Instagram Updates: o que mudou depois do apagão nas redes sociais
O Instagram, no Brasil, é o terceiro em número de usuários (99 milhões, enquanto Facebook tem 130 milhões e WhatsApp, 120 milhões de usuários, segundo levantamento do CupomValido em parceria com Statista).
Diante do acontecimento, a rede social começou a testar uma nova ferramenta já na segunda-feira seguinte ao acontecimento: esse novo recurso vem para notificar os usuários sobre possíveis problemas técnicos e interrupções no próprio app. Será testado nos Estados Unidos e deve durar alguns meses.
Outro ferramenta recentemente anunciada é a coautoria em posts de feed e reels – ou seja, uma postagem poderá ser feita por duas contas e os seguidores de ambas a verão em seus feeds, garantindo mais engajamento.
O reels também ganha novos efeitos musicais, como letras de músicas dinâmicas, e o superbeat, que sincroniza efeitos visuais com o ritmo da música reproduzida.
Além disso, uma nova possibilidade estará disponível dia 21 de outubro de 2021: a postagem de fotos via web, desde qualquer computador Windows, Linux ou Mac.
Essas novidades vêm, também, com as seguintes atualizações:
Map Search
Recurso que permite encontrar a localização de empresas como restaurantes, bares, teatros, entre outros. Ao clicar na informação, é possível saber mais sobre os serviços e preços, além de visualizar postagens marcadas no local.
Formato único de vídeo
A novidade afeta todos os formatos de vídeo do Instagram menos o Reels, e exibe todos os formatos em um só lugar, com uma nova funcionalidade de reprodução que permite tocar em qualquer lugar para entrar no modo de tela cheia. Além disso, as previews foram aumentadas para 60 segundos, mas anúncios continuarão com previews de 15 segundos.
Stickers no lugar do “arrasta para cima”
Agora, os usuários que tinham o recurso do “arrasta pra cima” para levar a audiência do seu perfil ao seu site podem fazer a mesma coisa com stickers, que são figurinhas inseridas nos stories com o link para direcionar. A novidade é que é possível usar a criatividade nas figurinhas e inseri-las em qualquer lugar no story.
Caso você não tenha essas ou outras atualizações no seu perfil, elas provavelmente chegarão em breve – se não passarem por novos updates, é claro.
O Facebook também tem novidade!
De acordo com o site IndieHackers, o Facebook anunciou “entrega acelerada” de anúncios para compensar perdas durante o apagão.
O site também relata que uma agência observou, nos últimos dias, um aumento drástico nos números de entrega dos anúncios. No entanto, essa aceleração tem causado uma queda de 50% nas conversões em vários de seus clientes.
Impactos das panes e outros mudanças nas redes sociais
Além do prejuízo relatado por Mark Zuckerberg, CEO das três empresas (quase US$6 bilhões, queda nas ações e recuo no patrimônio, que foi para US$121,6 bilhões), é importante destacar os números a seguir.
Para cada R$ 1 investido em publicidade no Brasil, outros R$ 8,54 são gerados na economia brasileira, segundo levantamento da Deloitte. Quando falamos apenas em publicidade digital, no Brasil, são investidos R$ 2,7 milhões por hora, de acordo com estudo Digital AdSpend realizado pela IAB Brasil e Kantar IBOPE Media.
Tendo em vista o que cada real gera, já dá para ter uma noção de tudo que a economia digital deixou de gerar durante as 7 horas do apagão… Só como um exemplo: estima-se que o Facebook perdeu aproximadamente US$ 60 milhões em receita durante a pane das redes sociais.
A importância de uma comunicação multicanais
A queda de FB, IG e WPP – ou até mesmo as instabilidades em razão de constantes updates – reforçam a importância do CRM (Customer Relationship Management, ou “gestão de relacionamento com o cliente”) e na diversificação de canais, investindo em diferentes plataformas para se comunicar com clientes, seguidores e parceiros.
Em caso de novas situações como essas no futuro, a comunicação multicanal garante que não haja perdas tão significativas de receita.
Rodrigo Arguelhes Gabriel, coordenador de CRM da Macfor, declara que essa situação só reforçou o quanto é fundamental investir em uma estratégia de comunicação multicanais – ou seja, estar presente em diferentes plataformas para se comunicar com os clientes:
“Ao utilizar ferramentas distintas, é possível obter resultados exponenciais, ampliando a comunicação e melhorando o relacionamento da empresa com seu público-alvo. Além de melhorar a experiência para o cliente, a empresa alcançará um ROI mais efetivo.”
E você: quer saber como aplicar uma comunicação multicanal na sua empresa, ao usar uma boa estratégia de CRM?
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