TikTok: A Rede Social do Momento

TikTok: A Rede Social do Momento

Entenda porque um negócio da China se tornou oceano azul

Lançado em 2005 o livro Blue OceanStrategy, ou “A Estratégia do Oceano Azul, dos autores Renée Mauborgne e W.Chan Kim, apresenta um conceito de negócios que diz que a melhor maneira de superar a concorrência é parando de tentar, simplesmente porque o sucesso consiste na atuação em mercados ainda não explorados, que possuam mais possibilidades em comparação a um mercado saturado. É o que os autores chamam de oceano azul!

Na metáfora, o oceano é um espaço onde é possível nadar livremente, pois a concorrência ainda não chegou lá, diferente no mercado vermelho, onde há sangue, proveniente das árduas batalhas entre concorrentes.

Trazendo a metáfora para o mundo das mídias digitais, podemos dizer que plataformas como Facebook e Instagram já são oceanos vermelhos, enquanto outras como Pinterest e TikTok são oceanos azuis. É sobre este último que vamos falar neste conteúdo.

Imagine uma rede social onde os vídeos são curtos e divertidos com alto grau de interação. Lançado em 2016 na China e introduzido no mercado internacional um ano depois, o TikTok têm essas características.

De propriedade de uma empresa chamada ByteDance, em agosto de 2018 o TikTok se fundiu com outra rede social chinesa: A Musical. Iy. Muito conhecida no mundo oriental, essa plataforma surgiu em 2014, com o foco em pequenos videos de 15 segundos, onde o usuário dublava uma canção. O sucesso foi instantâneo a iniciativa um tiro certo, tendo em vista que a união de forças resultou em grande crescimento.

A negociação movimentou valores astronômicos entre 800 e 1 bilhão de dólares. Enquanto outras empresas se jogavam ao mar para nadar em oceanos vermelhos, a ByteDance enxergou uma oportunidade imperdível ao unir a Musical. Iy com a TikTok. Tanto é que apenas dois meses depois o aplicativo já contabilizava o dobro do número de downloads de outras plataformas como Facebook, Instagram e até YouTube.

Ao expandir a atuação a ByteDance desenvolveu o aplicativo e passou a disputar espaço no coração dos usuários das grandes redes sociais, tendo como principal destaque a interação, característica indispensável para utilizar a plataforma.

O sucesso foi tão grande que ainda em 2018 o aplicativo foi o mais baixado nos Estados Unidos, contabilizando no mesmo ano mais de 1 bilhão de instalações, batendo recorde de instalações mensais com o alcance de 75 milhões, um oceano azul de águas cristalinas e pronto para ser explorado.

É super fácil criar, postar ou interagir com vídeos dentro do TikTok. Os mecanismos são super rápidos e intuitivos. Mas, uma das explicações para o sucesso do TikTok está além desses recursos: está em sua aposta na inteligência artificial. Diferentemente do Instagram ou do Facebook, em que a lógica de seguir pessoas ou páginas ainda tem um peso grande no que você vê na sua timeline, no TikTok, é a inteligência artificial que determina tudo. Quando você se loga à nova rede, já há uma enorme quantidade de conteúdos à sua espera.

A medida que você interage com eles, rapidamente, o sistema entende suas preferências e passa a te enviar mais e mais vídeos. É bom que se diga, que a maior parte do conteúdo encontrado no TikTok pode ser colocada na categoria dos vídeos sem muita importância ou relevância. Mas, graças ao entendimento da inteligência artificial, a ferramenta é altamente eficiente em deixar os usuários viciados.

A Macfor está no TikTok! Segue a gente: @Macfor

 

TikTok oferece um mar de possibilidades

 

TikTok tem um catálogo com músicas nacionais e internacionais separadas por categoria, entre as tops do momento ou por gênero musical.

Ao visualizar um vídeo, o usuário vê o nome do artista e da música utilizada no vídeo. Dá para mixar o volume do som ambiente com a trilha sonora escolhida, fazer duetos audiovisuais, editando vídeos de outras pessoas e usar uma infinidade de filtros, figurinhas e afins.

