Mudar para o Google Analytics 4: por que procurar ajuda de especialistas
O Google Analytics que você conhece hoje será completamente desativado. Isso mesmo: até julho de 2023 todas as propriedades do Universal Analytics vão parar de processar hits. Depois disso, você que tem dados nesta propriedade terá apenas 6 meses para exportá-los para outra plataforma, pois após esse prazo você perderá o acesso.
Por isso, você precisa começar a usar o Google Analytics 4, nova versão do GA, o quanto antes, para já se adaptar aos novos recursos e interface, especialmente, porque é importante começar imediatamente a acumular histórico de dados nessa nova ferramenta, já que os seus dados no UA vão parar de ter hits processados.
Ou seja, se você não começar a coletar dados no GA4 o quanto antes, mais especificamente até julho deste ano, pode perder suas comparações YoY, já que o UA vai parar de funcionar em julho de 2023.
Comece a usar o Google Analytics 4 agora
Para começar a usar o Google Analytics 4 e dar início a transição completa a essa última versão de forma totalmente segura e dentro dos parâmetros para não perder seus dados, é preciso seguir uma série de passos.
Por isso é aconselhável que você procure profissionais com expertise em Analytics e qualificados para trabalhar com os produtos Google a fim de que tudo possa ser feito com eficiência, agilidade e o melhor: com menor custo para sua empresa.
Veja neste artigo quais processos devem ser realizados o quanto antes para você migrar para o Google Analytics 4 no prazo adequado para não perder seus dados e por que você deve procurar profissionais especializados para fazer isso.
O que é o Google Analytics 4 e por que você precisa migrar para essa plataforma o quanto antes.
O Google Analytics 4 é a versão mais recente do GA, desenvolvida para coletar e processar dados de app e web em uma mesma propriedade, diferentemente do Universal Analytics que só tratava de dados de web. Portanto, ele é feito para avançar com os negócios digitais e analisar a jornada dos usuários por múltiplas plataformas de forma integrada e muito mais rica.
O Universal Analytics, versão antiga da qual você precisa migrar, foi feita para a mensuração de dados de navegação baseada em desktop, por isso, é profundamente dependente do recurso dos cookies, que são os pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador para armazenar os dados de navegação dos usuários.
Por essa razão, o UA tem um modelo de dados baseado em sessões que, com a ajuda dos cookies, mensura os dados de cada acesso a um site de forma independente, isto é, se um mesmo visitante acessa o site de dispositivos diferentes, serão contabilizadas todas as visitas.
Esse tipo de mensuração está se tornando obsoleto, pois os cookies desaparecerão por completo em razão das restrições da privacidade do usuário na internet e porque o surgimento e a consolidação dos aplicativos móveis gerou a demanda por análises integradas da jornada do usuário em múltiplas plataformas.
O Google Analytics 4, portanto, não é dependente de cookies, conta com machine learning para analisar o comportamento dos usuários, o que permite preencher os gaps de informação deixados pela ausência de cookies. Além disso, seu modelo de dados é baseado em eventos, que viabiliza uma análise mais detalhada e entrega uma mensuração muito mais centrada no usuário.
De qualquer forma, o Universal Analytics vai deixar de processar hits em julho de 2023, e não será possível exportar os seus dados dessa plataforma para a nova. Por isso é essencial que você comece a transição para o GA4 o quanto antes a fim de acumular histórico de dados na nova versão e não perder comparações YoY quando o UA deixar de existir.
Passo a passo para migrar para o Google Analytics 4
Para realizar uma migração completa sem qualquer risco de perda de dados e fazer uso certo dos novos recursos do Google Analytics 4, há uma sequência de processos que devem ser executados com bastante técnica.
Por isso existe a necessidade de contar com profissionais especializados em Analytics, pois eles já têm expertise para explorar o melhor da nova interface e realizam os processos sem erros.
O passo a passo para migrar para o Google Analytics 4 inclui as seguintes etapas:
- Auditoria da coleta e das configurações das ferramentas de dados;
- Configuração correta das ferramentas de análise;
- Definição do grau de acesso às fontes de dados (acessos para visualizar, comentar, editar);
- Definição dos melhores dados para cada situação;
- Implementação de e-commerce (quando houver);
- Criação de eventos personalizados seguindo o padrão atual do site.
Para garantir que cada uma dessas etapas seja realizada com eficiência e segurança e não ocorra perda de nenhum dado ou insight importante na transição, principalmente se seu site é grande, como no caso de e-commerces, procure a orientação de profissionais de Analytics.
A atuação de experts da área garante que a implementação do Google Analytics 4 seja executada de forma totalmente correta com otimização de custos.
Para saber tudo o que você precisa fazer o mais rápido possível para migrar para o GA4, confira a conversa do CEO da Macfor com um dos maiores especialistas em Analytics do Brasil no podcast BRING ME DATA.
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