Inovação leva tempo e quem inova por meio da transformação digital sempre se sobressai. A pandemia acelerou drasticamente a transformação digital nas empresas e as estratégias de inovação que estavam sendo adiadas tiveram que sair do papel rapidamente. Não basta implementar a transformação digital nas empresas, é preciso tangibilizar esse processo, torná-lo palpável para mensurar seus benefícios e melhorar os resultados que podem ser alcançados.
A grande dificuldade, agora, é pensar como será a atuação das empresas em um cenário tão digital e quais serão as principais influências da tecnologia no presente e no futuro dos negócios. A transformação digital nas empresas passa a ser oficialmente uma questão de sobrevivência, de sustentabilidade. Porém, antes de tudo, você sabe realmente o que é transformação digital? Será que sua empresa realmente está preparada para a nova Era e sabe como tangibilizar esse processo?
O que é Transformação Digital?
Saber o real significado do que é Transformação Digital irá ajudar sua organização na implementação e a colocará à frente de seus concorrentes. Afinal, sabe-se que companhias que passam por esse processo conseguem melhorar o desempenho do seu negócio, assim como tornam-se capazes de gerar resultados mais eficazes, elevando o alcance de venda de seus produtos e serviços.
Muito diferente do que acredita a maioria, o processo de transformação digital não limita-se às áreas de tecnologia e marketing de uma organização. Vale esclarecer que qualquer empresa, independente de seu porte ou área de atuação, pode, e deve, construir uma cultura organizacional baseada no digital.
Redes sociais
Outro ponto que causa muita confusão é a presença nas redes sociais. O fato de sua empresa usar as mídias sociais para impulsionar algumas iniciativas, produtos ou serviços, por exemplo, não quer dizer que ela já passou pela transformação digital. Na verdade, utilizar essas plataformas digitais é apenas uma das estratégias que sua companhia precisa adotar para passar pela transformação digital.
Transformação Digital em empresas vai muito além de implementar estratégias de marketing digital, seja por meio da produção de conteúdos ou pela criação de campanhas digitais criativas. Transformação digital consiste na inserção do conceito nas atitudes da gestão e na concepção da cultura organizacional, além, é claro, do uso de recursos disponíveis pela tecnologia.
De uma forma mais simples, a Transformação Digital é um processo no qual as empresas usam a tecnologia para aprimorar seu desempenho, ampliar seu alcance e aumentar seus resultados.
Cloud computing e a Transformação Digital
Se chegamos até aqui, já sabemos que não há como evitar: os negócios estão mais virtuais. Hoje, em função da necessidade da quarentena e do isolamento social, é possível ver, por exemplo, diversos profissionais trabalhando em rede, cada um em seu home office, situados em diferentes pontos do Brasil. Você pode não saber o nome, mas tudo o que você precisa para conectar sua empresa às pessoas certas é o cloud computing — a famosa “computação na nuvem”.
Isso é Transformação Digital. Aproveite esse período para migrar seus servidores e sistemas de gestão para a nuvem. Existem diversos softwares que disponibilizam essas funcionalidades por meio de pacotes de serviços bem acessíveis, para atender empresas de diferentes portes. Isso facilitará o acesso à informação onde quer que você e sua equipe estejam, além de garantir uma segurança maior para os dados e, até mesmo, promover uma redução dos custos para sua companhia.
A Transformação Digital e as pessoas
Todo executivo que quiser implementar a Transformação Digital em sua empresa, tem que ter ciência que essa iniciativa reestruturará os processos da companhia. Logo, essa transformação requer um novo mindset.
Trata-se de uma mudança mais interna do que externa, que afetará a mentalidade e o padrão de comportamento das pessoas, além de impactar diretamente na rotina de trabalho dos colaboradores, que terão que se adequar aos ajustes que as novas tecnologias trarão ao dia a dia.
A empresa coletará os resultados dessa Transformação Digital, isso é fato! Mas até lá, os gestores poderão enfrentar a resistência e falta de habilidade dos funcionários. Isso requer muita paciência e preparo. Portanto, para que essa transformação tenha êxito, é essencial o apoio da alta administração da empresa.
Os principais executivos da companhia precisam estimular a Transformação Digital na empresa e viabilizar a criação de incentivos permanentes ao colaboradores que contribuam para a construção de uma nova cultura organizacional digital.
Qualificação e Transformação Digital
Já parou para pensar que as empresas líderes de mercado possuem as tecnologias digitais como prioridade em sua estratégia de negócios? Pois é, existe uma correlação entre o sucesso dos negócios e a quantidade de tecnologia aplicada a eles.
