Backlinks de qualidade: consiga-os com 3 estratégias práticas
Conseguir backlinks de qualidade provavelmente é uma das partes mais complicadas de SEO.
Editores e gerenciadores de sites vivem à procura de estratégias de link building e, muitas vezes, caem em dicas que não funcionam, ou propostas para pagar por links.
Para evitar embustes, siga as três estratégias que você lerá aqui e aprenda formas mais práticas para conseguir backlinks que realmente funcionam. Aqui, você verá estratégias para obter backlinks do jeito certo e sem complicações, durante ou após o processo.
Atenção: estas estratégias são práticas, mas não são simples. Afinal, nada do que envolve link building é simples – pois trata-se de um recurso que não se obtém em escala, mas exige que você estabeleça parcerias.
O que são backlinks de qualidade?
Primeiro, é necessário entender o que são os backlinks. Então, vamos por partes.
Backlinks, ou links externos, são links que apontam de uma página em um site para outra página em outro site – ou seja: backlinks são links de outros sites que apontam para o seu.
Os backlinks de qualidade são aqueles que conferem confiança e popularidade quando apontam para o seu site. Os mecanismos de busca, como o Google, interpretam os backlinks como recomendações do seu site e utilizam isso como uma maneira de avaliar a sua autoridade e reputação na web.
Quanto mais sites confiáveis tiverem links apontando para o seu site espontaneamente, mais relevante e popular seu site será para o Google, e maiores serão as chances de as suas páginas aparecerem no topo dos resultados de pesquisas.
Portanto, os backlinks de qualidade são os links externos de sites confiáveis e oficiais que apontam para o seu, indicando que o recomendam pela qualidade do que oferece – sejam conteúdos ou os próprios produtos e serviços. Por isso, os backlinks de qualidade são um dos principais fatores de ranqueamento para SEO.
Obter esses backlinks para o seu site é uma conquista – e, com as estratégias a seguir, você verá que é possível consegui-los.
1. Procure sites e blogs com dicas para o seu nicho
Sites e blogs com dicas sobre determinado assunto, produto e/ou estilo de vida são verdadeiras fontes de links confiáveis para o Google – já que essa é justamente a sua função: indicar ao público os melhores sites sobre algum tema em especial.
Quando estiver à procura desses sites, pense naquele em que uma recomendação da sua página poderia agregar valor para o seu público.
Uma dica bem básica é fazer a busca orgânica no Google pelas suas palavras-chave mais usadas, seguidas pelo termo links: aparecerá uma lista de oportunidades nas quais você pode indicar o seu site como um link.
Para isso, você também pode usar ferramentas como o Semrush, por exemplo, para comparar o seu site com os concorrentes, identificando links que apontam para eles e não para você.
Com esse recurso, você pode tentar parcerias com os sites que ainda não direcionam para o seu ou, simplesmente, criar conteúdos que chamem a atenção deles.
2. Procure seus parceiros e fornecedores
Se você vende produtos de terceiros, tem parcerias de co-branding ou, ainda, se você é fornecedor de produtos e serviços para outras empresas: já passou da hora de trocar links com todos esses sites!
Indicações mútuas são muito confiáveis, porque o Google percebe a relação entre fabricantes e fornecedores, ou entre distribuidores e revendedores, e dá um melhor ranqueamento para esses sites em benefício do usuário final, que procura na web onde comprar esses produtos.
Lembra que falamos que as estratégias de link building exigem a construção de relacionamentos e parcerias? É isso, mesmo: relacione a sua marca com outras que têm sinergia com o seu negócio, procure seus contatos de empresa, compartilhe seu site e suas páginas mais importantes e coloque-se à disposição para trocar links, também.
3. Procure a imprensa com uma boa estratégia de Public Relations
Para quem quer conseguir backlinks de qualidade e em grande escala, uma estratégia de relações públicas (o famoso PR) é essencial – porque dá muito resultado.
Saiba mais sobre fazer link building com uma assessoria de imprensa digital.
Ter foco em relações públicas é importante, principalmente no que diz respeito ao uso da ferramenta de assessoria de imprensa.
Aqui entra o famoso relacionamento com a imprensa, que é essencial na estratégia de backlinks: jornalistas priorizam os canais de relacionamento com as marcas para obter informações que possam emplacar e gerar mais cliques em seus veículos.
Por isso, além de uma boa relação com a imprensa, é válido também ter uma boa produção de conteúdo, estando sempre antenado ao que acontece no seu mercado para ter sempre algo relevante a dizer.
Assim, você pode sempre ter menções dos veículos ao seu site, mesmo que não tenha lançamentos e novidades para divulgar. Ter bons porta-vozes em sua empresa é uma chave ótima para estar sempre em evidência e obter links de portais de notícias, locais ou específicos do segmento.
Se focar nessa estratégia, além de avaliar a autoridade de domínio e de página dos sites em que pretende inserir seus links, tenha sempre na mira os sites mais relevantes do seu setor, porque, sem dúvida, os links que eles concederão ao seu site serão grandes responsáveis por alavancar sua popularidade, credibilidade e o seu tráfego.
Conseguir backlinks de qualidade é difícil?
Link building não é difícil, mas exige tempo, atenção e comprometimento com o seu site.
As estratégias apresentadas aqui são mais práticas do que várias dicas muito comentadas em fóruns e blogs sobre SEO.
Se você focar em uma delas, dedique-se a gerar valor com o seu site para o público final, os parceiros e os jornalistas – no final das contas, o mais importante é que sua marca tenha um site digno de indicações, sejam elas de quem for.
Na dúvida, não hesite em procurar auxílio profissional para implantar esse tipo de estratégia. Afinal, se ela for feita ou usada de maneira inadequada, isso pode acarretar em punições junto aos buscadores: aquilo que serviria para elevar sua autoridade pode ser caracterizado com spam, e isso é tudo o que você não quer para sua marca!
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