7 tendências de marketing digital para 2024
Nos últimos dois anos, a pandemia foi a maior responsável pelas mudanças em marketing e vendas. Ela não só afetou os comportamentos de consumo como também a forma das marcas se relacionarem com o consumidor e os métodos usados para isso.
Observando tudo isso, atentos aos indicadores das principais ferramentas de marketing e fazendo pesquisas em bases de dados públicas, levantamos as principais tendências de marketing digital para 2024.
Neste artigo, você verá o que vai se manter, o que pode mudar e o que vai ser mais forte em canais, estratégias e modelos de marketing digital.
Tendências de marketing digital para 2024: visão geral
Todas as previsões e tendências de marketing digital para 2024 giram em torno dos elementos a seguir.
Núcleos de estratégias criativas
Já percebeu que o marketing digital evolui à medida em que os canais melhoram e aceleram a comunicação dos consumidores? Isso exige que as estratégias sejam cada vez mais sofisticadas e, ao mesmo tempo, ágeis.
Em vista disso, as funções no marketing digital vão se transformando e, até mesmo, o perfil dos profissionais muda. Repensar as estruturas desses processos deu origem à necessidade, por parte das marcas, de um núcleo de estratégias criativas que seja composto por times atentos às mudanças e tendências do mercado na velocidade em que elas aparecem.
Assim, os times de Creative Strategy consolidam-se nas empresas, como a Macfor, agência de marketing digital full service, que tem um squad especialmente dedicado a isso com uso de metodologias ágeis que combinam as competências de profissionais criativos e cientistas de dados para criar as melhores estratégias para cada marca.
Os cookies de terceiros – recurso das marcas para guardar informações de navegação dos sites usados pelo seu público e, posteriormente, anunciar nesses sites – devem ser bloqueados pelo Google até 2023. Por isso, os profissionais de marketing digital devem repensar sua prospecção na web, o alcance de clientes e as técnicas de mensuração.
O desafio nesse período será desenvolver um uso mais sofisticado de cookies primários, como uma otimização maior de criativos em campanhas de mídia paga e mídia programática.
Agora, veja as principais tendências de marketing digital para 2024 de acordo com os elementos apresentados e algumas atualizações dos principais canais e ferramentas.
1. Anúncios nos apps mais baixados do mundo
No último trimestre de 2021, foi lançado um relatório por duas das maiores plataformas de análise de aplicativos do mundo: AppFigures e SenorTower. O documento mostrou quais são os apps mais baixados no mundo: Instagram e TikTok, tanto na Google Play Store quanto na App Store do iOS. (Fonte: Indie Hackers)
Esse levantamento traz valiosos insights para gestores de marketing digital que querem alavancar as suas campanhas de anúncios em 2024.
Apps mais baixados no mundo
Google Play Store | iOS App Store |
1. Instagram | 1. TikTok |
2. Facebook | 2. YouTube |
3. TikTok | 3. Instagram |
4. WhatsApp | 4. WhatsApp |
5. Telegram | 5. Facebook |
Além desses, entre os 10+, está o Spotify, tanto na Play Store quanto na App Store. Embora possa mudar em alguns aspectos, é fundamental acompanhar a lista dos apps mais populares, porque é nesses lugares que o seu público está, onde os seus anúncios vão performar melhor.
No momento, os apps mais populares são TikTok, Instagram, Facebook, WhatsApp e YouTube. O Spotify, que vem crescendo na preferência dos usuários, apresenta uma oportunidade de exibir anúncios mais baratos, já que o seu número de downloads está em uma crescente contínua e, apesar disso, ainda não é um espaço de grande concorrência para os anunciantes.
2. Mais conteúdo em áudio e vídeo via mobile
Tendo em vista os apps mais populares do mundo, há uma demanda por conteúdos que se encaixem melhor nessas plataformas. Em 2024, o desafio será contar as suas histórias nesses formatos mais curtos e chamativos.
Transforme artigos em vídeos ou publique versões em áudio. Além disso, mais que nunca, em social media, o público vem procurando por produções mais curtas, interativas e de entretenimento. Portanto, além de diversificar o que você cria, é importante, nessas versões mais leves, o esforço em entreter mais que informar.
Para cada material planejado, pense em formas de entreter o público para gerar mais engajamento em diversos canais e expandir o seu alcance. Invista em criação com novas ferramentas, se necessário, afinal, você precisará diversificar a produção.
Pesquise dados atualizados sobre o que a audiência procura. Se o objetivo é expandir o seu público, o recomendado é ir além da análise que você já tem. Você pode buscar uma agência de marketing digital para obter as bases de dados e as análises de que você precisa, além da criação de conteúdo especializado.
3. User Generated Content
USG, o já conhecido conteúdo gerado pelo usuário, é uma tendência de marketing digital para 2024 bem forte. Inclusive, é um recurso que tem se tornado cada vez mais relevante no tocante à autenticidade.
Uma pesquisa da Deloitte mostrou que 82% das pessoas preferem seguir recomendações de influenciadores digitais que de pessoas muito famosas. Ou seja, são influenciadas por pessoas de quem se sentem mais próximas.