Com essa lógica, é preciso repensar os conceitos tradicionais e entender que a nova economia é digital. Essa nova Era engloba cada vez menos o universo físico e desburocratiza processos para facilitar o cotidiano das pessoas. Portanto, reavalie o papel do software em sua organização. Ele surge para romper o serviço operacional e tornar o papel das pessoas cada vez mais estratégico.
Contudo, acalme seu time e o deixe seguro sobre a importância de sua existência. A Transformação Digital nas empresas vem para ressaltar que as pessoas são a alma do negócio. São elas que ajudarão a organização a viabilizar essa transição em sua operação.
Já deu para perceber que as pessoas serão as primeiras impactadas com a Transformação Digital, por isso dê ouvidos ao que elas têm para dizer. Faça pesquisas de opinião na fase de implementação, isso lhe ajudará a corrigir rotas e aprimorar métodos, fluxos e procedimentos. Muitas vezes você não terá respostas, afinal tudo é novo! Você tem que ter ciência que os testes farão parte do processo até encontrarem o caminho correto.
A importância das pessoas
Portanto, lembre-se que a Transformação Digital tem que ser construída de maneira colaborativa e o sucesso dessa etapa depende de seres humanos, além da tecnologia, é claro. Logo:
- Invista constantemente em treinamentos e qualificações;
- Compartilhe novos conhecimentos técnicos com a equipe;
- Contrate profissionais de TI altamente qualificados e dispostos a dividir conhecimento;
- Utilize metodologias ágeis para construir e entregar produtos inovadores;
- Coloque a tecnologia como elemento central do negócio, mas valorize as pessoas para que saibam manejar essas novas tecnologias;
- Explore novos recursos e API’s que alavanquem a eficiência operacional do seu negócio, seja com os seus colaboradores, parceiros ou clientes;
- Proteja os dados da sua empresa e de seus clientes, fazendo uso de licenças de softwares legais e
- Valorize a qualidade da experiência do cliente. Se for o caso, crie uma nova área de “Sucesso do Cliente”, para dar a ele o suporte necessário no uso dos novos recursos que sua empresa disponibilizará.
Quanto tempo dura a Transformação Digital nas empresas?
Implementar a Transformação Digital nas empresas requer paciência, portanto nada de ansiedade na condução desse processo. Para alcançar êxito com a Transformação Digital, além de investimentos em tecnologia, é necessário investir tempo. Essa fase requer muitas horas de trabalho, principalmente por parte da gestão.
Cada companhia possui suas particularidades, por isso é difícil estimar um tempo exato para conclusão da Transformação Digital nas empresas. Esse período envolve uma série de variáveis, as quais precisam passar por uma análise profissional e muito bem estruturada para se determinar uma estimativa de prazo mais próxima do real.
Para começar, tenha em mente que esse tipo de investimento é de médio a longo prazo. Nenhum resultado se colherá da noite para o dia. É preciso dedicação e disciplina por parte da gestão e da equipe, a fim de garantir resultados consistentes e definitivos para o negócio. No entanto, lembre-se: o mundo muda todos os dias, sua empresa sempre terá que investir em conhecimento e em novas tecnologias para se manter atual e competitiva.
Pandemia, Pós-Pandemia, Nova Era e a Transformação Digital
Algumas empresas só saíram da zona de conforto diante da pandemia do novo coronavírus. Agora, com essa nova Era, virou até clichê falar em Transformação Digital. A crise fez com que pessoas e empresas buscassem alternativas para que pudessem continuar existindo. E quem ignorava a importância do digital, finalmente, compreendeu que a nova economia é uma realidade.
Por falar em nova economia, o isolamento social, imposto como forma de impedir o contágio de COVID-19, trouxe à tona a necessidade da presença digital das empresas. Com portas fechadas e impedidas de atuar normalmente, diversas companhias tiveram que recorrer à tecnologia para manter os seus negócios em funcionamento.
Recursos antes ignorados, como videoconferências; ferramentas corporativas de chat online e uso de chatbots para viabilizar o atendimento a clientes, assim como uso de cloud computing e SaaS – do inglês software as a service, é uma forma de distribuição e comercialização de software -, para fazer a gestão de serviços ou até mesmo a gestão de projetos e produtividade das equipes, tornaram-se essenciais para a sustentabilidade de diversas organizações.
Surge para alguns, repentinamente, um universo de recursos tecnológicos desconhecidos. Facilidades que já existiam, mas eram ignoradas, trazem a possibilidade de inovação e criam chances de sobrevivência durante a quarentena e pós-pandemia.
