Como melhorar a taxa de conversão em 4 áreas do seu site
Descubra agora como fazer o seu site trabalhar de forma muito mais eficiente para gerar mais leads qualificados para o seu funil de vendas por meio da otimização da taxa de conversão.
Hoje, a maioria dos times de marketing digital é focada em atrair tráfego orgânico para os seus sites, com o objetivo de que esse tráfego se converta em leads qualificados.
Contudo, para que haja uma real e efetiva captação de leads, essa é apenas uma das partes do trabalho!
O crescimento de uma empresa depende da geração de leads qualificados – que, por sua vez, depende do tráfego. A relação entre essas variáveis é bem complexa, e se estabelece por meio de um importante componente do marketing digital: a otimização da taxa de conversão.
Neste artigo, você vai entender o real poder dessa taxa, descobrindo a razão pela qual o seu time de marketing deve focar constantemente na melhoria desse elemento.
Antes de tudo, algumas definições são importantes.
O que é taxa de conversão?
Aparentemente, o conceito de taxa de conversão já é bem óbvio para os profissionais de marketing.
Ela é a porcentagem de visitantes que realizam uma ação que você disponibilizou em alguma página do seu site (como preencher um formulário, assinar uma newsletter, comprar um produto, contratar um serviço etc.).
Uma taxa de conversão elevada significa que o site tem um bom design, é bem formatado em UX e é atraente para o seu público alvo. Já um índice baixo aponta para vários fatores, como a performance e o design do site – podendo incluir lentidão, layout pouco atrativo, copy nada persuasiva, entre outros.
Como calcular a taxa de conversão
Para obter a porcentagem, você deve dividir o número de conversões pelo número de visitantes ao site e multiplicar o resultado dessa divisão por 100.
O que é considerada uma boa taxa de conversão?
Isso depende do seu segmento, dos objetivos, do tráfego, dos canais, dos dados demográficos da sua audiência, entre vários outros fatores.
Para sites de e-commerce, por exemplo, a taxa de conversão padrão é 2,17%, segundo o site Statista, mas os padrões podem variar de acordo com o ano e o país (e, como já dissemos, conforme o segmento). Pelo mesmo levantamento, percebemos que o padrão da taxa de conversão do e-commerce no setor de alimentação é 5,5%, enquanto no setor de beleza é 3,5 %.
Portanto, tenha em mente que um bom índice de taxa de conversão pode variar muito de acordo com as variáveis apresentadas.
No entanto, se o seu índice parece estar abaixo do que você deseja, verifique os padrões do seu segmento e dos seus principais concorrentes. Verifique, também, quais são os seus reais objetivos – e inicie a sua otimização!
Otimização da taxa de conversão (CRO)
O termo identificado pela sigla CRO (Conversion Rate Optimization) é o processo de aprimorar o conteúdo, o design e as funcionalidades do seu site, visando aumentar a sua taxa de conversão.
Essa otimização permite aumentar o seu número de leads qualificados, gerar mais receita, reduzir o custo de aquisição de clientes, gerar maior valor a partir dos seus leads já capturados e clientes e promover o crescimento do negócio.
A partir desse processo, as conversões podem ocorrer em qualquer parte do seu site: na sua homepage, nos seus checkouts, nas suas landing pages… Dessa forma, para elevar esse potencial de conversão, você deve otimizar cada uma dessas áreas.
Agora, você vai entender os reais benefícios da otimização da taxa de conversão, conhecendo o tempo e os recursos que são necessários para investir nesta estratégia.
4 áreas do seu site que terão benefícios com a otimização da taxa de conversão
- Página inicial
A otimização da página inicial, além de melhorar a primeira impressão que o seu site causa aos visitantes, também oferece a oportunidade de retê-los e guiá-los a outras partes do site.
Você pode otimizar essa página destacando os links para informação de produtos, inserindo botões visíveis para assinar uma newsletter ou até incorporando um chatbot, que interage com os usuários ao longo da navegação.
- Página de checkout
Esta é uma página de tomada de decisão e, por isso, o processo de otimização de conversão deve ser muito minucioso. Isso pode ajudar não só a converter seus leads em clientes, como a fidelizá-los.
Algo que melhora bastante a experiência é descrever com clareza e objetividade os produtos, os processos de pagamento e outras especificidades do serviço prestado.
- Blog
Um blog é uma grande oportunidade de conversão para um site: então, além de postar conteúdo relevante e de qualidade para o seu nicho, o seu blog deve desempenhar o importante papel de converter leitores em leads.
Essa otimização deve priorizar a inserção de calls-to-action (CTAs) ao longo dos artigos, convites a assinar newsletters ou preencher formulários em troca de materiais relevantes.
- Landing pages
A grande função das landing pages é convencer as pessoas a realizar uma ação. Por isso, elas têm taxas de conversão que chegam a 24%!
Uma forma de otimização que pode deixar essa taxa ainda maior é oferecer prévias do conteúdo que a landing page oferece.
Quando é hora de fazer uma otimização da taxa de conversão do seu site?
A otimização da taxa de conversão é importante a qualquer momento, em qualquer negócio.
Não importa o quão consolidada seja a sua empresa no seu segmento: sempre há oportunidades para atrair maior tráfego ao seu site, capturar mais leads qualificados, mais clientes e gerar mais brand awareness.
Além disso, sempre há uma maneira mais eficiente, impactante e confiável de obter todos esses índices específicos para o seu negócio, de acordo com os seus objetivos.
Com a otimização da taxa de conversão, você vai conseguir gerar mais oportunidades de negócio a partir do tráfego que o seu site já tem, gerando mais leads qualificados.
No entanto, não se trata simplesmente de decidir por dobrar o número de conversões de um mês para o outro (até porque, de um mês para outro, muitas variáveis do mercado podem afetar o seu site, positiva ou negativamente).
Ainda assim, você pode estabelecer um X número de conversões para um Y número de visitantes ao seu site durante um determinado período.
Quer descobrir quais páginas do seu site precisam de uma otimização da taxa de conversão?
Você precisa saber quais suas reais oportunidades de crescimento a partir desse processo!