A maior plataforma de vídeos do mundo, também ostenta outros títulos. Você não precisa ser um heavy user da Internet, para saber que o YouTube é uma importante plataforma de busca também. Tanto, que atualmente ele é considerado o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google.
Para se ter uma ideia do potencial de crescimento do YouTube, no primeiro semestre de 2018 ele chegou ao número de 1,8 bilhões de usuários logados/mês, tendo crescido 20% em relação ao ano anterior.
E por falar em potencial, a ABRANET (Associação Brasileira de Internet) publicou uma pesquisa afirmando que em 2019 o volume do tráfego na Internet no Brasil deve crescer em até 220%. O motivo de tamanho aumento? O brasileiro está cada dia mais usando a rede para consumir vídeos.
E se você faz o tipo de pessoa que gosta de números substanciais para se convencer, vamos oferecer mais argumentos. Acompanhe!
- A cada minuto, 400 horas de novos conteúdos são enviadas para a rede e metade das visualizações são via mobile;
- Todos os dias, as pessoas assistem um bilhão de horas de vídeos no YouTube;
Sem contar que o YouTube é o maior destino dos brasileiros para assistir vídeos na Internet. Não é à toa que dois canais brasileiros estão entre os 15 maiores do mundo.
Mas, afinal, por que vídeos fazem tanto sucesso? Talvez a resposta esteja, no fato das pessoas gostarem de se conectar com conteúdos, pelos quais se interessam e se identificam.
E é aqui que entra a importância do YouTuber, ou creator (pessoas que escrevem, filmam e editam os vídeos). Atualmente eles são o elo que une anunciantes, marcas e pessoas.
E voltamos aos números, afinal, se tem algo que impressiona quando falamos de YouTube e YouTubers são os índices, sempre muito expressivos. Um exemplo disto são os dados apresentados pelo Google Consumer Survey. Confira:
- 54% das pessoas dizem conseguir se conectar mais com YouTubers, do que com celebridades de televisão.
- 64% das pessoas têm uma percepção positiva de marcas quando o anúncio é feito no YouTube, sendo que 45% começa a admirar e até consumir uma marca, quando um YouTuber fala bem dela.
- 76% dos brasileiros conectados conhecem o termo YouTuber e 77% deles acompanham algum canal na plataforma.
E se os números não mentem jamais, essa é uma boa hora para começar a usar todo esse potencial a favor do crescimento de seu negócio, afinal, vídeos no YouTube têm um impacto 11 vezes maior do que o Facebook.
E o melhor disto tudo?
É que mesmo com tanto sucesso o YouTube ainda é um ótimo lugar para estar. O universo está aberto e as possibilidades são infinitas. Para aproveitar todo potencial da plataforma é preciso estar preparado!
E sua empresa, já está usufruindo disto para alavancar as vendas?
Se ainda não, reveja seus conceitos e aproveite para falar com algum dos consultores da Macfor Marketing. Nós podemos te ajudar!
Como usar o YouTube para promover minha marca?
Para aproveitar esta enorme influência do YouTube sob seus usuários, a Macfor Marketing oferece diversas soluções para alavancar o nome de sua empresa ou marca, a partir desta plataforma. Entre nossas ferramentas a principal é:
Creators Connect – uma solução do Google que amplia a atuação das marcas no YouTube. Aqui a proposta é usar a relação dos creators com suas audiências, para transmitir a mensagem de sua marca. Neste caso, nós da Macfor Marketing trabalhamos em conjunto com você, o time do Google e os parceiros produtores de conteúdo para entregar todo o planejamento da campanha.
Utilizando esta estratégia, a partir da consultoria de nossos especialistas, sua marca poderá alcançar mais vendas, ter o nome consolidado, além de alcançar números bastante expressivos convertidos em vendas.
Em suma, esta é uma ótima ferramenta para o sucesso de seu negócio.
Gerenciamento de YouTube – Como a Macfor Marketing atua
Não é novidade para ninguém que vídeo tem um maior potencial de engajamento em redes sociais, superando textos e imagens estáticas. Por esse motivo, trazer o nome de sua empresa para o YouTube – a plataforma mais utilizada por brasileiros para assistir esse tipo de material – pode ser um ótimo negócio, especialmente se for uma produção de qualidade produzida com conteúdo relevante.
