Matemarketing: como matemática e marketing ajudam empresas e negócios
Matemarketing é basicamente a junção do marketing com a matemática. Essa inovação tem mostrado ao que veio nos últimos anos, levando diversas empresas à transformação total. Saiba mais sobre o conceito e porque a matemática é tão importante para o sucesso de suas estratégias.
O conceito do Matemarketing
A junção das palavras matemática e marketing vai além de um simples nome. Já não é novidade que a tecnologia permitiu grandes avanços para a área. Por isso o conceito do Matemarketing fortalece a expansão dos negócios, ao utilizar dados para prever quais estratégias têm maior potencial de sucesso.
Apenas a criatividade, muito característica da área de marketing, não é suficiente para garantir que uma estratégia funcione nos dias de hoje. Não há mais espaço no mercado para um marketing pautado por intuição. Sem ferramentas e indicadores confiáveis, há grandes chances de fracasso.
Então, se você não quer que suas ações de marketing deem errado, é fundamental conhecer o Matemarketing e a importância dos dados para o crescimento da sua empresa.
Mais do que uma visão analítica, o Matemarketing será o responsável por te ajudar a alcançar resultados consistentes, usando Big Data a favor do crescimento exponencial de seu negócio.
Como funciona a fusão da matemática com o marketing
O Matemarketing utiliza da inteligência de dados para aumentar a eficácia de campanhas digitais. Os números e estatísticas da matemática entram em ação para direcionar a equipe criativa a alcançar resultados de alta performance.
Análises são feitas constantemente e o modelo não permite que nada seja desenvolvido a partir de suposições. Portanto, a fusão da matemática com o marketing aproveita ao máximo as métricas e dados coletados para decidir os próximos passos.
Os benefícios do Matemarketing
São inúmeros os benefícios do Matemarketing e todos eles contribuem para o desenvolvimento de soluções certeiras para o cliente.
Saiba de que maneiras o seu negócio pode se beneficiar do Matemarketing e de suas análises:
- produção de conteúdos de maior relevância;
- identificação de padrões de comportamento e preferências do consumidor;
- entendimento profundo e definição da buyer persona;
- previsão de tendências de mercado;
- detecção e correção de erros com rapidez.
A partir da coleta e análise de dados é possível acompanhar o desempenho de suas campanhas em tempo real.
A chance de uma ação fracassar diminui consideravelmente com o Matemarketing, afinal todos os fatores que podem afetar o desempenho são previstos com mais facilidade. Se algo não sair como previsto, você será capaz de identificar quais elementos necessitam de ajustes rapidamente.
Através da mensuração precisa dos dados, você passa a investir naquilo que realmente funciona e deixa para trás qualquer estratégia ineficaz.
Como aplicar o Matemarketing em seu negócio
O levantamento de estatísticas e análise constante de dados é a principal forma de aplicar o Matemarketing em seu negócio. A captação de dados deve ser feita com base no direcionamento desejado para uma campanha, normalmente otimizada por sistemas e softwares.
Além dos dados de sistemas de gestão de clientes, criar e distribuir pesquisas para sua base, por exemplo, também é uma maneira de fortalecer a coleta. Quanto mais ações associadas, maior a chance de entender as reais necessidades de sua persona e assim desenvolver soluções eficazes.
A análise minuciosa dessas informações merece toda a sua atenção. Organizar os dados coletados é uma etapa fundamental para o sucesso do Matemarketing. Para facilitar o processo, a recomendação é que segmentações e filtros sejam aplicados às informações. Isso permite avaliações mais certeiras, de acordo com o canal de veiculação, período, entre outros fatores.
Depois de coletar tantos dados e ter em mãos aqueles que mais fazem sentido, chega o momento de identificar padrões no comportamento de seu cliente. Esse é um dos grandes segredos para o sucesso de uma estratégia que contou com o Matemarketing para ser desenvolvida.
Após o lançamento da campanha, foque no monitoramento de sua performance, outro processo que também envolve estatísticas e tecnologias comuns no Matemarketing.
Agora que você sabe como aplicar o Matemarketing em seu negócio, poderá desenvolver soluções cada vez melhores para o seu cliente. Outro ponto que levará à melhoria e crescimento contínuos é a facilidade para reconhecer falhas e tomar decisões que revertam a situação o quanto antes.
Matemarketing para grandes empresas
Se você deseja transformar radicalmente o seu negócio com ajuda do Matemarketing, é importante ter o suporte de uma consultoria de Marketing Digital que acredita apenas em dados e não suposições.
A Macfor é composta por um time de estrategistas criativos. Somos especialistas em combinar marketing com dados e queremos potencializar o seu mercado, trazendo iniciativas de Data Science para acelerar resultados.