Além disso, essa proximidade gera mais engajamento, porque as pessoas veem mais oportunidades de interagir e serem ouvidas pelas marcas. Também apreciam a possibilidade de participar ativamente das estratégias lançadas nas redes sociais.
Isso produz dados importantes sobre a interação dos usuários com os conteúdos publicados, o que alimenta uma produção cada vez mais orientada pelos volumes de apreciação do público. Fique atento a essa tendência e otimize sua criação de conteúdo.
4. Conteúdo mais personalizado, inteligente e data driven
Os conteúdos, cada vez mais orientados por dados, também devem ser cada vez mais personalizados. Nesse sentido, o marketing de influência, como citado acima, deve deixar de ser uma tendência para se tornar uma estratégia comum das marcas, já que o perfil dos influencers são os que mais movimentam os canais e geram dados.
Analise a performance dos conteúdos do último ano para extrair o máximo de insights para o planejamento de 2024, mas é preciso estar ciente de que essas informações de performance têm muitos dados, de modo que os insights precisam ser rastreados.
Por isso, a análise de dados com as ferramentas adequadas será um must have do marketing de conteúdo em 2024. Uma vez que a análise deve ser um processo constante, já que os cenários, as tendências e até os hábitos de consumo vão mudando, o ideal é evitar um planejamento fixado para o ano todo.
Data driven content deve ser gerado a partir de dados capturados e analisados em tempo real, só assim eles oferecem insumos para produção de conteúdo personalizado tanto para CRM quanto para as mídias de performance.
Em 2024, segundo pesquisa do Hubspot, os profissionais mais procurados para os times de marketing digital serão os criadores de conteúdo.
5. Experiências híbridas
As experiências híbridas envolvem situações reais com elementos virtuais, um modelo que confunde as linhas entre o possível e o impossível. As marcas têm investido muito nisso para aumentar as propostas personalizadas, inovadoras e únicas e aumentar a conexão com o consumidor.
Para se diferenciar da concorrência, as empresas devem pensar em como levar essas experiências para canais diversificados, criando eventos virtuais seguindo a tendência customer centric e tornando o consumidor um cocriador dessa vivência.
Nesse contexto das tecnologias de realidade mista (Realidade Virtual e Realidade Aumentada), o anúncio do metaverso gerou um hype histórico. E não é para menos, já que até o Facebook, teve seu nome mudado para Meta em razão disso, como divulgado pelo CEO, Mark Zuckerberg.
O metaverso funciona como um espelho do real que possibilitará que a navegação na internet seja em 3D, permitindo aos usuários uma imersão completa no virtual, diferente das experiências bidimensionais que temos hoje. Com fones de ouvido, óculos e relógios, será possível vivenciar a conexão como se estivéssemos em mundo real.
Bill Gates, inclusive, declarou que, em breve, todas as reuniões de trabalho serão no metaverso. Em vista disso, o ideal é que as empresas se preparem desde já para uma era em que os consumidores desejarão experiências on-line cada vez mais reais.
Em 2021, o Google Search apresentou a rolagem contínua na página de resultados de busca em dispositivos móveis. A novidade ainda está somente nos EUA, mas podemos esperar que a “segunda página” do Google deixe de existir em dispositivos móveis do mundo todo.
Rolagem contínua do Google: quando você chegar ao fundo da primeira página de resultados do Google no seu smartphone, a partir dessa atualização, não será mais necessário clicar para acessar a segunda página.
Ao invés disso, os próximos resultados serão carregados automaticamente para que o usuário possa rolar a página continuamente para ver mais informações.
Com essa novidade, as pessoas chegarão à segunda página do Google, um lugar que, antes, era poucas vezes acessado. A ideia da segunda página, em si, deixará de existir, uma vez que os resultados que, antes, eram exibidos nela serão carregados automaticamente, como no feed de uma rede social.
A tendência é que haja uma competitividade no que diz respeito às estratégias de SEO, já que até as páginas mais remotas no posicionamento do mecanismo de busca passarão a receber mais tráfego.
A dica é: invista em SEO mais que nunca!
7. ESG deve dominar a esfera digital
ESG é uma sigla que está mudando a forma das empresas se organizarem e gerarem valor para as esferas das comunidades em que estão inseridas. Significa Environmental Social Governance (em português, Governança Ambiental e Social) e se tornou foco no mundo dos negócios à medida em que as novas gerações de consumidores passaram a valorizar mais a proteção ambiental, a justiça social e o gerenciamento ético.
Um relatório da McKinsey mostrou que 60% dos millennials gastam mais com marcas que têm responsabilidade e comprometimento social. Portanto, empresas que desenvolvem projetos de ESG e declaram sua responsabilidade ambiental e social têm oportunidades muito maiores de ampliar a fidelidade de seus clientes e o valor de suas marcas.
A tendência é que as companhias invistam em esforços e estratégias cada vez maiores de ESG e as comuniquem por meio do marketing. Portanto, você, profissional de marketing, fique muito atento a isso!
Descubra se a sua marca está preparada para as tendências de marketing digital para 2024!
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