No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Macfor, agência full service de marketing digital, aproveitou o buzz que se gera sobre a pauta para dar visibilidade à luta contra a desigualdade de gênero. Nesse sentido, é importante manifestar como a própria agência se posiciona e atua em relação à representatividade feminina.
Está no cerne da cultura da Macfor ser uma empresa com igualdade de oportunidades para todos, desde os processos seletivos até os programas de ascensão de carreira e as parcerias com players que prezam pela diversidade e a inclusão.
Verificando nossos números de team analytics, pudemos observar, felizmente, que é justamente isso que garante o sucesso e o crescimento contínuo que nos posiciona como uma das maiores agências do país.
A representatividade feminina é forte na Macfor, sendo reconhecida, inclusive, pelas nossas colaboradoras. Falaremos a seguir de alguns dos fatores pelos quais lutamos diariamente e como chegamos a índices que, apesar de ainda precisarem evoluir, já são motivo de satisfação.
Representatividade feminina no mercado do marketing e da publicidade
A Macfor conta com um time composto em sua maioria por mulheres e lideranças femininas.
Portanto, segue um caminho inverso a grande parte das agências de mídia e comunicação do mundo todo, pois segundo o Global Gender Gap, relatório publicado no Fórum Econômico Mundial 2022, a presença de mulheres nesse setor, especialmente nos cargos de liderança, ainda é de 40%.
Há vários anos no mercado, atendendo marcas que são líderes dos segmentos em que atuam, a Macfor é consciente do quanto o marketing e a publicidade são importantes para a construção de modelos que influenciam como as pessoas se comportam e parecem.
Em razão disso e juntamente às grandes empresas que assumem a sua responsabilidade em relação às causas igualitárias, a Macfor busca sempre realizar comunicações que sejam o mais diversas e inclusivas possível.
Fazemos isso, contudo, procurando estabelecer o produto do nosso trabalho como um resultado autêntico da nossa realidade organizacional.
Com satisfação, percebemos que, além de contribuir para uma evolução à qual a sociedade precisa urgentemente acelerar os passos, a presença das mulheres e sua atuação gera excelentes resultados para os negócios.
Índices de representatividade feminina da Macfor
Com muito orgulho, a Macfor está entre as empresas brasileiras com maioria de mulheres no time e, isso se contabiliza, inclusive, nos cargos de liderança.
Ainda há um grande caminho a ser percorrido, mas os números falam por si:
- mais de 60% do time é composto por mulheres;
- mais de 54% dos cargos de liderança da empresa são exercidos por mulheres.
A inclusão de mulheres em posições de destaque no mercado do marketing e da publicidade viabiliza uma série de benefícios tanto para as próprias profissionais, que abrem portas para um cenário cada vez mais igualitário, quanto para as empresas, que podem contar com a determinação, a versatilidade e a sensibilidade dessas profissionais.
Setor de mídia e performance composto por maioria feminina
A Macfor é uma agência de marketing data driven, por isso, seu setor de mídia e performance é composto por diversos profissionais de áreas como engenharia, matemática e data science.
Este departamento também conta com um time em que as mulheres estão em maior número, inclusive, nos cargos mais sênior.
Para Ariane Mitsuhara, media guild captain da Macfor, isso é uma situação bem atípica numa área em que se trabalha com dados e geralmente é em sua maior parte ocupada e liderada por homens.
“Isso aquece o coração: aqui não somos apenas números, somos sempre respeitadas com igualdade desde os processos seletivos”, declarou a profissional.
Carolina Meneghine, account partner technical expert da Macfor, também fez questão de destacar o quanto é potente fazer parte de uma empresa em que a representatividade feminina é maioria.
“É um privilégio trabalhar num time com maior presença de mulheres, ainda mais porque fomos educadas para acreditar que só competimos entre nós mesmas ou somos menos inteligentes ou capazes”, sublinhou.
A cultura de representatividade feminina da Macfor
Esses índices e depoimentos, que são muito satisfatórios para a empresa, são resultado de uma cultura que há anos vem sendo criada e trabalhada com muita dedicação pelos times de Team Experience e Team Development da Macfor.
Fazem parte dessa cultura avaliar políticas e ações constantemente para construir um ambiente propício para a presença das mulheres.
Para isso, criamos programas de seleção e carreira igualitários, constantemente realizamos pesquisas internas, promovemos discussões e revisamos nossas práticas.
Somente assim garantimos um ambiente de trabalho com níveis de desigualdade de gênero cada vez menores que não favorece discursos opressores ou assédios.
Veja o estudo que realizamos sobre o nível de desigualdade de gênero no mercado e o que as empresas têm feito a respeito. Acesse o conteúdo aqui.
Conheça a Macfor.