A preocupação com o SEO para e-commerce é fundamental para acompanhar as evoluções de uma loja em relação a campanhas ou lançamentos de novos produtos. Além disso, o acompanhamento da forma que as pessoas buscam por conteúdos e produtos na era digital é uma tarefa imprescindível.
As otimizações para os mecanismos de busca são estratégias que têm como objetivo melhorar o posicionamento das páginas em buscadores como Google, Bing e Yahoo!. O SEO é a principal maneira de otimizar esse caminho, de maneira orgânica e crescente.
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco sobre essa ferramenta e como ela pode ser de grande valia para a sua empresa. Além disso, vamos mostrar algumas ações que são implementadas pelo SEO a fim de aplicar ótimas mudanças no e-commerce. Confira!
O que significa SEO?
Todas as páginas publicadas na internet são indexadas pelo Google e outros buscadores de modo que sejam encontradas por quem as procura.
Existem milhões de páginas sendo indexadas diariamente, e isso faz com que a concorrência seja cada vez maior. Portanto, como é possível que uma página consiga ficar à frente dos buscadores com uma concorrência enorme? Através do SEO!
O Search Engine Optimization significa exatamente isto: a otimização para motores de busca. Ou seja, é um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir um ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Quais são os benefícios do SEO para e-commerce?
Se a sua empresa quer aumentar as vendas online, é preciso começar a investir em SEO para e-commerce de imediato.
Apesar dessa ferramenta ser divulgada principalmente como uma forma excelente de aumentar o tráfego no site, adotar as técnicas de SEO também gera bons resultados.
Quanto melhor o site for ranqueado nos mecanismos de busca, mais a empresa vai vender. Porém, a ferramenta envolve mais do que usar técnicas apenas para alcançar as primeiras posições. A Macfor mostra para você outros benefícios que o SEO para e-commerce pode trazer. Confira!
Aumento do tráfego no site
O SEO é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego orgânico do seu site. Essa estratégia torna o conteúdo adequado aos pontos de otimização exigidos pelos mecanismos de busca, de modo a atrair leads qualificados ao seu site.
O tráfego não só aumenta de forma geral, como também faz com que o seu site passe a ser visitado pelas pessoas corretas.
Melhora no ROI
O aumento do Retorno sobre o Investimento é mais um dos aspectos que fazem com que o SEO seja uma excelente estratégia a ser implementada na organização. Na medida em que são aplicadas as técnicas de SEO para e-commerce, a taxa de conversão aumenta em seu site.
Autoridade no mercado
É importante ter em mente que o resultado da aplicação das técnicas de SEO, além de aumentar o posicionamento de um site nos buscadores, também faz com que ele fique mais atraente e confiável para os usuários.
Quando o conteúdo de um site é bem editado, o usuário permanece mais tempo navegando nele e, por consequência, as taxas de rejeição diminuem.
Site mais acessível
Um site bem posicionado nos mecanismos de busca ganha destaque entre os concorrentes e aumenta as taxas de conversão e de tráfego. Quando as técnicas de SEO para e-commerce são aplicadas corretamente e com um conteúdo de qualidade, ele se torna a principal referência para os usuários.
Dessa forma, a acessibilidade do site só tende a aumentar por conta da quantidade diária de acessos de novos usuários.
5 ações básicas de SEO para e-commerce
Através de algumas soluções simples, é possível implementar o SEO para e-commerce de maneira simples para obter alguns resultados.
1. Melhore a velocidade de carregamento
A velocidade no carregamento da página é um dos pontos importantes para começar a usar a ferramenta em seu e-commerce. Através de sites como Pingdom Tools e Google PageSpeed Insights, é possível saber quanto tempo a sua página demora para carregar.
Além disso, eles mostram quais páginas estão com problemas. Ao fazer a correção, há uma certa redução no tempo e o site tem uma performance melhor.
Organize a arquitetura do site
A arquitetura é a forma como as páginas estão interligadas, bem como a hierarquia do seu site. Se você tem categorias diferentes e produtos diferentes em cada categoria, essa é a arquitetura do seu site.
Dessa forma, procure organizar essa estrutura de maneira que seja fácil para o usuário navegar em seu site, encontrando os produtos sem esforço.
Otimize os títulos das páginas
Otimizar os títulos de sua página é outra forma de trabalhar a ferramenta de SEO para e-commerce. Dessa forma, além do usuário compreender o fluxo das informações, os mecanismos de busca também entendem que o site está otimizado e o coloca em boas posições nos buscadores.
Compacte o tamanho das imagens
Um dos métodos mais ignorados e que podem melhorar bastante os resultados no Google é a otimização das imagens.
Existem algumas formas diferentes de fazer isso, mas a mais simples é adicionar alt text em todas as fotos de produto. Essa é a maneira mais fácil de mostrar quais as palavras-chave estão sendo representadas por cada imagem em sua página de produto.
Contrate uma consultoria de SEO
Contratar uma consultoria de SEO para e-commerce é garantir que o seu site obtenha um melhor desempenho a cada período. Uma empresa especialista em SEO, assim como a Macfor, consegue trazer melhores insights e trabalhar com diversos parâmetros usando as ferramentas.
Ou seja, além da otimização geral de um site e de uma auditoria bem-feita, usar o SEO para criar conteúdos cada vez mais valiosos que conversam com a página da sua loja também é um caminho perfeito para ganhar autoridade na era digital.
Enfim, o SEO é uma das estratégias orgânicas mais viáveis na internet, pois as marcas conseguem se consolidar melhor nos mecanismos de busca com o tempo.
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