 

Os vídeos de dublagem que eram o foco inicial deram lugar a vídeos sobre qualquer coisa: receitas, maquiagens, dança, habilidades curiosas. É praticamente impossível navegar pela rede e não encontrar nada que chame a sua atenção.

Números relevantes, direcionamento voltado para o entretenimento e segmentação voltada para o público jovem, o TikTok é pura diversão. Simples e de fácil uso ele tem como proposta estimular a criatividade dos usuários, que podem produzir clipes, disponibilizar vídeos aleatórios e:

  • Criar vídeos;
  • Editar vídeos;
  • Fazer dublagens;
  • Fazer edições
  • Gerar materiais interativos, entre outras possibilidades.

Do ponto de vista do conteúdo, basicamente todo material produzido pelos usuários é voltado para o entretenimento, o que acaba tornando o ambiente leve e por ser pautado pelo humor, impulsiona o engajamento, especialmente porque o público jovem adora interagir. Não por acaso, muitos vídeos postados no TikTok acabam viralizando, inclusive em outras plataformas, mais uma estratégia interessante, que o coloca como oceano azul.

Explorar a criatividade através de filtros, adesivos e uma série de outras funções de edição tornam o TikTok acima de tudo, divertido!

No TikTok é possível fazer buscas por temas, ou hashtag, aliás, uma estratégia à parte para quem deseja ter visibilidade no aplicativo, pois facilita ser encontrado na hora que o usuário procurar por conteúdo específico.

E por falar em pesquisa, assim como as outras redes sociais, o TikTok analisa os gostos e particularidades de seus usuários, disponibilizando posteriormente conteúdos específicos, a partir das curtidas dentro do App. Em síntese, à medida que você interage, o sistema vai entendendo suas preferências e passa a te enviar mais e mais vídeos.

E como a interatividade faz parte do aplicativo, se comunicar através de mensagens dentro do aplicativo, também é uma possibilidade.

Quem são os influenciadores do TikTok e por que eles conquistam seguidores?

Com o alto sucesso do aplicativo, muitos internautas ficaram famosos com seus vídeos. O sucesso vem do diferencial que eles conseguem trazer, a criatividade nas junções de efeitos, filtros e danças. São as pessoas que se destacam no app e tem um grande número de visualizações, consequentemente, vários seguidores.

No TikTok os influenciadores são conhecidos como musers. Normalmente, estes usuários estão na plataforma há muito tempo e além de já terem entendido que tipo de conteúdo funciona mais no App – inclusive por isto estão sempre conseguindo viralizar algum vídeo – eles entenderam o quanto o oceano estava azul e nadam de braçada, simplesmente por não haver algoritmos bloqueando sua audiência.

Para as empresas, os musers são ótimas soluções quando o assunto é Marketing de Conteúdo para um público segmentado, mas isto é assunto para outro texto.

À medida que o TikTok aumentou sua base de usuários, as marcas começaram a anunciar na plataforma por meio do marketing de influenciadores. O aplicativo também fez parcerias com influenciadores populares em outras plataformas, como o Instagram, para apresentar outros públicos ao seu formato e comunidade exclusivas.

Os perfis mais acessados do tiktok são denominados como top creator @tiktok.brasil: @leticiafgomes, @espairecida, @lauraff

Famosos que estão no tiktok: @victormeyniel, @felipeneto.ly @avonbrasil, @anitta, @mariamariamakeup @gustavolima

 

 

Por que participar dos Desafios do TikTok

Com esse potencial incrível para viralizar, o TikTok pode ser considerado uma verdadeira fábrica de produzir memes. Curtos, os vídeos duram entre 15 e 60 segundos – criar vídeos curtos de até 15 segundos e vídeos em loop de até um minuto de duração., uma outra vantagem em um mundo cada vez mais voltado para a otimização do tempo.

Com a possibilidade de usar desde figurinhas a memes, músicas famosas e músicas famosas, o aplicativo vai de encontro com a demanda cultural dos usuários de redes sociais que adoram participar!

