Aprender como usar o YouTube na sua empresa é uma das grandes sacadas de marketing digital. Afinal, a conta na plataforma pode ser um sucesso ou, simplesmente, flopar, fazendo com que você perca investimento, tempo de trabalho e paciência!
No entanto, algumas técnicas e alguns segredos podem alavancar os seus resultados no YouTube e trazer um novo rumo para as suas ações dentro dessa rede social. Confira nossas dicas a seguir.
O sucesso do YouTube
Há 3 principais motivos que fizeram o YouTube ter mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo. Confira:
Sob demanda
Assistir de onde quiser, quando quiser e o que quiser! Hoje em dia, essa até parece uma frase comum com o auge dos serviços de streaming.
Mas quando o YouTube surgiu foi revolucionário. As pessoas poderiam escolher conteúdos de forma personalizada e passar horas e horas consumindo apenas o que convém. Uma inovação!
Acessibilidade
Do celular ou do computador, da Smart TV ou do tablet: tem YouTube para todo mundo!
Por isso, um dos principais fatores que fizeram o YouTube ser um sucesso foi a acessibilidade, ou seja, a possibilidade de assistir conteúdos em diferentes plataformas, de acordo com as suas necessidades ou preferências.
Pioneirismo
Se você chegou até aqui buscando aprender como usar YouTube na sua empresa é porque sabe que a plataforma não tem muitos concorrentes à altura, né? Isso acontece porque os criadores foram pioneiros no ramo e logo conquistaram os dias de glória.
Isto é, o YouTube chegou primeiro, trazendo inovação e modernidade em um oceano azul. Deu certo!
Como usar o YouTube para criar conteúdos?
Atualmente, o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais importantes para quem deseja divulgar uma marca da empresa ou gerar ainda mais vendas online.
Por isso, uma das palavras-chave mais importantes para entender como usar o YouTube é a identificação. As pessoas querem ver pessoas.
Essa característica é, justamente, o que separa o YouTube de outros serviços de conteúdos audiovisuais, como os canais de televisão e a Netflix, por exemplo. Nessas plataformas, são as empresas que criam a programação. No YouTube, são as pessoas!
Então confira algumas dicas de como usar o YouTube para criar conteúdos humanizados e empáticos, mesmo no canal da sua empresa:
Eleja um influenciador:
A sua marca precisa ter um rosto, uma pessoa que irá representá-la. Em geral, essa pessoa deve ter carisma, simpatia e representar o seu público-alvo. Deve rolar essa identificação!
Crie conteúdos relevantes
As pessoas precisam sentir impactadas com seus conteúdos: eles devem falar sobre dores, problemáticas, dúvidas e histórias reais.
Então escolha assuntos importantes e de interesse da sua audiência, pense nos seguintes pilares:
- Educar (conteúdos educativos, como tutoriais e dicas)
- Entreter (conteúdos divertidos, como desafios e jogos)
- Inspirar (conteúdos motivacionais, como relatos pessoais e DIY)
- Convencer (conteúdos promocionais, como resenha e aplicações práticas de produtos)
Como usar o YouTube para criar anúncios?
Oi, meu nome é… Pronto, o usuário já pulou o seu anúncio e ignorou toda a mensagem que você preparou sobre seu produto. Que jogue a primeira pedra quem nunca pulou um anúncio de YouTube assim que deu os primeiros 6 segundos.
Pois é, anunciar na plataforma pode ser um campo minado para marcas. O segredo de como usar o YouTube para obter resultados nos anúncios está na segmentação certa.
Aproveite a onda de canais de conteúdos que tenham a ver com o seu produto para anunciar ao público certo.
Além disso, você pode iniciar o seu vídeo curto sempre com chamadas que geram a atenção do consumidor: uma pergunta relevante, uma notícia curiosa ou, até mesmo, uma promessa irresistível.
SEO: como usar o YouTube para atrair leads?
Assim como o Google, o YouTube também é uma plataforma de pesquisas. Ou seja, as pessoas estão tentando solucionar dúvidas, resolver conflitos e buscar respostas por meio de vídeos.
Ao contrário do Instagram ou TikTok, por exemplo, que entregam conteúdos para você de acordo com o que está curtindo, a métrica do YouTube funciona um pouco diferente: a maior parte do tráfego é gerada a partir da busca.
Por isso, técnicas de SEO também devem ser aplicadas no YouTube. Confira:
1 – Palavra-chave
A palavra-chave que define o tema do seu conteúdo deverá aparecer no título do vídeo e na descrição dele.
Dessa maneira, as pessoas encontrarão o seu material com mais facilidade, assim que digitar o termo na caixa de pesquisas da plataforma.
2 – Thumbnail
As capas dos vídeos são peças fundamentais para destacar o seu conteúdo na tão concorrida plataforma. Não há necessidade de ter a palavra-chave, mas algumas dicas podem ajudar o seu vídeo a ter mais visualizações:
- Apele para a curiosidade
- Use cores vibrantes
- Aposte em expressões humanas (espanto, alegria, medo, raiva)
- Aplique títulos fortes e impactantes
3 – Recomendados
Grande parte do tráfego dos vídeos vem da aba de recomendados, aquela lista de conteúdos que aparece quando estamos assistindo algo na plataforma. Estar nos recomendados é o desejo de qualquer criador de conteúdo ou marca.
No entanto, quando um canal concorrente aparece nos recomendados do seu vídeo pode ser um problema: você irá levar pessoas para territórios inimigos! Saiba como agir:
- Use sempre tags e palavras-chave parecidas nos vídeos
- Aborde sempre temas do mesmo universo e assuntos
- Aposte na fidelização do público e em conteúdos relevantes
- Fique de olho na concorrência e veja como ela usa o SEO para o YouTube
4 – Treine o algoritmo
Colocando essas dicas de como usar o YouTube com otimização SEO, é possível treinar o algoritmo da plataforma para trabalhar a seu favor. A rede social irá entender quem é o seu público, do que eles gostam, o que eles consomem e passará a funcionar melhor para o seu canal.
Não é magia. É técnica!
Dúvidas?
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