O marketing digital para multinacionais é um assunto que está bastante em alta no mercado. Cada vez mais, as grandes empresas têm percebido a necessidade de investir em ações digitais devido à velocidade do retorno ser mais rápida do que as ações convencionais de marketing.
O Google Trends, ferramenta que acompanha evoluções e tendências nas buscas por determinado termo online, aponta a expressão “marketing digital” com um crescimento considerável nos últimos tempos.
De fato, as ferramentas digitais têm sido uma aposta e tanto para as grandes empresas. Neste conteúdo, vamos explicar a sua importância e como ela pode ser um grande recurso em uma multinacional ou qualquer outra organização. Confira!
O que é o marketing digital para multinacionais?
O marketing digital para multinacionais não é apenas criar uma conta em uma rede social e postar qualquer coisa. Assim como o marketing tradicional, ele exige um bom planejamento, de forma a fazer com que a empresa ganhe autoridade na internet com o decorrer do tempo.
Basicamente, é entender que a empresa está entrando para um mundo que, para ela, é totalmente novo. Portanto, ela deve se adequar a essa realidade.
Logo, não adianta apenas criar conteúdos promocionais, mas também pensar em estratégias cada vez mais relevantes para atingir o seu público-alvo.
Grandes empresas lançam mão de uma série de técnicas para criar essa autoridade de mercado e trazer um conteúdo que possa agregar valor na vida do usuário, como o investimento em um blog. Dessa forma, ele passa a se identificar com o que a marca prega e pode se tornar um cliente fiel.
O consumidor online tem mudado a cada dia. Por isso, a forma de comunicar de uma empresa também precisa mudar. O tempo em que as campanhas mais agressivas, que não respeitavam a consciência do consumidor, passou.
Hoje, o consumidor quer se identificar com a marca, e o marketing digital permite isso. As empresas ficam cada vez mais próximas do usuário, tornando ele um ótimo cliente.
Quais as vantagens do marketing digital para multinacionais?
Nada é por acaso, nem mesmo o crescimento de uma empresa. Cada vez mais, elas estão usando o marketing digital como uma forma de crescer e se consolidar na era da internet através de diversas ferramentas.
Para ser mais claro, trouxemos algumas vantagens de usar o marketing digital tanto em multinacionais quanto em empresas nacionais.
Segmentação assertiva
No marketing digital para multinacionais, ser assertivo em suas campanhas é a meta de qualquer empresa. As ferramentas de anúncios, por exemplo, possibilitam a segmentação de um determinado público para uma ação mais eficiente.
Diferentemente de um comercial veiculado na televisão, que pode ser visto por qualquer pessoa, sem qualquer segmentação – o que dificulta a mensuração de resultados -, os anúncios online têm a possibilidade de serem exibidos apenas para seu público-alvo.
Veja abaixo algumas das ferramentas que são usadas para criar campanhas de anúncios online:
- Facebook Ads;
- Google Ads;
- Linkedin Ads;
- Taboola;
- Waze Ads;
- YouTube Ads;
- Sponsored Tweets.
Mensuração de resultados
Quando uma agência contrata um modelo out of home para publicidade, por exemplo um outdoor, dificilmente será possível mensurar os resultados efetivos que aquela mídia trouxe para a organização.
Não queremos dizer com isso que as mídias offline não são eficientes, mas que são difíceis de serem mensuradas individualmente.
No marketing digital para multinacionais, é fácil mensurar os resultados por meio de diversos tipos de indicadores, conhecidos como métricas. É possível calcular exatamente até mesmo o retorno sobre o investimento de determinada ação ou campanha.
Por meio da instalação de códigos na estrutura do seu site, por exemplo, você pode entender quantas pessoas acessam suas páginas e de onde elas estão vindo. Quando falamos em otimização de orçamento, isso é perfeito.
É aí que mora a diferença entre gasto e investimento.
Aproximação com o cliente
O relacionamento é o caminho certo para a consolidação das empresas no mercado. Por meio do marketing digital, essa relação pode ser intensificada, aumentando o tempo de exposição da marca e agregando valor através dos conteúdos.
Essa proximidade pode ser feita de diversas maneiras dentro do ecossistema de marketing digital, como:
- Mídias sociais;
- Blog com conteúdo de valor;
- Materiais ricos;
- Podcasts;
- Newsletter;
- Publicações em grandes sites;
- Entre outras.
Estratégias de marketing digital para multinacionais
Se você pesquisar no Google, não faltam opções de estratégias de marketing digital para multinacionais ou empresas nacionais. Porém, não é qualquer estratégia que se aplica ao seu negócio.
A Marcfor trouxe algumas estratégias que podem ser implementadas na sua empresa, que são bastante usadas no mercado. Com isso, é possível descobrir qual delas melhor se adapta ao que sua empresa precisa. Acompanhe!
Inbound Marketing
O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração. Na prática, essa estratégia consiste em preparar o terreno para que o cliente seja atraído para a empresa, sem a necessidade de uma prospecção direta.
Esse método usa uma jornada de funil, composta por: atração, conversão, fechamento e encantamento. Esse ciclo é feito com o usuário até que ele se torne cliente. E mais, depois de convertido, o intuito é fideliza-lo à sua marca.
Geralmente, essa é uma estratégia recomendada para empresas que tenham um produto com ticket médio alto, o que exige um nível maior de convencimento do cliente e uma jornada de compra mais complexa. Mas a estratégia pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio.
Parcerias em marketing e vendas
O marketing de parceria, ou comarketing, acontece quando duas ou mais empresas, com públicos semelhantes, unem-se em torno da mesma estratégia.
A intenção desse modelo é promover serviços ou produtos complementares entre si, bem como conteúdos de interesse comum das duas audiências.
Links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios de marketing digital nos quais predominam o formato de texto simples. Os mais conhecidos são os links que aparecem nos primeiros resultados dos veículos de pesquisa, como Google e Bing.
Esse link patrocinado é diferente dos outros links da página de pesquisa, pois ele apresenta um pequeno aviso de “anúncio”.
Mídia offline
Um recurso que não pode ser ignorado, por mais que o marketing digital esteja bastante em alta, são as mídias offline. Ainda com grande alcance, sobretudo no marketing para multinacionais, elas são uma ótima opção para empresas que têm um orçamento maior.
Abaixo, algumas opções de investimento em mídia off:
- televisão;
- outdoor;
- rádio;
- revistas;
- busdoor;
- entre outras.
Redes sociais
Os objetivos da presença das grandes empresas nas redes sociais são diversos. Eles podem ser venda, lembrança de marca, tráfego para site, oferta de conteúdo, geração de leads, entre outros.
Através de redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest e Twitter, é possível que você, além de se aproximar do usuário, também faça campanhas mais precisas, mensurando e segmentando de maneira correta.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados dos veículos de busca de maneira orgânica.
As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são a criação de conteúdo, a construção de autoridade, o SEO On-Page e a experiência do usuário.
Com essas estratégias sendo aplicadas, você pode usar a que mais gera resultados através do marketing digital para multinacionais ou organizações menores.
Como mencionamos acima, existem diversas estratégias, mas é preciso encontrar a que mais faz sentido para a sua empresa neste momento.
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