Como pequenos empreendedores e autônomos estão usando o Marketing Digital para alavancar a marca?
Com o Marketing Digital, empresas menores e profissionais autônomos têm espaço para divulgar seus produtos e serviços, investindo uma verba muito menor que a necessária para aparecer na grande mídia.
São muitas plataformas e possibilidades disponíveis, o que pode gerar dúvidas entre as pessoas que querem aproveitar as ferramentas da melhor maneira possível.
Neste post, vamos falar um pouco sobre o que pode ser feito para alavancar o seu negócio por meio do Marketing Digital.
Marketing Digital e a importância do planejamento
Para começar a aplicar estratégias de Marketing Digital, o primeiro passo é fazer um planejamento de todas as ações, prevendo a verba, o prazo e o retorno esperado de cada uma.
Para que esse planejamento seja realista, é preciso conhecimento de mercado e análise das possibilidades da empresa. Por mais que o empreendedor queira a expansão do negócio em pouco tempo, vale ter consciência do que é possível fazer em cada momento.
Mesmo quando a empresa ou o autônomo estão dando os primeiros passos, ter um planejamento, ainda que simples, é fundamental.
Para isso, você pode se basear em algumas práticas adotadas por pequenas e grandes agências de Marketing Digital. Listamos as mais importantes a seguir!
Conhecer o público-alvo e definir personas
O público-alvo nada mais é que o grupo de clientes que se pretende atingir. Uma marca de roupas femininas, por exemplo, costuma atender a um grupo de mulheres de determinadas faixa etária e renda.
A definição do público-alvo não deve ser vista como um limitador, mas precisa ser usada como parâmetro para que as ações de Marketing Digital tenham abordagem e direcionamento claros.
Para isso, uma das ferramentas usadas é a criação de personas, determinadas a partir da representação de um cliente ideal. Isso exige organizar informações importantes, como as dificuldades enfrentadas pelo cliente em potencial, suas preferências e quais questões ele conseguiria resolver adquirindo o produto.
Definida a persona, a equipe de Marketing Digital faz um planejamento com foco e alcança os retornos desejados, pois consegue conversar com o público-alvo.
Escolher os canais digitais
Alguns empreendedores e profissionais acreditam que, para ter sucesso na divulgação, é necessário ter site, blog e perfis em todas as redes sociais.
Cada canal pode ser aproveitado de maneira diferente, mas o mais importante é alcançar o público-alvo especificado.
Se o serviço que você oferece é voltado para grandes empresários, por exemplo, fazer um perfil no TikTok não adiantará em muita coisa. Nesse caso, o Linkedin é um espaço mais apropriado.
Para entender quais mídias usar, recorra novamente à persona e procure entender mais sobre o que o seu cliente ideal consome.
Pensar na produção de conteúdo
O conteúdo é o alicerce de quem quer divulgar pela internet. Acredite, fazer da página da sua empresa uma vitrine virtual não é a melhor maneira de atrair clientes.
As pessoas precisam sentir que, de alguma forma, o negócio que oferece produtos ou serviços está entregando algo de relevante a elas.
A estratégia de Marketing Digital de conteúdo é poderosa para fazer com que novas pessoas conheçam sua empresa e comecem a desenvolver um relacionamento com a marca. Aos poucos, elas acabam comprando o que seu negócio oferece, por apresentar propriedade no segmento, e podem até mesmo indicar a página para outras pessoas que procuram pela mesma solução.
Acompanhar métricas
Uma das principais vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de acompanhar os resultados da campanha, com números que mostram o custo médio de aquisição de clientes, o retorno sobre investimento, quantas pessoas foram alcançadas pelo anúncio e qual a porcentagem de usuários em rede que realmente fez a compra ou visitou o site, entre outros dados.
Para cada negócio e objetivo, é possível adotar métricas diferentes. A escolha das mais adequadas também faz parte do planejamento de Marketing Digital.
Como os pequenos empreendedores e autônomos estão ganhando dinheiro com o Marketing Digital?
Durante o isolamento necessário durante o Coronavírus, pudemos ver diversas empresas que migraram para o digital para que conseguissem atuar, mesmo de portas fechadas na loja física.
Por mais que não tivessem uma estrutura montada de divulgação online, muitos conseguiram dar alguns passos para que o negócio não ficasse totalmente parado durante a adaptação.
Vamos destacar adiante algumas das ações que ajudaram nisso e fazem parte das estratégias de Marketing Digital.
Participação ativa nas redes sociais
Usar as redes sociais como uma vitrine virtual certamente não é a melhor maneira de tornar a sua empresa conhecida.
Lembra do tópico de produção de conteúdo que citamos ao descrever o planejamento? Ele é importante porque você consegue, além de entregar informações que façam a diferença para o público-alvo, aproveitar o espaço para interagir com os seguidores, tirar dúvidas e resolver reclamações.
Um bom índice de satisfação é essencial para conquistar novos clientes, e as redes são excelentes canais para trabalhar isso.
Gravação de lives
As lives ajudam a aproximar o cliente da empresa e proporcionam um bom uso das ferramentas do Instagram.
Quando uma transmissão é iniciada, seus seguidores são avisados e podem interagir em tempo real, tirando dúvidas e participando ativamente do conteúdo. Assim, por mais incrível que pareça, as lives são potentes para o Marketing Digital.
Não só negócios, mas muitos artistas aproveitam as lives do Instagram como ferramenta de divulgação.
Investimento em anúncios
Reservar uma parte da verba de marketing para anúncios nas redes sociais e no Google é uma excelente maneira de fazer com que o cliente conheça a sua empresa, para que, assim, possa pedir uma cotação.
Por mais que haja um esforço em fazer a divulgação sem esse recurso, as mídias pagas configuram uma ferramenta importante de Marketing Digital e podem ser usadas tanto por quem está começando a construir uma lista de seguidores, como por quem já tem público na internet.
Claro, existem mais ferramentas para trabalhar com Marketing Digital além das que destacamos aqui. Mas, tudo depende do nicho e dos objetivos do negócio para escolher as ferramentas mais adequadas para otimizar sua loja digital. Este texto traz apenas um leve direcionamento para que você, dono de um pequeno negócio, consiga começar a divulgação.
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