O atendimento publicitário é um importante pilar de qualquer empresa do ramo que exige conhecimento, técnica e estratégia. Por isso, para atender seus clientes com excelência, é necessário estar atento às constantes mudanças, tendências e até mesmo a novos modelos de trabalho.
Em meio a cenários que pedem por constante adaptação, o que podemos esperar para o futuro do atendimento? Venha refletir sobre isso conosco!
Como funciona o atendimento publicitário?
O atendimento publicitário é responsável por fazer a ponte entre a consultoria e o cliente. Para garantir o sucesso de qualquer projeto, esse profissional deve possuir a escuta ativa como habilidade principal, além de entender a fundo o negócio que ele atende.
Nesse sentido, apesar da qualidade das entregas também ser um fator importante, deixar o cliente satisfeito não depende apenas disso. Então caberá ao atendimento transmitir as informações de maneira concisa, assegurando que a agência entregue sua proposta de valor sempre alinhada aos objetivos de quem a contratou.
Porém, as funções do atendimento não se resumem ao briefing. Do mesmo modo, é interessante praticar um olhar atento às tendências de mercado. Assim, é possível encontrar o timing perfeito para implementá-las nas propostas para os clientes e surpreendê-los.
Estamos falando de um setor que não deveria se contentar apenas com bater as metas. Em outras palavras, profissionais de atendimento precisam agir de forma estratégica e criativa, em busca constante por técnicas e ferramentas para aprimorar resultados.
Qual o impacto do atendimento nos resultados?
Enquanto há um tempo atrás o setor basicamente facilitava os processos dentro de uma agência, hoje o atendimento publicitário é de fato um parceiro estratégico do cliente.
Atualmente, as decisões podem e devem ser tomadas baseadas em dados. Portanto, o atendimento pode usá-los a favor do negócio para gerar insights, realizar monitoramento e entender a performance de vendas de cada cliente.
Dessa forma, podemos concluir que a qualidade do atendimento tem impacto direto no sucesso dos projetos, além de possibilitar novos contratos e aumentar o lifetime value dos atuais.
É melhor ter um consultor ou apenas um atendimento executivo?
Um atendente publicitário precisa ser proativo acima de tudo e ter jogo de cintura para contornar desafios, mediar conflitos e encontrar as melhores soluções para o cliente. Mas isso se trata apenas do aspecto executivo do setor. Em um mercado que exige cada vez mais, implementar algumas práticas traz grandes diferenciais.
Uma das maneiras de se destacar é aliar todas as habilidades essenciais para o cargo a uma visão analítica e consultiva. Ou seja, mais do que garantir o bom andamento dos projetos, o atendimento será responsável por auxiliar os clientes na tomada de decisões.
Você pode fazer isso através de maior participação em temas relacionados à rentabilidade e tecnologia, sem deixar de lado o profundo conhecimento no segmento em que seu cliente atua.
Às vezes, isso inclui a contratação de profissionais com habilidades técnicas voltadas para um setor específico ou promover formações para toda a área de atendimento.
Assim é possível estabelecer parcerias sólidas e duradouras e se posicionar de maneira competitiva no mercado publicitário.
Vale a pena ter atendimento 100% dedicado a uma conta?
O principal papel do atendimento é manter uma boa relação com o cliente e prezar por sua satisfação. Por isso, é importante ressaltar que profissionais da área relatam que mais da metade dos cancelamentos de contratos acontecem por conta de relacionamento pessoal.
Investir em um atendimento 100% dedicado a uma conta é uma das alternativas para amenizar esse risco, garantindo que o profissional trabalhe completamente focado nas necessidades de um determinado cliente. Igualmente, o gerenciamento e a administração de todas as partes envolvidas na elaboração das estratégias fica mais prático e isso faz com que a confiança do cliente no seu trabalho cresça.
No entanto, contar com atendentes que trabalham em mais de uma conta não é um impeditivo para alcançar os mesmos resultados. O bom relacionamento é algo que precisa ser aperfeiçoado constantemente por todos os envolvidos. Então considere um atendimento dedicado nos casos em que isso for indispensável, ao atender multinacionais, por exemplo.
Qual o futuro do atendimento publicitário?
Após algumas reflexões sobre o importante papel do atendimento publicitário, chegamos a conclusão de que o futuro desse setor é continuar se destacando como a principal razão para o sucesso de qualquer projeto.
Afinal, é o atendimento que conhece a agência de ponta a ponta, não é mesmo? É esse profissional que entende com profundidade cada aspecto necessário para promover um serviço personalizado junto à alta performance nas entregas.
Do mesmo modo, é ele o responsável por causar uma boa impressão e realizar negociações necessárias, sempre pensando no melhor para o cliente.
O futuro do atendimento publicitário depende de profissionais dedicados a entender diferentes modelos de negócio e atuar com compromisso e excelência durante todas as etapas.
Portanto, é fundamental contar com especialistas em diagnósticos precisos, que não irão apenas atender clientes, mas também proporcionar uma consultoria completa para gerar impacto e acelerar seu crescimento.
Venha conferir todo esse potencial de perto!