Marketing digital no agronegócio: resultados que sua marca pode alcançar
As empresas do agronegócio tendem a investir mais em mídias tradicionais como TV e outdoors, devido ao estigma de que o público do setor ainda é mais ligado a esses canais. Mas, nos últimos anos, o comportamento do produtor rural em relação aos meios de comunicação digital mudou muito.
Aqui, você que é do setor de marketing de grandes empresas do agronegócio, poderá ver quais são os melhores meios de comunicação para executar campanhas de alta performance e os resultados impressionantes que só o marketing digital oferece para as empresas agro.
Entenda por que você precisa otimizar sua estratégia de marketing digital no agronegócio, quais canais mais potencializam a sua campanhas e quais ferramentas você pode usar para gerar, mensurar e prever resultados.
Quais as vantagens do marketing digital no agronegócio?
De acordo com a mais recente pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, mais de 90% dos produtores rurais usam meios de comunicação digital para se informar e se comunicar com as pessoas.
Uma vez que esse contingente já é massivo e só está aumentando, o volume de estratégias voltada para esses canais também deve aumentar.
As principais vantagens do marketing digital para o agronegócio, nesse sentido, é que é possível realizar ações com resultados a curto, médio e longo prazo a partir de orçamentos muito menores do que o de campanhas de marketing convencional.
Estratégias de otimização para mecanismo de busca é muito efetivo em todo tipo de negócio, mas no agro, a eficiência é ainda maior, pois a jornada de compra é guiada por um grande número de pesquisas online.
Isso é devido ao fato do ticket médio ser bem alto, e de acordo com o Think With Google, 98% das compras de alto valor são guiadas por pesquisas online.
As estratégias nessa área envolvem tanto SEO, quanto mídia paga para Google Search, os valiosos anúncios de PPC (Pay Per Click). São valiosos não porque são caros, mas porque de fato agregam valor para o seu negócio.
Quais são os resultados do marketing digital no agronegócio?
A curto prazo, os resultados do marketing digital no agronegócio podem ser exponenciais com mídia paga e, a longo prazo, os resultados também podem ser de alta escala com estratégias de crescimento orgânico.
Veja como a líder mundial do agro elevou a sua brand awareness em 498% dentro de apenas 5 meses com marketing digital para agronegócio.
Segundo um levantamento da Gartner, 51% do tráfego dos sites de empresas de agronegócio vêm de busca orgânica e um adicional de 10% vêm de pesquisa paga. Contudo, é preciso compreender que os resultados orgânicos se constroem com maior tempo de trabalho que precisa ser vinculado a estratégias de tráfego pago.
Por esses motivos é que mecanismos de busca como o Google são fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital no agronegócio, porque, ainda de acordo com a pesquisa da Gartner, eles garantem mais de 40% da receita que essas empresas obtêm online.
A partir disso, os dados mostram que os resultados obtidos por meio de estratégias online no agronegócio são muito significativos, pois nessas empresas, que são principalmente B2B, o digital promove os seguintes índices:
- No setor de maquinário agrícola: 60% dos produtores rurais que encontram conteúdo de qualidade on-line sobre o produto que desejam realizam a compra na primeira visita à loja física;
- No setor de insumos agrícolas: 79% dos produtores rurais que encontram conteúdo de qualidade on-line sobre os produtos desejados fazem a compra na primeira visita à loja física.
- No setor de transportes de produção agrícola: 70% dos clientes podem pesquisar e comprar dentro do período de apenas um dia.
Por que investir em marketing digital no agronegócio
Os números apresentados mostram que o marketing digital no agronegócio viabiliza a criação de estratégias precisamente ajustadas entre iniciativas orgânicas e pagas de tráfego de acordo com as principais metas e KPI’s de cada negócio.
A partir disso, você precisa apenas descobrir quais canais digitais são os ideais especificamente para a sua empresa agro originar tráfego. Somente após essa identificação é que você deve investir em campanhas para potencializar esses canais.
No agronegócio a dinâmica das campanhas de marketing digital é mais complexa, porque além de exigir expertise nas ferramentas e canais envolvidos, é necessário compreender profundamente a realidade de cada empresa.
Isso porque cada jornada de compra no agronegócio envolve um ciclo de colheita e plantio, uma realidade geográfica e sazonal específica, entre outras particularidades.
Por isso, é preciso analisar a fundo os micro-momentos da jornada de compra dos produtores rurais que sua marca deseja impactar. Só assim é possível segmentar as campanhas corretamente e garantir ótimos resultados.
Como melhorar suas campanhas de marketing digital no agronegócio
Você pode começar a usar agora mesmo melhor os canais digitais a favor da sua empresa agro. Quer saber para quais meios sua empresa mais deve criar conteúdo e/ou investir em mídia paga?
Veja estes dados sobre o comportamento do produtor rural nos meios de comunicação digital. Comece agora a traçar campanhas muito mais eficientes para sua marca!
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