibilita traduções precisas sem perder o tom original da mensagem.
Rompendo barreiras de idioma
A partir desse novo recurso de IA do Spotify, todo podcast pode ser internacional. Com a colaboração da OpenAI, um grupo selecionado de criadores têm a oportunidade de traduzir seus episódios do inglês para espanhol, francês e, em breve, alemão, usando sua própria voz.
Isso não apenas expande o alcance geográfico dos conteúdos, mas também preserva a autenticidade, tornando a experiência mais pessoal e imersiva para o ouvinte.
Tecnologia e autenticidade
Dentro dos bastidores, o que torna tudo isso possível é a ferramenta Whisper da OpenAI. Primeiramente, ela transcreve o episódio e, em seguida, realiza a tradução.
E o toque final: sintetiza a voz do podcaster no idioma alvo. Ziad Sultan, VP de personalização do Spotify, ressaltou a importância dessa inovação, dizendo que “ao combinar a própria voz do criador, a tradução de voz dá aos ouvintes ao redor do mundo o poder de descobrir e serem inspirados por novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca”.
Perspectivas futuras
Apesar do entusiasmo em torno dessa nova ferramenta, é essencial considerar algumas questões. O alcance globalizado dos podcasts é inegavelmente revolucionário, mas também levanta questões éticas relacionadas à segurança e privacidade.
Como garantir que a voz do podcaster não seja usada de forma indevida? E quanto à qualidade das traduções, elas serão sempre precisas e contextuais? São questionamentos válidos e que precisam ser endereçados à medida que a tecnologia se desenvolve e se torna mais acessível.
O melhor podcast de marketing será traduzido para inglês?
Quando essa novidade chegar no Brasil, o BRING ME DATA, melhor podcast de marketing do Brasil, poderá ser ouvido em várias línguas, impactando gestores de marketing ao redor de todo o mundo.
Portanto, fique ligado nas novidades! E se você ainda não conhece o BRING ME DATA, aproveite para escutar hoje mesmo e se atualizar sobre tudo que interessa em marketing digital em conversas inspiradoras com os principais líderes da área no Brasil.
Para receber as principais notícias, análises e comentários sobre que de mais relevante acontece no mercado por uma visão de especialistas em marketing e growth, assine a BRING ME DATA. Receba os principais updates toda segunda de manhã.