Para isto, nós da Macfor Marketing temos especialistas em cada uma das áreas envolvidas desde a criação até a veiculação de um bom material visual. Além de ajudá-lo na manutenção dos clientes, vídeos também impulsionam a captação de leads.
Na Macfor Marketing também usamos o YouTube Analytics para estudar o desempenho das ações dentro do canal, uma maneira de conseguir identificar o que dá certo e apontar o que precisa ser readequado para conquistar a alta performance.
Por que devo investir no YouTube?
Poderíamos listar vários motivos para investir em um canal do YouTube para divulgar sua empresa, ou marca, no entanto, vamos focar em apenas um e talvez o que mais interesse!
Através de vídeos relevantes, você cria autoridade sobre o nicho no qual atua, o que lhe gera credibilidade. Por intermédio desse posicionamento seu conteúdo atrai leads qualificados, aumentando muito suas chances de conversões em vendas.
Em suma, sim, vídeos são ótimas ferramentas para o marketing do seu negócio, pode apostar!
Atitudes certas para criar audiência no YouTube
Não existe uma fórmula mágica, que de uma hora para outra te coloca como uma referência no YouTube. Engajamento e audiência se constrói com o tempo, afinal, não foi do dia para a noite que nomes como Felipe Neto, Carlinhos Maia e Whindersson Nunes conquistaram toda audiência que possuem – aqui não entramos no mérito sobre o conteúdo que eles produzem, mas sim sobre a representatividade deles como um dos maiores influenciadores digitais do momento.
E se questionarem qualquer um dos 3 Youtubers sobre como conquistaram tantos seguidores e audiência a resposta deles, provavelmente será basicamente a mesma: Tentaram! Começaram pequenos, mantiveram a dedicação, foram se adequando e nunca desistiram, até finalmente emplacar!
Claro, que mais difícil do que chegar lá, é se manter, mas isto já é uma outra história.
E se você não é chegado a polêmicas como as que pautam os principais canais do Youtube brasileiro na atualidade, procura conteúdos de qualidade, mas não sabe exatamente como criar e manter um canal na maior plataforma de vídeos do mundo, nossos especialistas da Macfor Marketing podem te auxiliar. Confira algumas 3 dicas separadas por eles, que auxiliarão nesta árdua jornada:
- Use palavras-chave;
- Faça otimização de vídeos;
- Crie conteúdos relevantes e de qualidade.
Dicas para encontrar as melhores palavras-chaves
Não é novidade para ninguém que a preocupação em manter um bom SEO (Search Engine Optimization) interfere diretamente na facilidade para que usuários consigam localizar o conteúdo produzido para sites, blogs e páginas na web.
Tanto é que uma das frases mais conhecidas e antigas da publicidade ainda cabe nesse contexto, por falar justamente da importância das pessoas terem conhecimento que seu negócio existe: “Quem não é visto não é lembrado”.
E se o trabalho do SEO, entre outras coisas, tem como objetivo evidenciar conteúdos, no universo online, as palavras-chave também ocupam papel importante nesta missão, pois é através delas que se conquista melhores posições nos rankings orgânicos, mais tráfego e consequentemente maior autoridade.
Uma das maneiras mais simples de se descobrir palavras-chave quando o assunto é YouTube é a pesquisa na barra de buscas. Basta uma letra para a própria plataforma sugerir uma frase completa. Detalhe: essas sugestões são baseadas nas palavras mais buscadas dentro dela, um ótimo motivo para usá-las em seus conteúdos.
Ficar de olho nas tags também podem ajudar a encontrar a palavra-chave que melhor se encaixa no conteúdo que deseja divulgar. Vale até dar uma espiadinha no material do seu concorrente, afinal, quanto mais expressões relevantes referentes ao mercado em que atua, mais chances de conquistar um melhor ranqueamento.
Dicas para otimização de vídeos
Como já citado, a otimização dos vídeos contribui imensamente para a geração de uma audiência qualificada. Entre as formas de conseguir otimizar os vídeos estão:
- Inserir a palavra-chave do vídeo no arquivo antes de fazer o upload;
- Criar títulos criativos e que também contenham a palavra-chave eleita;
- Não deixe de fazer a descrição do vídeo, pois ela serve tanto para informar os robôs do Google, quando para seu público, algumas informações sobre seu conteúdo;
- Usar tags! Elas são fundamentais para a indexação e ainda ajudam as pessoas encontrarem seu conteúdo nos mecanismos de busca;
- Faça a transcrição! Elas facilitam a visualização do material e ainda incentivam as pessoas a consumirem seu conteúdo, mesmo não dando o play.
