Uma agência offline e uma agência digital irão atuar de maneiras diferentes para ampliar a visibilidade da sua marca e gerar mais vendas para a empresa. Entre as principais diferenças estão: alcance, custo-benefício e mensuração.
Os dois tipos de serviços podem atuar em conjunto, otimizando os resultados e a performance de suas campanhas. Para isso, é importante delimitar o trabalho de cada agência e gerar uma integração entre as estratégias.
O que é uma agência offline?
As agências offline são empresas especializadas em criar peças e estratégias de marketing que acontecem fora do meio digital, ou seja, fora da internet.
Sendo assim, elas produzem materiais impressos, como banners, flyers e outdoors, conteúdos audiovisuais para rádio e televisão, materiais físicos de divulgação como camisetas, canecas e canetas, entre outras peças importantes para esse tipo de comunicação.
Mas o marketing tradicional morreu?
Uma agência offline trabalha com ações de marketing tradicional, seja um anúncio em jornal, uma revista institucional ou uma propaganda veiculada na televisão. E, por isso, é comum acharmos que isso já não é tão funcional quanto o marketing digital.
No entanto, essas ações ainda possuem muita efetividade dependendo do tipo de estratégia e da empresa em questão. Por exemplo, comércios locais e pequenos podem se beneficiar muito de anúncios em jornais e revistas regionais.
Mas, quando o assunto é grandes empresas e multinacionais, é preciso ampliar a visibilidade e impactar ainda mais pessoas. É aqui que uma agência digital entra em jogo!
As diferenças entre uma agência offline e uma digital:
Para entender melhor qual tipo de agência se encaixa mais nas necessidades da sua empresa, é importante avaliar as expectativas e metas que a sua organização deseja atingir.
Confira algumas diferenças entre agência offline e digital:
Alcance
Mesmo com o uso de rádios e canais de televisão, as mídias offline possuem um alcance restrito de público. Isso quer dizer que as suas campanhas ou ações não irão ter um grande potencial de alcance.
Já com agências de marketing digital é possível ampliar a consciência de marca e impactar ainda mais pessoas. No caso das multinacionais, por exemplo, os limites físicos de um país já não existem mais.
Campanhas digitais possuem um alcance gigantesco e podem impactar o público-alvo completo, mesmo ele estando espalhado em diferentes canais ou regiões.
Conteúdo intrusivo
Pense no seu programa de televisão favorito. Não é muito chato quando aquele conteúdo é interrompido para anunciar algo que não é do seu interesse, como produtos de limpeza ou creme dental, por exemplo?
Muitas vezes, esse é o momento de mexer no celular, ir ao banheiro ou buscar algo para comer na cozinha!
Na internet, isso não acontece. Com ações de Marketing de Conteúdo, por exemplo, é possível criar conteúdos que não invadem o foco do usuário, como publicidades de televisão, rádio ou revista.
Mesmo aqueles anúncios do YouTube, que cortam o vídeo pela metade, podem ser direcionados de acordo com o interesse do espectador ou tema do vídeo. Assim, mesmo com a interrupção, é possível garantir a atenção do usuário, pois ele estará predisposto para visualizar o seu anúncio.
Público-alvo
No Marketing Digital é possível ter mais assertividade na hora de se comunicar e se relacionar com seu cliente. Isso porque a segmentação em campanhas do Facebook e Google Ads podem definir com mais precisão quem serão os impactados pelos conteúdos.
Custo-benefício
Ações de marketing na internet proporcionam um alcance maior e melhores resultados com um budget menor. Essa é uma boa vantagem para empresas que contam com orçamentos limitados.
No entanto, esse não é o único benefício quando falamos em gastos. As campanhas digitais podem ser adaptadas e redirecionadas em tempo real, mesmo depois da divulgação. Sendo assim, o controle da verba é mais eficiente e evita perdas ou desperdício.
Mensuração
Outro ponto importante é o fato da mensuração de campanhas digitais também ser feita em tempo real, dando ainda mais assertividade para as ações que podem ser otimizadas instantaneamente.
Como uma agência complementa a outra?
Em grandes empresas, como multinacionais, é importante contar com a colaboração de mais de uma agência. Isso porque há diferentes demandas e necessidades para cada tipo de estratégia.
O ideal é que as empresas caminhem juntas e de acordo com um objetivo estratégico em comum, já pré-definido pela contratante. Isso porque ações voltadas para branding e discurso de vendas devem ser coerentes nas duas agências.
Além disso, com essa integração entre uma agência offline e uma agência online, é possível ampliar o brand awareness (consciência de marca) da sua empresa, obtendo mais canais de comunicação com o prospect.
Transformação Digital
O Marketing Online é a demanda do futuro. Por isso, é fundamental que todas as empresas estejam preparadas para a chamada “Transformação Digital”, ou seja, a digitalização de procedimentos para otimizar resultados.
A melhor maneira de fazer isso é com a internalização desse tipo de pensamento dentro da empresa. Isso significa a criação de uma cultura digital que abrace todas as áreas.
Principalmente, dentro do cenário pós-pandêmico, em que a economia estará voltada para vendas e comunicação via internet, a transformação digital se torna cada vez mais urgente e necessária.
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