5 tendências de web design que o site da sua empresa NÃO deve seguir
Você há de concordar com o seguinte: quando um site é bonito, tem um design inteligente, uma experiência de usuário de qualidade, ainda assim as opiniões divergem: alguns não acham tão bonito, outros não acham tão smart. Mas quando o design é feio, aí sim, há unanimidade!
Por isso é essencial viver se atualizando nessa área e acompanhar quais são as melhores tendências de web design e quais você deve evitar totalmente.
Neste artigo, vamos apresentar 5 tendências de web design que o site da sua empresa não pode seguir e vamos te explicar o por quê.
Para te motivar a ler até o fim: web design de má qualidade pode passar uma imagem muito ruim da sua empresa e este não é um preço que você quer pagar, não é mesmo? Então, siga a leitura.
O que faz uma tendência de web design ser ruim?
Além de ser visualmente desagradável, um site com um design ruim é muito ineficiente. Ou seja, ele não só prejudica a sua marca como também faz um investimento seu ser jogado no lixo.
Em alguns casos, o conteúdo do site até pode ser bom e otimizado para os mecanismos de busca, o que atrai tráfego. Mas quando o usuário chega até ali e tem uma experiência ruim, ele logo sai da página e retorna para a SERP (search engine results page).
Portanto, os recursos que você aplica em SEO podem ser facilmente desperdiçados se o web design for de baixa qualidade. Porque os abandonos de página elevam a sua taxa de rejeição o que é péssimo para seu ranqueamento nos mecanismos de busca e os seus negócios online são negativamente impactados.
Então, é preciso ter muito cuidado com as tendências, porque quando elas aparecem, muita gente tenta seguir, e aí só depois que muitos sites se mostram ineficientes é que se percebe que o que parecia muito produtivo e cool de início, na verdade, é um erro.
Veja a seguir exemplos do que não fazer no site da sua empresa.
1 Vídeos de reprodução automática
Os vídeos com “autoplay” são algo bem irritantes. De acordo com um estudo do Think With Google, mais de 60% do tempo que as pessoas passam online é em dispositivos móveis. E por que isso é importante neste tópico? Pois isso indica que as pessoas podem estar acessando o seu site em qualquer lugar: na rua, no trabalho, etc.
Para essas pessoas a coisa mais indesejada durante a navegação online é os vídeos ou áudios que aparecem do nada e chamam atenção desnecessária de quem está ao redor. Isso não apenas distrai o usuário, como provoca abandono imediato da página em que ele se encontra.
Seria bem desagradável sua marca estar associada a um momento em que o usuário estava no trabalho e foi “pego” pelos colegas enquanto via um conteúdo que não tinha nada a ver com o trabalho. Afinal, certamente, este usuário passaria a evitar o seu site completamente.
Evite os vídeos com reprodução automática.
2 Pop-ups
Ainda existem sites que usam pop-ups, um dos maiores erros de design para web. Dá para dizer que elas são uma gafe de web design, porque elas são criadas para chamar a atenção, mas a verdade é que elas quebram todo o visual e a vibe de um site.
Muito frequentemente as pop-ups são responsáveis por abandonos de página. Ou seja, elas cumprem o oposto da finalidade para a qual foram criadas.
Você lembra de alguma vez ter visto uma pop-up, curtido seu conteúdo e realmente ter clicado para saber mais? Provavelmente, porque os cliques em pop-ups geralmente são no “fechar”.
Interrupções nunca são positivas em uma jornada de compra, e pop-ups são o sinônimo de interrupção.
Evite as pop-ups.
3 Visual de banco de imagens
Não há problema em usar imagens de banco de imagens em posts ou em artigos do seu blog, mas o caso é diferente quando se trata do visual do seu site.
Ter uma ou outra foto dessas pelo site é aceitável, mas usar muitas é sinal de web design preguiçoso. Mesmo quando as imagens são de bancos caros, quando são usadas muitas, nota-se uma falta de criatividade. E quando são usadas várias de bancos gratuitos o que se percebe é a falta de profissionalismo.
O melhor caminho é usar imagens do seu espaço de trabalho, dos seus próprios projetos, do seu time. Isso tudo faz sua empresa ser original porque apresenta um look que só a você tem e conquista a confiança de quem acessa o seu site.
Usar depoimentos de clientes e cases com fotos de banco de imagem acaba com todo o trabalho dedicado a gerar o case e obter os depoimentos. Enquanto, ao usar imagens feitas, de fato, pelo pessoal da empresa, passa credibilidade, autenticidade e segurança. Valores essenciais para fechar um negócio.
Evite o uso exagerado de fotos de banco de imagens.
4 Introdução em flash
A introdução em flash é uma animação curta, geralmente acompanhada de música, que dura alguns segundos, algumas podem ter até mais de um minuto, e devem ser vistas antes do que o usuário entre, de fato, no site.
Essa tendência ganhou muitos adeptos há alguns anos, quando alguns web designers viram isso como uma oportunidade de dar um toque especial de personalidade para atrair o público.
Evidentemente, o público não quer perder tempo com recursos visuais que não tem recompensa nenhuma, pelo contrário, só atrasam a ação que ele quer realizar. Em alguns sites, essa intro dura o tempo suficiente para o usuário desistir do site e retornar para a SERP.
Mesmo que o site ofereça o que usuário quer e ele saiba disso, provavelmente, ele evitará uma segunda visita, simplesmente para não ter que lidar com essa espera que, francamente, é inútil.
Evite as introduções em flash.
5 Efeito de rolagem parallax ruim
A rolagem parallax é quando as imagens do plano de fundo se movem mais rápido que as imagens em primeiro plano. Quando feito da forma certa, esse efeito é uma ótima técnica. Mas quando feito de forma errada, pode deixar os usuários bem confusos.
Quando um usuário está em busca de algo que deseja comprar, ele precisa de elementos que passem certeza e precisão, se ele sentir confuso, certamente, vai abandonar o seu site.
O efeito de parallax ruim deixa o seu site lento e aumenta o tempo de carregamento das páginas. Velocidade para carregar é um dos Core Web Vitals do Google para ranquear bem os sites nas páginas de resultado, portanto, isso é muito negativo.
Além disso, ele pode dificultar a mensuração do seu site no Analytics o que simplesmente impede que o você encontre os pontos que precisam de melhoria, e é um efeito que não funciona em mobile, ou seja, abandone!
Evite o efeito de rolagem parallax.
Que tendência de web design você deve seguir?
Após essa leitura, não pense que é difícil encontrar efeitos e técnicas visualmente interessantes e capazes de impactar a sua audiência. Existem várias boas práticas de web design para deixar seu site original, responsivo e rápido.
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