Tendências de design 2024: o que aplicar em branding e design
Uma área que está sempre evoluindo é a de design. Nela mais que em outras, é importante estar sempre atualizado, porque as mudanças literalmente saltam aos olhos. Por isso, vamos apresentar neste artigo as tendências de design 2024.
Você vai ver quais estilos e referências foram fortes em 2023 e vão se manter no próximo ano e o que pode mudar. Evidentemente, ao longo de 2024, o cenário poderá passar por mudanças, já que novas tendências surgem o tempo todo.
De acordo com análises de especialistas e de dados da área, os elementos a seguir estarão presentes no design em 2024 e devem fazer sucesso ao serem aplicados às estratégias de branding das empresas.
Saiba mais sobre branding.
Tendências de design para 2024
Uma maneira fundamental para a sua marca ser lembrada sempre de forma positiva pelos consumidores, é se manter atualizado em relação às tendências de design.
Na verdade, isso é um dos principais exercícios de branding: acompanhar os updates de design – tanto os criativos quanto os funcionais – e ver o que melhor se aplica à sua própria identidade.
Entretanto, agora que é muito fácil acompanhar as trends internacionais e estar sempre a par das novidades desde que elas surgem, esse mercado tende a mudar muito rapidamente. Por isso, as tendências de design para 2024 são aquelas que, em tese, não devem mudar tão cedo e, principalmente, devem guiar as referências para o próximo ano.
Design de identidade visual disruptivo
Ter um visual organizado e sofisticado pode ser uma boa escolha para algumas marcas, mas essa característica também pode passar a ideia de que a empresa é conservadora, não ultrapassa limites, ou até, é pouco inovadora.
Por isso, em 2024, muitas marcas devem deixar o look mais clean e organizado para revelar um lado diferente da sua personalidade. Nesse sentido, layouts aparentemente bagunçados, letterings embaralhados, obras de arte mais artesanais e autorais e designs mais simplistas, divertidos e desconstruídos, que fogem da ideia de algo estritamente sério e calculado devem ser mais usados como estratégias de branding.
A ideia desse estilo é fazer o consumidor olhar mais de uma vez para o produto, conceito, embalagem, post em social media etc. Além de causar mais atração, essas características mostram que as marcas estão dispostas a “não seguir todas as regras” para se aproximar do público.
Isso será tendência, principalmente, para marcas consolidadas entre as classes sociais mais altas que buscam um público da classe média.
Minimalismo
O minimalismo é tendência de design da década, e os seus efeitos sobre o branding de várias marcas de diferentes segmentos são visíveis tanto na identidade visual quanto na atitude.
Ela só se fortalece porque, cada vez mais, os consumidores querem uma comunicação direta e estão dispostos a dedicar pouquíssimo esforço para entender a mensagem e a usabilidade de uma marca.
Aqui, vale falar de neuromarketing: tudo que obriga o usuário a pensar mais gera menos conversões. Mesmo que a gente considere as nossas escolhas 100% conscientes, nossos cérebros de consumidor preferem escolhas que exigem o mínimo possível de razão envolvida.
Por isso, usar embalagens ou sites diretos e minimalistas causam uma sensação de conforto: o que provoca uma compra tranquila, emocional, límbica e, por que não, por impulso.
Para aderir a essa tendência com autenticidade, além de uma identidade visual mais básica, as marcas devem desenvolver uma comunicação sem rodeios com o seu público, que seja pessoal e pautada pela clareza de propósitos.
É por essa razão que há um número cada vez maior de marcas famosas com identidades visuais muito simples, que se limitam à grafia do seu próprio nome com uma fonte menos trabalhada e, por isso, mais memorável. Isso torna a aplicação dos logos fácil em qualquer superfície e canal, e facilita a estratégia que é fundamental para qualquer marca atualmente: a comunicação omnichannel.
Veja o que o Chief Creative Officer da Macfor escreveu sobre minimalismo.