Transformação digital na rotina
Essas adversidades contribuíram para que empresas adotassem a Transformação Digital em suas rotinas. Essa nova dinâmica de trabalho e os novos padrões de comportamento do consumidor, que deu seus primeiros passos no consumo online, favorece e muito para que as companhias caminhem de maneira acelerada rumo à Transformação Digital.
Tendo como incentivo a possível extinção de seus negócios, gestores, obrigatoriamente, tiveram que criar e testar novas soluções rapidamente. Algumas empresas tornaram-se presentes em várias plataformas digitais e sociais, interagindo online, pela primeira vez, com o público e vendendo seus valores e seus produtos por meio de sites recém-criados ou nas redes sociais existentes, como Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo.
Por sua vez, diversas companhias se aventuraram pelo famoso Marketing Digital, criando suas primeiras campanhas e fazendo uma publicidade inovadora. Empresários descobriram o que significa estratégia multicanal, tendo que fechar as portas das lojas físicas convencionais e dar início à criação de lojas virtuais, e-commerce, televendas, mobile por meio de apps ou WhatsApp. Aderindo, inclusive, aos apps de entrega como: Rappi, Uber e Ifood, para concretizarem suas vendas por delivery.
Tais empresas estão longe de adotar uma estratégia Omnichannel, afinal essa não é uma tarefa simples, porém essas organizações começam a vislumbrar essa possibilidade como algo tangível, mais próximo do que antes.
A pandemia nos trouxe algumas lições:
- Desenvolva tecnologia dentro de casa, pois isso não te deixará refém de terceiros;
- Aprenda a explorar o potencial que o brasileiro tem nas redes sociais. Temos no Brasil uma das populações que mais utilizam esses meios no mundo;
- Atente-se às oportunidades tecnológicas. Leia mais e se informe para conseguir implementar tecnologias que contribuam com a estratégia de Transformação Digital na sua empresa;
- Conquiste os clientes presentes nos diferentes tipos de canais existentes;
- Invista em estratégias de marketing digital para ser encontrado por seu cliente no momento em que ele estiver mais propenso a adquirir seus produtos e serviços;
- Priorize a estruturação de um setor de logística, isso poderá garantir a entrega de seus produtos independente de fatores externos;
- Aplique recursos em tecnologia para dar aos seus colaboradores condições de trabalho remoto. Pense que Isso pode representar uma economia significativa com a redução de custos existentes para manter um espaço físico em funcionamento.
Mas como tangibilizar a Transformação Digital nas empresas?
Quem investe quer ter retorno: essa é uma lógica bastante conhecida. Inovação requer tempo e quem inova primeiro chega na frente. O processo de Transformação Digital tem a capacidade de tornar sua empresa em uma das melhores do mercado. Porém, não basta saber o que é Transformação Digital, é essencial conseguir tangibilizar essa transformação nas empresas.
Sabe-se que a performance de uma companhia está ligada à maturidade digital que ela possui. Quanto mais evoluída a empresa estiver no processo de Transformação Digital, melhor será o seu desempenho comercial. Esse êxito só é alcançado por empresas que têm ferramentas e processos centrados em tecnologia e que contam com equipes compostas por pessoas altamente qualificadas e capacitadas.
No entanto, antes de sair por aí em busca de resultados, concentre-se na criação de métricas que vão ajudar a mensurar as conquistas viabilizadas pela Transformação Digital na sua empresa. Abaixo, segue um infográfico com os indicadores-chave, que nós, da Macfor, usamos para mensurar o impacto da Transformação Digital nas empresas que são nossas clientes:
Modelo de negócio versus crescimento
- Crescimento e novas fontes de receita
Faça um retrato da receita de sua empresa antes de começar a implementar a Transformação Digital. Isso lhe ajudará a identificar o montante que a empresa alcançará de retorno após determinados períodos. Lembre-se que ao criar novos canais de vendas, será preciso especificá-los como novas fontes de receitas. Isso o ajudará a entender de onde vêm os novos recursos.
- Análise de alcance digital
As plataformas digitais são ótimas para conseguir coletar dados de maneira clara. Diferente do offline, o digital dispõe de recursos e ferramentas para que você consiga fazer relatórios e identificar o alcance de sua marca. Ao criar campanhas de marketing digital, você conseguirá especificar o alcance e o público específico que será impactado com cada ação.