Entre as alternativas mais “bombadas” que os usuários do aplicativo têm são os TikTokChallenges, ou desafios do TikTok, que estimulam os tiktokers a participarem de diversas ações dentro da plataforma.

 

Aproveite o oceano azul e bombe no aplicativo!

Novidade no mundo dos negócios o TikTok é uma boa alternativa para anunciar, especialmente por ser bem mais barato do que as mídias, basicamente por não existir uma comunidade forte de influenciadores, nem usuários competindo por anúncios.

Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), a ferramenta desenvolvida pela chinesa ByteDance também começou a testar anúncios nos conteúdos publicados a partir do dia 26 de janeiro.

Os usuários do serviço já puderam ver propagandas do GrubHub, aplicativo de delivery de comida, por cinco segundos. Quem preferir pode pular a divulgação em um botão de saída no canto superior da tela. Até então, o TikTok só monetizava ao intermediar as transações financeiras realizadas entre usuários. Por exemplo, quando alguém envia uma quantidade de dinheiro para uma celebridade do aplicativo.

 

Entre as dicas para bombar suas estratégias para tornar-se relevante no TikTok, destacamos:

  • Use a criatividade para escolher os efeitos. Como o aplicativo oferece uma gama de opções, as possibilidades são infinitas;
  • Seja periódico! Poste diariamente, pois quanto mais marcar presença, mais relevante se tornará;
  • Use e abuse das #, elas são fundamentar no TikTok e uma solução eficaz para “crescer e aparecer!
  • Seja comunicativo, conheça os tiktokers, participe dos desafios, promova ações e seja parceiro dos demais usuários. O carisma é uma característica que ajuda a alavancar o perfil nesse App.
  • Não seja mais um… Lembre-se que no TikTok a criatividade é a alma do negócio!

 

 

E quanto aos direitos autorais do conteúdo utilizado? As músicas mais utilizadas pelos usuários contém direitos de estúdios de gravação que têm parceria com o aplicativo, reconhecendo que é o caminho mais fácil para que aumentem a receita para esse conteúdo. Alguns artistas chegam a usar o TikTok para promover novas músicas, e estúdios inclusive estão começando a prestar atenção nas músicas usadas pelos usuários ainda desconhecidas pelo grande público, em busca de novos hits em potencial.

 

O aplicativo é um sucesso graças ao grande número de usuários na China, mas ele já começa a chamar a atenção também nos Estados Unidos.

Na esteira da popularidade do serviço, a receita do TikTok registrou um aumento de 253% – mais que o dobro do mesmo período de 2017 –, refletido nos US$ 6 milhões (cerca de R$ 22,3 milhões) gastos dentro da plataforma. Atualmente, o objetivo é expandir as oportunidades de lucro com anúncios que alcançariam uma audiência estimada em 500 milhões de usuários ativos por mês.

No entanto, os esforços vão de encontro a uma série de polêmicas que envolveram o TikTok nos últimos meses. Uma das mais preocupantes veio justamente da Índia, polo de crescimento da ferramenta. O governo do país asiático tem avançado em uma lei capaz de restringir os vídeos postados na plataforma e a moderação ficará a cargo dos desenvolvedores da plataforma. A intenção é coibir conteúdos sensíveis como violência ou que disseminem informações falsas – a medida faz parte de uma série de ações para evitar as fakenews.

Facebook quer lançar concorrente

 

O enorme sucesso do TikTok/Musical.ly vem despertando interesse também de empresas concorrentes. O Facebook estaria desenvolvendo um app chamado “Lasso” para competir com a plataforma de dublagem, segundo uma fonte revelou ao site TechCrunch. “É (um app) de tela inteira, criado para adolescentes, divertido e engraçado e focado em criação”, disse a fonte de forma não oficial.

A notícia é condizente com os projetos já revelados pelo Facebook, que em junho anunciou o recurso LypSync Live. Ainda em fase de testes, a função permite ao usuário escolher uma música para dublar durante as transmissões ao vivo.