Visuais nostálgicos
Embora algumas das tendências de design 2024 sejam os visuais modernos e futuristas, outra forte deve ser o apelo à nostalgia.
Essa trend deve ser usada, especialmente, por marcas que já tem uma presença há décadas no mercado, como foi o caso do Burger King em 2021, retomando um logo que foi usado em 1994, devido ao seu desenho mais simplista e menos artificial, como o próprio global head of design do BK afirmou ao Meio e Mensagem.
Essa é uma técnica sutil das empresas de lembrar que elas fazem parte da vida dos consumidores por décadas. É por isso que, ao invés dos designs brilhantes e chamativos, marcas como o BK preferem logos mais simples, de uma cor só.
Hoje, há uma profusão de startups, empresas locais, microempreendedores etc. No meio dessa efervescência, uma forma eficiente das marcas antigas se destacarem é apelar ao emocional do consumidor: “estou aqui há muito tempo, faço parte da sua história e continuo contigo after all this time”.
Por isso, a tendência de nostalgia: gerar lembranças de épocas melhores e mostrar a presença e solidez de uma marca.
Por meio dessa técnica, reforçam a noção de que a marca faz parte da vida de quem a consome e instauram a nostalgia das gerações que já conheciam o logo anteriormente.
Em 2024, veremos mais organizações, especialmente no setor B2C, voltando ao seu branding antigo, à procura de um visual nostálgico que provoque reações emocionais nos consumidores, que gere uma ligação mais profunda com a marca.
Branding ativista
Com audiências cada vez mais ativas e engajadas com causas sociais, principalmente, nas redes sociais, 2024 promete ser um ano em que as corporações assumirão ainda mais o seu papel frente a essas pautas.
Longe de ser inédito, isso é uma prática já bastante consolidada entre as grandes marcas. A novidade é que, agora, essa atitude deixa de ser um acessório para o marketing e passa a ser protagonista de grandes campanhas, a fim de atrair público especialmente por meio das suas ações sociais.
Portanto, podemos esperar por ver grandes campanhas direcionadas a essas causas, algumas com mensagem sutis, outras com mensagens diretas sobre assuntos como sustentabilidade, diversidade, inclusão, entre outros.
Vale notar também que já existe todo um segmento de marcas eco-friendly e comprometidas em fazer do mundo um lugar melhor. Uma mudança importante no design delas será o desapego das cores e temas relacionados a matas e florestas, uma vez que todas as marcas, inclusive de outros nichos muito diferentes, tem se voltado a esse apelo também.
Por isso, as eco-friendly tendem a se tornar menos verdes e mais modernas, embora continuem defendendo as mesmas causas.
Design futurístico
O retrofuturismo foi uma tendência de design muito forte de 2023, mas, no branding para 2024, devem haver mudanças acentuadas nesse aspecto.
Assim como o entretenimento, a informação e, inclusive, o dinheiro tendem a mudar do físico para o virtual – vide o Metaverso -, as marcas também estão assumindo um design mais tecnológico, com visuais futuristas.
Então, devemos ver mais imagens captadas por raios ultravioletas ou feitas a partir de padrões formados por redes neurais ou digitais.
Com visuais digitalizados e linhas pouco comuns, dando um look hipermoderno ao branding das empresas, as marcas poderão criar uma aura muito mais atrativa e única para os seus produtos. Uma maneira eficiente de apontar para o futuro, oferecendo soluções sólidas para o presente.
Design branding 2024: você vai atualizar sua marca?
Acompanhar as tendências de design é essencial para as marcas que querem ser lembradas positivamente por seus consumidores e receber mais respostas emocionais às suas estratégias de branding.
Para saber o que aplicar à sua marca das tendências de design para 2024, você precisa analisar o seu mercado, o seu público e a sua atual identidade. A partir disso, você determina o que mudar do seu KV.
KV é o Key Visual, uma importante ferramenta de design para definir a identidade visual de marcas e campanhas. Quer saber como criar e atualizar o seu KV: saiba mais neste artigo.