Descubra estratégias para começar a usar o Pinterest em suas ações de Marketing Digital e obter os primeiros resultados. Confira dicas de conteúdos e entenda um pouco mais sobre o sistema de busca dessa rede social.
Apesar dos mais de 38 milhões de usuários brasileiros, o Pinterest ainda é um oceano azul para as ações de Marketing Digital. Ou seja, poucas empresas exploram essa rede social como estratégia de crescimento de negócio e a ausência de concorrência nesse espaço pode abrir uma vantagem competitiva sem precedentes.
Por isso, a plataforma pode colaborar com conversões, engajamento e mais tráfego para o site.
Aprenda como usá-lo para gerar mais leads e vendas para a sua empresa!
Como funciona o Pinterest para empresas?
Ao contrário de outras redes sociais, o Pinterest tem o foco em imagens, as quais geram inspirações, ideias e referências para que os usuários possam aplicar em suas vidas pessoais.
A rede conta com um grande diferencial: uma ferramenta de busca aprimorada para encontrar imagens de acordo com a pesquisa do usuário. Logo, o visual é o mais importante.
Pinterest para empresas: funciona?
Se a sua marca deseja inspirar pessoas, gerar referências e compartilhar imagens bonitas, a resposta é sim, o Pinterest pode ser uma ferramenta de marketing digital poderosa para a sua empresa.
Observando essa tendência, os próprios criadores do Pinterest lançaram funcionalidades exclusivas para empresas. Na função “Pinterest para Negócios” é possível acessar dados de mensuração (Pinterest Analytics), gerenciar a sua conta e ter acesso a um suporte exclusivo.
“Mas se o Pinterest não é a rede social mais acessada do mundo e, talvez, nem entre na lista das mais frequentadas diariamente, o que a minha empresa irá fazer lá?”
A resposta é bem simples: presença!
Confira alguns dados sobre o comportamento dos usuários do Pinterest, segundo a própria plataforma:
- 98% dos usuários já experimentaram algo que encontraram na rede social;
- 77% dos usuários já descobriram marcas e produtos novos utilizando o Pinterest;
- 84% dos usuários ligam o aplicativo quando estão pesquisando o que comprar.
Ou seja, para as empresas, o Pinterest funciona como uma espécie de guia para o cliente que o usará, justamente, quando estiver precisando daquele conteúdo. É uma forma de fazer com que a sua marca esteja presente na vida dos consumidores no exato momento em que eles estarão predispostos a interação.
Sendo assim, o Pinterest para empresas pode ser uma ferramenta para:
- Divulgar novos produtos;
- Ensinar como fazer algo;
- Compartilhar referências;
- Criar um banco de ideias ou
- Apresentar informações sobre algum produto.
Ações para usar no Pinterest para empresas
Se a sua empresa tem uma conta no Pinterest, abaixo, seguem algumas dicas para começar a compartilhar conteúdos e ganhar resultados:
Imagens bonitas
A estética das imagens é um dos principais fatores para o engajamento da página. Opte por fotos bem trabalhadas e que ambientalizem o produto, por exemplo: dicas de decoração de interiores, utilização de peças de roupas, apresentação de pratos, etc.
Imagens com conteúdo
Mesmo que sem palavras, as imagens postadas no Pinterest para empresas devem conter algum tipo de conteúdo que informe, eduque ou entretenha os usuários da plataforma.
Portanto, é fundamental ter, durante o planejamento, um objetivo claro para o perfil businesses na plataforma como, por exemplo, ensinar sobre algo, passar algum tipo de dica, etc.
Links
É importante que o Pinterest para empresa contenha sempre links referentes aos serviços e produtos divulgados. Assim, é possível aumentar o tráfego orgânico em seu site ou e-commerce.
Pastas
Além disso, as pastas do Pinterest são excelentes formas de organizar os pins (postagens) em temas, facilitando a experiência do usuário na sua conta business. Outra sugestão é organizar as pastas de acordo com os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Vídeos
Também é possível compartilhar vídeos no Pinterest. O ideal é apostar em conteúdos curtos e com dicas práticas e de fácil execução. Por exemplo: como higienizar o produto da maneira certa, uma receita ou algo que irá facilitar o dia a dia do seu cliente.
Soluções no Pinterest
Lembre-se: o Pinterest para empresas deve ser um ambiente de compartilhamento de soluções que resolvam pequenos ou grandes problemas na rotina do seu lead. Essa é a melhor forma de criar conexões com a plataforma e aumentar a audiência de sua marca.
Ao criar conteúdos para o Pinterest, pense em como inspirar o seu cliente e facilitar algo no dia a dia dele. Elabore posts que possuem novidades, dicas, tutoriais e referências.
Quer conhecer outras ações de Marketing Digital no Pinterest e nadar de braçada nesse oceano azul? Fale com um de nossos consultores. Clique aqui.