Por que usar o Pinterest no marketing digital para o agronegócio
Você sabia que o Pinterest pode ser um ótimo aliado do marketing digital no agronegócio?
Ao saber disso, muitos diretores de marketing tiveram uma reação que provavelmente você também teve: “Pinterest para o agronegócio? Como assim?! Eles não têm nada a ver…”. O fato é que, hoje, o agronegócio já está desfrutando das vantagens que o Pinterest traz.
O Pinterest é muito popular entre quem busca inspirações e ideias na internet, mas é ignorado nas estratégias digitais de aquisição de clientes e negócios para as empresas.
Certamente, ler esse artigo fará com que você, que já usa o Pinterest, passe também a se beneficiar do que ele pode trazer para o seu negócio – principalmente se for do ramo agro!
Veja a seguir como explorar o potencial dessa plataforma.
O que você vai encontrar aqui:
- O que é o Pinterest
- Como usar o Pinterest no marketing digital para o agronegócio
- Como criar estratégias digitais eficientes para o agronegócio
O que é o Pinterest
Para você, que talvez até já tenha usado o Pinterest mas ainda não sabe como ele realmente funciona, aqui vai uma apresentação rápida.
Pinterest para empresas: aprenda como explorar esta rede social.
O Pinterest é uma plataforma gratuita para compartilhamento de conteúdos. É uma rede social em que você pode compartilhar imagens e vídeos (suas e também de terceiros), que ficam disponíveis para serem usados em ideias e inspirações a qualquer hora.
Você pode organizar tudo o que gosta, salvando as mídias em categorias chamadas de pastas.
Os conteúdos salvos nessa rede social são chamados de pins (que vem da palavra inglesa para alfinetes). E é basicamente isso que você faz enquanto navega nessa rede: coloca alfinetes para destacar conteúdos que quer guardar para usar depois.
Você usa a plataforma como se estivesse “pregando ideias” com alfinetes em murais – que são as pastas – para consultar e se inspirar sempre que quiser.
Pinterest é lugar de inspiração, ideias e negócios
Os conteúdos que você salva no Pinterest ficam visíveis para você e para as pessoas que te seguem. É possível, portanto, compartilhar aquilo que te inspira com quem é seu seguidor.
Esse mecanismo de compartilhamento e armazenamento de imagens permite que os usuários encontrem conteúdos semelhantes àqueles com os quais interagem.
Assim, a plataforma atrai e é útil para pessoas que estão em momentos de descoberta, à procura não só de inspiração, mas de soluções.
É nesses momentos que a sua empresa de agronegócio pode usar o Pinterest para divulgar um conteúdo interessante ou uma solução ao acesso do seu público-alvo.
Mas não é só por meio dos pins que uma empresa se destaca para o seu público: essa plataforma tem funcionalidades muito interessantes e nós vamos mostrar qual delas é especificamente útil para o agronegócio.
Como usar o Pinterest no marketing digital para o agronegócio
Como rede social por si só, o Pinterest realmente não faria tanto sentido para o mercado do agronegócio.
No entanto, ele é uma excelente ferramenta para posicionar a sua empresa entre os principais resultados de pesquisa no Google Imagens – e essa plataforma, sem dúvida, faz diferença para o seu negócio.
O Pinterest tem um algoritmo muito amigável ao Google – sendo, assim, SEO friendly. A plataforma é um facilitador de técnicas de otimização de conteúdo para mecanismos de busca.
Com mais de 400 milhões de usuários, a popularidade dessa plataforma passou a ser alvo das estratégias de negócio de grandes empresas. Portanto, o seu negócio pode e deve beneficiar-se disso!
Como o algoritmo do Pinterest vai atuar no marketing digital do agronegócio
Através do Pinterest, sua empresa de agronegócio pode aparecer na primeira página do Google!
Se você tem um blog, por exemplo, pode fazer uma conexão direta entre um link do Pinterest e um de seus blog posts, ficando bem classificado nos resultados de pesquisa.
Mecanismos de pesquisa como o Google podem exibir seu perfil, suas pastas ou seus pins nos resultados de pesquisa quando alguém procura pelas palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.
Isso acontece porque, quando um determinado termo é pesquisado no Google, muitos dos resultados que aparecem são imagens, pastas e pins que foram salvos no Pinterest.
Portanto, publicar e salvar as imagens do seu blog no Pinterest aumenta os acessos aos seus artigos e, consequentemente, pode aumentar também o tráfego do seu site.
Esse movimento também aumenta sua autoridade de domínio, que é uma classificação que o Google dá para os sites que melhor se posicionam entre os resultados de busca: quanto mais alta sua autoridade de domínio, mais perto do topo seu site aparece no Google.
Pinterest é um grande potencializador do tráfego orgânico
Além de tudo isso, alguns sites, como o Uol Notícias, frequentemente publicam imagens que não estão propriamente no site: estão publicadas no Pinterest e seus links são incorporados à página.
Veja esse exemplo:
Os sites fazem isso porque o Pinterest é um grande potencializador do tráfego orgânico. Então, fique ligado você também nessas estratégias de SEO para beneficiar-se dessas grandes vantagens.
Note que, em experiência para o usuário no uso real da rede social, o Pinterest não é tão válido para o agronegócio.
Por outro lado, em estratégias de SEO e ranqueamento nos mecanismos de busca (que podem ser as ações mais poderosas de marketing digital no agronegócio), o Pinterest pode ser um grande aliado.
Como criar estratégias digitais eficientes para o agronegócio
Isso que você aprendeu hoje é só uma das funcionalidades de uma plataforma.
O que queremos dizer é que existem diversas possibilidades para explorar: você pode encontrar um vasto potencial de negócio.
Lembre-se sempre de que as redes sociais e demais plataformas digitais funcionam de formas diferentes para cada área de negócio, como é o caso do Pinterest para o ramo agro.
É válido destacar que o uso do Pinterest para SEO é uma dica da qual seu site voltado para o agronegócio pode se beneficiar, e muito – especialmente se não tem mostrado bom ranqueamento nas buscas.
Isso acontece porque o Google dá um ranking maior para perfis do Pinterest que têm mais seguidores e são atualizados com frequência do que para um site com pouco tráfego.
O Pinterest é todo voltado para SEO, pois funciona à base de palavras-chave e hashtags. Portanto, quando você atualiza o Pinterest, é bem provável que o Google encontre e mostre suas imagens nos resultados de pesquisa – e o melhor: com bom posicionamento, o que vai garantir autoridade digital à sua empresa!
Quer aprender mais dicas e hacks para o marketing digital no agronegócio?
Conheça a consultoria da Macfor e saiba como líderes mundiais do agronegócio estão expandindo seus negócios digitais conosco.