Para levar informações de forma assertiva e fortalecer ainda mais a conexão com seus clientes, conheça o conceito de microcopy e como aplicá-lo em suas estratégias digitais.
Microcopy: o que é?
No ambiente digital, especialmente em campanhas e produtos mobile, na maioria das vezes, o usuário não está disposto a ler grandes quantidades de texto. Dessa forma, muitas informações presentes em uma mesma interface se tornam um obstáculo para o cliente realmente tomar uma decisão.
Portanto, o microcopy (microtextos) na prática consiste basicamente em transmitir uma mensagem em pequenos fragmentos. Em outras palavras, um microcopy traz uma proposta de interação ou explicação de forma clara, curta e concisa. Alguns dos principais exemplos são botões, títulos e formulários.
Além do aspecto funcional — que leva o cliente a tomar ações de forma simplificada — o conceito também possibilita uma maior conexão entre marca e consumidor.
A importância do CTA
Quanto menos texto você precisar para mostrar ao seu cliente que o seu negócio é a melhor escolha entre os concorrentes, melhor. O conhecido CTA (Call to Action) é um exemplo de microtexto e deve ser utilizado e constantemente aprimorado de acordo com seu público.
As chamadas para a ação são botões ou links em destaque, que resumem em poucas palavras a proposta de valor que você pretende entregar após o clique do usuário. Protagonista das campanhas com foco em conversão, o CTA funciona como um elo, indicando o próximo passo que o usuário precisa realizar em seu site.
Ou seja, para atrair a atenção e o interesse do consumidor e motivá-lo a tomar uma ação, um bom CTA não pode faltar em sua estratégia.
O conceito de Copywriting
Ao convidar o usuário para tomar uma ação, preste atenção em como o resto do texto se comunica com esse microcopy para aumentar as chances de conversão. Porém, se você está se perguntando como garantir que o texto realmente atraia o cliente, chegou a hora de conhecer o conceito de Copywriting.
Para exemplificar, imagine que você está em busca de uma consultoria de marketing digital para a sua empresa. Ao realizar suas pesquisas, você se depara com algumas chamadas:
- Marketing digital para empresas
- Contrate uma consultoria agora!
- Ajudamos negócios na era digital
Qual desses títulos transmite mais valor para você e por que provavelmente é a terceira opção? Por conta de um Copywriting aplicado de maneira estratégica, fornecendo ao usuário a solução que ele precisa ou trazendo um senso de urgência para instigar ainda mais sua curiosidade.
Essa técnica de escrita possibilita a produção de textos persuasivos para conteúdos de e-mails, sites, anúncios, CTAs e, claro, títulos. Portanto, o Copywriting também é uma ferramenta fundamental para construir um microcopy eficiente.
Microcopy para estratégias de marketing digital
Existem diversas aplicações possíveis para um microcopy e todas elas visam facilitar a jornada do consumidor dentro de seu site. Após entender a linguagem do seu público e associá-la ao sentimento que deseja passar com cada texto, saiba onde aplicar microtextos para aprimorar suas estratégias de marketing digital.
Possibilidades de aplicação
Um microcopy pode ser aplicado em qualquer interface digital que tenha como objetivo a interação do usuário. Então se você precisa economizar caracteres e garantir maior legibilidade, aposte na construção de microtextos.
Nesse sentido, o UX Design exerce um papel fundamental e muitas estratégias do setor contam com redatores especializados na escrita desse tipo de texto. De qualquer forma, para garantir a melhor experiência para o usuário, a recomendação é trabalhar em conjunto com outras áreas
Canais
Os canais mobile são os que mais necessitam de aplicações de microcopy, já que a limitação de espaço pode se tornar um obstáculo para que as mensagens cheguem da melhor forma até o usuário.
Igualmente, o conceito está presente em campanhas de CRM, SEO e também em conteúdo para e-commerce, afinal uma compra está sempre a um clique de distância, e o texto do botão pode fazer toda a diferença.
Entenda de vez a função dos microtextos
O principal objetivo do microcopy é facilitar a leitura do cliente dentro do seu site ou plataforma e também incitar certas ações por parte dele, com auxílio de técnicas de Copywriting e CTAs construídos com uma linguagem simples e objetiva. Através da aplicação estratégica de microtextos, as conversões aumentam, assim como as vendas.
Entretanto, o microcopy também agrega valor emocional para a experiência do usuário e complementa o tom de voz utilizado por uma marca.
3 dicas para um microcopy de impacto
Confira agora 3 dicas para um microcopy de impacto:
- Evite microtextos com verbos ou palavras vagas, como “Enviar” ou “Comprar” — Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em como oferecer uma prévia do que acontecerá em seguida;
- Use uma linguagem simples e principalmente humana — Qualquer indício de comportamento robotizado pode afetar sua estratégia;
- Vá direto ao ponto — Se o objetivo da sua página é vender um curso, um CTA como “Aprenda tudo sobre SEO” funciona melhor do que “Adquirir um curso de SEO”, por exemplo.
Pronto para aplicar o conceito de microcopy em suas estratégias? Se você quer alcançar os melhores resultados com seu negócio, fale com um de nossos consultores e tenha a ajuda de um consultoria especializada em Transformação Digital.