Dicas para a criação de conteúdos relevantes e de qualidade!
Não precisa ser nenhum creator profissional para sentir-se satisfeito quando alguém curte, comenta ou compartilha algum vídeo que você tenha publicado, afinal as ações indicam que as pessoas estão vendo e se engajando com aquilo que publica, sendo também uma ótima forma de se conectar com o mundo.
Seja por entretenimento, ou para se manter atualizado sobre determinado assunto, quando alguém busca algo na Internet, normalmente deseja acrescentar alguma coisa à sua realidade. Os usuários querem solucionar dúvidas e encontrar respostas para o que procuram e você pode ser a solução para eles, desde que esteja no lugar certo!
Na Macfor Marketing estamos preparados para te ajudar a chegar lá. Fale conosco!
Conquiste o engajamento de seus sonhos
O engajamento com os vídeos que publica é talvez uma das melhores respostas se o seu Marketing está dando resultados ou não. Para melhorar sua performance e te ajudar a conquistar o engajamento de seus sonhos os consultores da Macfor Marketing separaram 3 dicas das boas. Veja!
- Mantenha a opção de comentários aberta! Para engajar é preciso se abrir a possibilidade de interagir com seu público e para isto é preciso estar aberto em todos os sentidos, mas principalmente na plataforma!
- Aposte nas Thumbnails! Se você não sabe o que é, a gente te explica. Sabe aquelas imagens estáticas que aparecem no vídeo antes do play? Pois então, são as próprias. Normalmente o próprio YouTube oferece as opções, no entanto, o ideal é você escolher qual o melhor momento do vídeo e pegar justamente este, afinal, a ideia é chamar atenção!
- Mantenha-se ativo na rede! Você não faz nada sozinho no YouTube. Precisa de sua audiência e uma forcinha de outros parceiros que divulguem seu trabalho também pode dar aquele plus no seu ranqueamento. Sendo assim clique no “Gostar”, “Adicionar aos favoritos”, “Incluir em Listas de Reprodução”, etc.
3 curiosidades sobre relevância de canais no YouTube
Muitos fatores influenciam na decisão do Youtube na hora de determinar se um canal é ou não relevante. Com a consultoria dos especialistas da Macfor Marketing listamos 3. Acompanhe!
- Idade – Para o YouTube quanto mais tempo um canal está no ar, mais relevância ele tem e isto conta como ponto positivo na hora de ranquear.
- Tempo do Vídeo – Quanto mais tempo você conseguir manter sua audiência dentro da plataforma assistindo seus vídeos, mais relevante seu canal se torna!
- Inscritos – Claro, que o número de inscritos conta muito, portanto, quanto mais gente demonstra interesse pelo seu conteúdo, mais relevante você se torna dentro da plataforma.
Enfim, basicamente, quando se fala em conquistar relevância no YouTube, quanto mais visualizações, melhor!
Projeção do YouTube e atuação do Marketing Digital
Se você chegou até aqui e leu com atenção todo esse material, já entendeu a relevância do YouTube para a divulgação de produtos e serviços, assim como compreendeu que sem o Marketing Digital não é possível conquistar os melhores resultados.
Algum tempo atrás era comum ouvir especialistas apontando o YouTube como o futuro da Televisão. Analisando a afirmação e tendo visto o cenário atual, podemos dizer que não se trata mais de futuro. O YouTube já é o presente, não apenas da televisão, mas de diversas outros meios de Comunicação, que precisar estar presentes na plataforma para poder continuar existindo.
Em plena expansão e diferente de outros meios, o YouTube tem um potencial enorme para crescer cada dia mais, portanto, enxergar as oportunidades desse negócio e começar a colocar em prática ações para aumentar a visibilidade dentro da plataforma é um ótimo passo.
Assim como muita gente perdeu, por ter demorado demais para entender o poder no Marketing Digital, quem demorar para encarar o YouTube como uma das melhores opções para divulgar, também perderá muito.
Na Macfor Marketing nós assessoramos nossos clientes para que estejam sempre um passo à frente de seus concorrentes. Aqui, o futuro já chegou faz tempo, lembrando que para investir em vídeos na plataforma não é preciso muito investimento e sim conhecimento e disto nós entendemos. Fale conosco!