5 benefícios de terceirizar o time de marketing da sua empresa
Será que terceirizar o time de marketing é o melhor caminho para a sua empresa? A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta.
Porém, ao longo deste conteúdo, vamos apresentar para você alguns dados e informações sobre a terceirização do marketing no ambiente empresarial.
O que já podemos afirmar é que atualmente as empresas que desejam ter vida longa precisam investir no setor de comunicação.
Isso fica ainda mais claro com a pesquisa do eMarketer, que estimou um aumento de 61,9% no investimento em publicidade digital até 2024.
Muitas marcas já estão atentas à importância de investir nessa área, e você não vai ficar de fora, certo?
Continue acompanhando este artigo para entender qual a melhor forma de começar ou aprimorar o seu marketing!
O que é o marketing terceirizado?
Existem diversas formas de trabalhar com marketing terceirizado, e as mais populares são as agências e consultorias de marketing.
Com o surgimento de cada vez mais áreas dentro da comunicação e do marketing, novos formatos e modelos de negócio para as empresas responsáveis por esse tipo de serviço têm aparecido, mas o objetivo final é bastante similar entre elas.
Como já comentamos anteriormente, esse segmento vem crescendo, e como em qualquer outra área, quanto maior a demanda, maior o custo.
Profissionais de qualidade custam caro e tem pouca disponibilidade. Por isso, muitas empresas acabam optando pela terceirização.
Os negócios especialistas em marketing oferecem um serviço completo, de acordo com a necessidade de cada contratante, e ainda tiram de cena a questão burocrática da contratação de vários funcionários para integrar o seu time.
Quais equipes de marketing você pode terceirizar?
Antes de optar pela terceirização ou não dessa área na sua empresa, é necessário entender quais são as suas demandas para o setor.
Em alguns casos, você pode terceirizar todo o setor, mas em outros, pode optar por serviços mais pontuais.
A seguir, confira algumas das atividades que podem ser terceirizadas.
Gestão
CMO, ou Chief Marketing Officer, é o profissional responsável por estruturar e executar um planejamento de ações para o time de marketing, seja ele a curto, médio ou a longo prazo.
Ele é o líder à frente da equipe e, no caso da terceirização, irá ocupar essa função até que você encontre um profissional capacitado para continuar a execução do projeto.
Conteúdo e SEO
O marketing de conteúdo já é consolidado como uma das grandes fontes de atração de leads para diversos tipos de negócios.
As empresas terceirizadas serão responsáveis por entender o seu mercado e criar um planejamento de assuntos e tipos de materiais que fazem sentido para o seu público.
Um bom conteúdo, combinado com técnicas de SEO bem executadas, certamente pode aumentar o número de acessos, cadastros e vendas nos seus canais digitais.
Redes sociais
As queridinhas do momento não poderiam ficar de fora da nossa lista.
Uma pesquisa feita em outubro de 2020 pelo We Are Social e Hootsuite registrou que existem 130 milhões de contas brasileiras no Facebook, 105 milhões no YouTube e 95 milhões no Instagram.
Os números já são suficientes para evidenciar o quanto as redes sociais são importantes para as empresas. Porém, ainda mais importante que isso é saber usá-las ao seu favor,
Uma equipe de especialistas, além de planejar e criar os conteúdos para redes que fizerem sentido para você, também vão monitorar a relação do público com a sua marca.
Então, além de atrair, esses canais também são fundamentais para fortalecer o relacionamento com os consumidores.
Neles, é possível trabalhar com conteúdo orgânico e também com publicidade paga.
Branding
Trabalhar a imagem da marca é sempre importante, seja ela uma grande corporação ou uma pequena empresa.
É claro que cada uma precisa desenvolver projetos diferentes, mas o objetivo é o mesmo: posicionar a marca no mercado e materializar a essência do negócio.
Automação
Com o passar dos anos, o marketing foi mudando, e hoje muita coisa já pode ser automatizada.
Existem diversos softwares que enviam campanhas de e-mail, SMS, publicam posts em redes sociais e são responsáveis por uma série de outras tarefas.
Um especialista nessas ferramentas é fundamental, pois elas costumam ser complexas e se atualizam constantemente.
Analytics
O uso de dados no marketing já é uma realidade, e eles tendem a ocupar cada vez mais espaço nas estratégias.
Os dados são muito valiosos, e é necessário ter um profissional que saiba como coletá-los, analisá-los e transformá-los em insights, conteúdos e estratégias.
Essa atividade é vital para as empresas, e contar com o apoio de vários especialistas é um dos ótimos motivo de terceirizar o seu time de marketing.
As 5 principais vantagens de terceirizar o time de marketing
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as atividades que podem ser terceirizadas, que tal saber mais sobre as vantagens de escolher este modelo de trabalho?
O marketing terceirizado pode trazer uma série de vantagens, e nós trouxemos as que consideramos mais importantes e que realmente podem fazer a diferença no seu dia a dia de trabalho. Veja!
1. Diminuição de custos
Um time de marketing completo e multidisciplinar exige gastos com questões trabalhistas, computadores, móveis, espaço de trabalho e muito mais.
Ao terceirizar, você transfere essas responsabilidades para a agência e ainda tem um controle maior sobre o seu orçamento.
Em períodos de alta demanda, você pode aumentar seu investimento em marketing para uma equipe terceirizada maior e diminuí-lo quando esse período terminar.
2. Suporte contínuo
Quando você contrata uma agência para cuidar do seu marketing, você contrata uma equipe que oferece todo o suporte necessário para atingir os objetivos propostos.
Isso quer dizer que eles estão analisando constantemente suas campanhas, propondo mudanças e mantendo o orçamento em dia.
3. Aumento de produtividade
Você pode contar com especialistas de marketing dentro da sua empresa, mas a produtividade deles não será a mesma.
Em agências, eles possuem toda a estrutura e suporte necessários para desempenhar o trabalho da melhor forma.
Além disso, ainda conta com a expertise de outros especialistas e o costume com alta demanda que existem nessas empresas.
4. Visão externa do negócio
Certamente, ninguém conhece uma empresa melhor do que quem trabalha nela, mas isso nem sempre é bom.
Uma visão externa é importante para entender o mercado como um todo e o mais importante, trazer inovações para a área.
Isso é fundamental para resultados cada vez melhores e a criação de estratégias de comunicação mais sólidas a longo prazo.
5. Equipe qualificada e com experiência em diversos segmentos
Ao terceirizar o marketing da empresa, é como se você trouxesse diversas novas experiências para dentro do seu negócio de uma única vez.
Uma agência é acostumada a atender clientes de diferentes segmentos, e isso pode agregar muito para a inovação, criação de estratégias mais eficazes e atualização constante do que é proposto.
Sem dúvidas esse é um ótimo caminho para empresas de diversos segmentos e tamanhos na hora de escolher como vai investir na sua comunicação.
Será que agora já é o momento para terceirizar o time de marketing do seu negócio?
Além das dicas que você já viu neste conteúdo, também separamos alguns cuidados para você acertar em cheio na hora de escolher a sua agência. Baixe o e-book agora mesmo!