- Diferenciação competitiva
Invista em pesquisa de opinião com o objetivo de entender o que o seu público almeja. Saber o comportamento do consumidor te ajudará a entregar o que ele procura. Ao criar um site, faça investimentos constantes em tecnologia, para que sua plataforma de negócios seja eficiente e rápida. Não poupe na contratação de fotógrafos profissionais para fazer fotos exclusivas dos seus produtos.
Lembre-se que a presença de sua empresa no ambiente online não contempla vendedor para explicar os diferenciais dos seus produtos ou serviços, então capriche no descritivo dos produtos para que fiquem em evidência e diminuam as dúvidas do cliente. Quanto mais dados você der ao seu cliente, maior deve ser o seu nível de satisfação e confiança.
Mantenha os seus diferenciais competitivos sempre claros. Isso te ajudará a compreender quais são os gaps de sua empresa e em que lugares você deve investir usando a Transformação Digital a seu favor.
Modelo de negócio versus agilidade empresarial
- Tomada de decisão assertiva
A Transformação Digital traz como vantagem o acesso à inteligência de dados. O digital viabiliza identificar informações essenciais para tomada de decisões mais assertivas, capazes de lhe trazer agilidade para aproveitar oportunidades de negócios.
Além disso, a Transformação Digital nas empresas dá à gestão mais horas de trabalho em atividades estratégicas, reduzindo seus esforços em funções operacionais. Tal mudança proporciona um enorme ganho de tempo para esses profissionais, que conseguem um respiro para estudar a concorrência e encontrar novos caminhos para fazer o negócio crescer.
Empresas que possuem maturidade digital conseguem ser mais velozes que a concorrência. A nova economia exige agilidade das organizações e a Transformação Digital entrega essa vantagem competitiva por meio do uso da tecnologia. A automação de processos dá à gestão e aos colaboradores mais tempo para desenvolver, testar e lançar novos produtos e serviços.
Foco no cliente
Por falar em cliente, crie experiências únicas e encantadoras. Cliente satisfeito volta a fazer negócio e serve como uma força motriz de venda. O famoso “boca a boca”, sabe? Invista na construção desse relacionamento, pois isso lhe trará retorno, pode ter certeza.
Algumas empresas já entenderam a importância desse quesito e criaram departamentos denominados “Área de Sucesso do Cliente”, na qual o consumidor está no centro do negócio. Dê ao cliente recursos tecnológicos, mas ofereça a ele um consultor de negócio, alguém que possa explicar, treinar e prepará-lo para usufruir dos benefícios que sua empresa oferece.
Com ou sem a Transformação Digital, a fidelização é um dos desafios que diversas empresas precisam lidar. Conquistar um cliente novo gera muito mais custos do que manter um. Logo, tenha em mente que investir na fidelização do seu consumidor sairá muito mais em conta. Estude criar campanhas de cashback ou algum programa de vantagens para seus clientes. Estabelecer uma relação clara de ganha-ganha pode ser uma excelente estratégia para mantê-lo por perto.
- Satisfação: Net Promoter Score (NPS)
Use a metodologia NPS. Por meio dela é possível metrificar o nível de fidelidade dos seus clientes e o quanto estão satisfeitos com os produtos/serviços que sua empresa oferece. Com a presença no digital, sua companhia precisa entender qual é a probabilidade de seus consumidores indicarem o seu serviço para outros. Coletar esse índice o ajudará a dimensionar os impactos da Transformação Digital na construção e manutenção da relação com seus clientes.
Eficiência operacional versus Transformação Digital nas empresas
Produtividade dos funcionários
A Transformação Digital por meio do uso da tecnologia deve proporcionar uma redução de horas em trabalhos operacionais. A automação de processos fará com o que seu funcionário consiga dedicar mais tempo de sua capacidade de trabalho para desenvolver atividades cada vez mais estratégicas. Consequentemente, ao usar a tecnologia, essa relação profissional será mais humanizada e produtiva.
Recrutamento e retenção de funcionários
Se os processos operacionais podem ser excluídos da rotina de funcionários, cada vez mais será preciso ter dentro da equipe pessoas mais qualificadas e que sejam capazes de tomar decisões importantes para o sucesso do negócio. Logo, encontrar a pessoa certa e colocá-la no lugar certo é primordial nesta fase da Transformação Digital. Com a mudança de mindset, a organização tem que criar um ambiente confortável para o colaborador, desde o recrutamento até as iniciativas para retenção de seus talentos.
