Quem nunca usou o Universal Analytics pode usar o Google Analytics 4?
Se você tem um site ou um app para o seu negócio e vai começar a analisar os dados de navegação dessas plataformas, já deve ter ouvido falar sobre o Google Analytics 4, a última geração das ferramentas de Analytics.
Caso não tenha experiência com essas plataformas, pode estar se perguntando se deve começar instalando a versão mais avançada. Será que as funcionalidades dessa versão são muito complexas para quem está apenas começando a realizar mensuração de dados?
Isso é o que vamos responder neste artigo: saiba se você deve ou não criar uma propriedade no Google Analytics 4 e quando e como deve fazer isso.
O que é Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é a última geração das plataformas de mensuração de dados de navegação em sites e aplicativos, pois foi desenvolvido com machine learning para atender a demanda de privacy-first, isto é, proteger a privacidade do usuário de acordo com a LGPD.
É uma ferramenta de mensuração de dados que, portanto, coleta e armazena as métricas da jornada do usuário mesmo sem o recurso dos cookies, que são os pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador para armazenar os dados de navegação dos usuários.
Além dessa inovação em relação às versões anteriores, ele conta com o modelo de dados baseado em eventos que viabiliza uma análise mais detalhada e entrega uma mensuração muito mais centrada no usuário.
Dessa forma, visualiza a sua jornada por múltiplas plataformas sem duplicar visitas da mesma pessoa em dispositivos diferentes, o que acontecia na versão antiga, pois aquela tinha um modelo de dados baseado em sessões.
Para quem o Google Analytics 4 é indicado?
O GA4 é a ferramenta de mensuração ideal para todas as pessoas que têm um site, blog, aplicativo ou e-commerce e pretendem analisar os dados de navegação nessas plataformas.
Todos esses usuários devem usar o GA4, mesmo quem nunca usou o Universal Analytics – a versão antiga – antes. Isso se deve ao fato de que o UA será totalmente desativado em julho de 2023.
Como criar uma propriedade no Google Analytics 4
É possível usar as propriedades do GA4 para dados de web e apps. Para criar uma nova propriedade na plataforma você deve conhecer os fluxos de dados que podem ser incluídos nela.
Fluxos de dados são os recursos que conectam a propriedade que você vai criar aos diversos locais por onde os usuários interagem com sua marca online. São esses fluxos que gerarão os insights para compor seus relatórios e análises.
Como configurar sua propriedade no GA4
Para configurar sua nova propriedade no Google Analytics siga os seguintes passos.
1 Abra sua conta no Google Analytics
Crie uma nova conta em google.com/analytics ou faça login caso a sua conta já exista e acesse as configurações da conta.
2 Crie uma propriedade no Google Analytics 4
Informe os dados da sua empresa na nova propriedade. Esses campos vêm em formato padrão no GA4.
3 Crie um fluxo de dados
Defina a estrutura ideal para as suas necessidades: é preciso que a propriedade tenha um fluxo para cada plataforma na qual a sua empresa está disponível online. Caso tenha somente um site, será necessário apenas um fluxo de dados para web, caso tenha um site e um aplicativo disponível para Android e iOS, serão necessários 3 fluxos de dados: um para web, e outros dois para app: um para Android e outro para iOS.
4 Ative a coleta de dados
Esta parte é mais técnica, por isso, o mais recomendado é seguir os passos indicados neste guia da Central de Ajuda do Google.
A partir desses passos, sua propriedade no Google Analytics 4 estará pronta e você já pode começar a usar todos os recursos inovadores e novas funcionalidades da ferramenta. É importante criar a sua propriedade no GA4 o quanto antes a fim de coletar dados e ter acelerar o acúmulo de histórico para gerar insights cada vez melhores e ter insumos para suas comparações YoY.
Implemente o Google Analytics 4 no seu negócio
Quer saber como instalar o Google Analytics no seu negócio de forma correta e segura no prazo adequado para não perder seus dados e ainda fazer o melhor uso das novas funcionalidades?
Solicite a consultoria em Analytics da Macfor: comece a usar o melhor do Google Analytics 4 o quanto antes.
Agende seu contato agora.