O mercado digital brasileiro está amadurecendo cada vez mais rápido, e isso faz com que o uso de ferramentas para atrair e qualificar o público seja indispensável.
Entre as diversas opções disponíveis, o Taboola é uma plataforma que vem ganhando espaço no Brasil – mas que ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo para mostrar como ela funciona e as suas vantagens. Confira!
O que é Taboola?
Taboola é uma ferramenta de mídia programática criada por Adam Singolda em uma tentativa de competir com o Google Ads, cujo padrão é bastante conhecido:
- Rede de display: os anúncios aparecem no formato de banner, posicionados em sites e blogs parceiros do Google;
- Rede de pesquisa: as publicidades aparecem nas páginas do próprio Google com a marcação “anúncio”.
Já o Taboola usa um sistema relativamente novo para alguns, mas que já é uma fonte comprovada de sucesso de campanhas: Native Ads ou publicidade nativa, a maneira que Adam Singolda encontrou para se diferenciar do Google e conquistar o mercado.
O que é publicidade nativa?
Publicidade nativa são anúncios que se integram ao contexto de um site, de maneira que parecem fazer parte do conteúdo – ou ter relação com ele. Esses anúncios costumam aparecer, por exemplo, ao final de um artigo, com o formato de conteúdo recomendado, sendo difícil diferenciar um do outro.
Essa é uma forma de publicidade que permite uma conexão entre anunciantes e publishers e que é acessível àqueles que desejam monetizar o seu tráfego. Prova disso é que o investimento nesse tipo de publicidade teve um crescimento de cerca de 600% de 2014 a 2016, segundo pesquisas da empresa Nativo.
Como funciona o Taboola Ads?
Milhares de sites, incluindo portais de notícias famosos, são parceiros Taboola. Dessa forma, quando alguém acessa um post em algum desses portais, são exibidas recomendações do próprio Taboola – que, na verdade, são anúncios.
Caso você tenha uma empresa de manutenção e modernização de elevadores que anuncia com a plataforma, por exemplo, o seu conteúdo será recomendado para usuários que já demonstraram interesse por elevadores ou por esse tipo de serviço, provavelmente, em notícias relacionadas a isso.
De fato, com esse direcionamento e o formato de conteúdo dado aos anúncios, a probabilidade de as pessoas acederem a eles e conhecerem a sua empresa é maior, já que se trata de um público mais segmentado.
Quanto custa anunciar com o Taboola?
Na plataforma, o valor de investimento é dividido com base no CPC (custo por clique). Ou seja, uma empresa só paga ao Taboola quando o usuário clicar no anúncio publicado.
Ao criar uma campanha na plataforma, o CPC mínimo exigido é de US$ 0,01. Contudo, o próprio Taboola sugere que, a início, as empresas escolham um valor entre US$ 0,20 e US$ 0,70 para performarem melhor.
Quanto maior for o lance de custo por clique, maior será a competitividade das campanhas e, por consequência, haverá mais impressões nos anúncios. A melhor maneira de encontrar um bom parâmetro para o valor é analisando a campanha e mudando o CPC de acordo com a necessidade atual.
Vantagens de anunciar com essa ferramenta
O Taboola pode ser de grande valia para as estratégias de marketing de uma empresa, uma vez que anúncios contextualizados em grandes portais – e exibidos de maneira atrativa aos usuários certos – são o desejo de muitas organizações. Confira outras vantagens que a publicidade nativa da plataforma oferece.
Segurança
O Taboola conta com um sistema antifraude que garante a segurança do anunciante, para que ele não seja prejudicado nos veículos de anúncio. Afinal, ninguém quer que a sua marca seja relacionada a algum site de procedência duvidosa.
A plataforma trabalha apenas com parceiros que já possuem uma reputação na internet. Portanto, investir nesse tipo de publicidade pode trazer resultados melhores do que você espera.
Segmentação
São mais de 1,4 bilhão de usuários que acessam os conteúdos recomendados pelo Taboola todos os meses. Mas isso de nada serve sem um bom trabalho de segmentação. Por isso, na plataforma, é possível direcionar as suas campanhas para os usuários que realmente vão se interessar e tirar proveito do seu conteúdo.
Otimização
Caminhando ao lado dos grandes players do mercado de publicidade digital, a plataforma de campanhas nativas também oferece ótimos recursos de tecnologia artificial. Os algoritmos do Taboola estão sempre coletando informações das campanhas para exibir os seus anúncios nos locais e momentos certos.
Uma boa equipe de marketing faz com que as estratégias sejam executadas da maneira certa, gerando ótimos resultados para a empresa. Para mais conteúdos relacionados ao mercado digital, através do olhar de uma empresa que entende do assunto como a Macfor, clique aqui e confira o nosso site.