Atualmente, existem softwares e empresas que oferecem serviços de recrutamento por meio de inteligência artificial, que conseguem identificar por meio de machine learning o perfil adequado para ocupar determinadas vagas, conforme as especificações exigidas pela empresa contratante. Além disso, outros serviços SaaS ajudam empresas e gestores no processo de gestão de projetos e pessoas, traçando objetivos e métricas claras, que ajudarão o funcionário no alcance de suas metas, na execução de suas tarefas e, por fim, na organização do dia a dia.
Custos com TI (Tecnologia da Informação)
Para ter sucesso com a Transformação Digital, não necessariamente a empresa precisa investir milhões em tecnologia, pois não basta contratar softwares e serviços tecnológicos diferentes sem ter uma estratégia por trás. Sair por aí comprando uma série de licenças e contratando fornecedores para tudo quanto é tipo de serviço não é o melhor caminho para o êxito.
Antes de contratar qualquer tecnologia ou serviço, avalie o custo-benefício que isso trará à empresa e em quanto tempo vocês alcançarão o retorno desse investimento. Entenda o propósito de utilizar a tecnologia e estude as vantagens competitivas que esse investimento vai lhe trazer. Com o passar do tempo, o volume de investimento tende a sofrer reduções, pois à medida que sua organização ganha maturidade digital, menor será sua necessidade de grandes mudanças, já que a tecnologia será algo natural.
Avalie a possibilidade de internalizar um time de TI, isso pode reduzir seus custos, além de trazer mais agilidade em suas entregas para o desenvolvimento de novos produtos ou recursos, seja para clientes ou internamente.
Qualidade dos processos versus aplicações de desenvolvimento
Se sua empresa optar passar pelo processo de Transformação Digital, tenha consciência da importância de manter a qualidade dos softwares que sua companhia utilizará. Afinal, seus processos serão estruturados no ambiente digital e a segurança das informações requer excelência para que continue viabilizando a existência de seu negócio.
Se optar por desenvolver os próprios softwares, saiba dos riscos dessa decisão. Ter uma equipe altamente qualificada fará a diferença nesta etapa. Mantenha o sistema sempre atualizado e redobre a atenção para não gerar erros decorrentes de funcionalidades recém-criadas ou, até mesmo, quando optar pela exclusão de uma função pré-existente.
Para minimizar riscos como esses, uma solução é criar um controle de qualidade no desenvolvimento de softwares, independente dele ser feito internamente ou por terceiros. Não reduza custos para ter desenvolvimento em detrimento da qualidade. Uma estratégia válida aqui é mensurar o quanto os processos são aprimorados com a implementação das novas tecnologias e qual é o retorno desse investimento para o negócio a longo prazo.
Alavancagem da inovação de desenvolvedores terceirizados
A Transformação Digital nas empresas muitas vezes passa pelas mãos de desenvolvedores terceirizados. Isso acontece porque algumas dores da organização são comuns no mercado, porém ainda não dispõem de solução. Assim, surge espaço para a criação de novos produtos e serviço, algo que muitas vezes só é viável por meio de startups e de seus empreendedores criativos.
Mantenha-se antenado ao mercado e ao ecossistema de startups no Brasil e no mundo. Eclodem soluções por aí quase que diariamente. Algumas delas podem trazer a solução para os gargalos do seu negócio. Estabeleça parcerias e estimule novos negócios. Em contrapartida, ofereça sua empresa para viabilizar os testes desses novos produtos, o famoso MVP (produto mínimo viável). Como benefício, sua empresa se manterá inovadora e navegará no “oceano azul”.
Depois de implementar tais produtos ou serviços inovadores, mensure o retorno que o novo recurso trará ao negócio. Faça um “antes e depois”, não precisa usar sua base inteira, faça um recorte e use métricas claras para monitorar os resultados.
Eficiência operacional ou de processo
A Transformação Digital nas empresas não se refere apenas à automação ou à digitalização de processos. Na verdade, envolve a incorporação de tecnologias como modelo de negócio e expansão, dando velocidade aos processos internos refletindo na oferta de melhores soluções para o mercado.
Crie métricas para quantificar o quanto de eficiência operacional ou de processos que a Transformação Digital trará para o seu negócio. Dimensione o aumento da capacidade operacional e o quanto isso reflete no retorno financeiro a médio e longo prazo.
Sabemos que o processo de Transformação Digital nas empresas não é algo fácil. Vivenciamos isso diariamente na Macfor e temos ajudado empresas a encontrar as melhores práticas para conseguir tangibilizar essa etapa tão importante para qualquer negócio. Por isso, caso tenha alguma dúvida, nossos consultores estão aqui para ajudá-lo.