O link building é uma importante prática para aperfeiçoar a sua estratégia de conteúdo. Logo, a inserção de links dofollow e nofollow com certeza vai otimizar esse processo e trazer mais resultados para você.
Quando falamos de conteúdo SEO, construir uma rede de links no seu site ou blog (link building) é um dos pilares para aumentar a quantidade de visitantes e gerar um melhor posicionamento no Google e outros buscadores.
Neste artigo, você vai conhecer as diferenças entre links dofollow e nofollow, além das práticas que devem ser associadas às tags para um melhor desempenho.
O que são links dofollow e nofollow?
Os links associados ao seu site ou blog transmitem mais credibilidade e confiança para seus clientes. Os links dofollow e nofollow são tipos de backlinks, uma das práticas recomendadas nas estratégias e esforços SEO aplicados em seu conteúdo digital.
Por isso, é importante saber o que são links dofollow e nofollow para usá-los a favor do seu desempenho nos motores de busca. Confira a seguir a diferença entre ambos:
Links dofollow
Links dofollow são aqueles normalmente utilizados quando você adiciona uma palavra-chave ao link. Isso permite aos buscadores apontarem o conteúdo de volta para o seu site ou blog.
Esses links demonstram que o conteúdo do site é confiável e relevante e, com eles, as páginas são facilmente indexadas pelos buscadores. Por isso, ao inserir um link dofollow no post, você fortalece o seu conteúdo e sua autoridade sobre o assunto.
Links nofollow
Os links nofollow são aqueles que não apontam de volta para o seu site. Criado originalmente para evitar spams, o link nofollow deve ter o HTML modificado, como um aviso para os mecanismos de busca não considerarem o link para o seu posicionamento.
Dicas para a prática de links dofollow e nofollow
Algumas dúvidas podem surgir na prática de links dofollow e nofollow. Conte com as dicas a seguir para melhorar ainda mais sua estratégia SEO:
- faça um levantamento de quais links você quer que sejam citados nos seus posts, levando em conta a relevância e a qualidade do que será associado ao seu conteúdo;
- utilize links nofollow quando associar links que você não quer que apontem de volta para o seu site ou blog, como sites de concorrentes, anúncios e conteúdos de pouca relevância;
- parte de sua estratégia digital deve ser o equilíbrio entre práticas para ranqueamento e fluidez do seu conteúdo, garantindo a melhor experiência para o usuário.
Vantagens de inserir links externos
Inserir links externos ao seu conteúdo com um link dofollow é uma estratégia interessante, se você quer que os mecanismos de busca reconheçam que você vinculou seu conteúdo a esses materiais externos. Além de ajudar o algoritmo a entender do que o seu conteúdo se trata, ter links externos associados torna seu material mais genuíno aos olhos do usuário.
Para aumentar seu tráfego, crescer de forma orgânica e alcançar resultados, entre em contato com a Macfor e saiba como aliar estratégias SEO de alta performance ao seu negócio.